Arquivos |  

X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Organizado pelo curso de licenciatura em música do Instituto de Artes (IA), o encontro deste ano tem como tema Educação musical e inclusão: desafios e possibilidades. O encontro será realizado nas dependências do Centro de Convenções e no Instituto de Artes da UNICAMP, entre 02 a 04 de maio.

A proposta é discutir as dificuldades de implementação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2016, além de refletir sobre as para práticas inclusivas que abrangem grupos ainda pouco contemplados nas pesquisas e debates habitualmente feitos na área de Educação Musical, como: indígenas, comunidades LGBT, pessoas em situação de privação de liberdade, e, no mundo da música, aqueles que lidam com música na comunidade, como rappers e DJs.

O encontro contará com mesas-redondas, oficinas e comunicações orais e e apresentações artísticas, com convidados renomados na área como Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, Profª Drª Lucia Helena Reily, Profª Mª Viviane Louro, Profª Drª Fabiana Fator Gouvêa Bonilha, Prof. Dr. Vilson Zattera, Profª Mª Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão, Prof. Lennon Ferreira Corezomaé, Prof. Ricardo Botter Maio, Profª Daniella Forchetti, Prof. Alexandre H. Santos, Profª Caroline Blumer, Prof. Ms. Lauro Mota, Profª. Nany Vieira e Profª Luiza Coppieters.

Para mais informações acesse o site do evento, pelo e-mail contatoeemu@gmail.com, e acompanhe as discussões pela página do Facebook.

Comentários desativados em X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural e a Biblioteca Central “Cesar Lattes” trazem à Unicamp o workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”, ministrada pela artista plástica Fátima Lourenço.

O encontro proporcionará aos participantes dois momentos distintos que se complementarão no resultado final. No início teremos uma apresentação histórica, do desenvolvimento do trabalho do artista plástico Alberto Teixeira, que veio de Portugal para o Brasil em 1950 e aqui viveu até o fim de sua vida residindo desde 1973 na cidade de Campinas, onde exerceu a docência e a atividade de artista plástico.

A teoria será precedida de atividade prática, com pintura em aquarela – técnica exercida por Teixeira com maestria – onde os participantes terão a oportunidade de motivar-se pela produção pictórica do artista e assim unir a teoria e prática.

A atividade faz parte da programação da exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”. Na exposição, que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago de 03 a 11 de abril, pretende-se apresentar uma síntese da trajetória de Alberto Teixeira, com obras realizadas em seus dois países: Brasil e Portugal. A abertura acontece no dia 03 de abril, às 12h30.

Ficha Técnica
Projeto e execução: Fátima Lourenço e Luis Castañón
Assistente de produção: Marcela Azjental
Data: 12 de maio de 2017
Horário: Das 9h30 às 12h
Número de vagas: 20 pessoas com idade a partir dos 18 anos

Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehj1GVOr6_xZkCE_WuDYY9lJBZiVLCoCvx–4L9fk9UrFSag/viewform?usp=sf_link

Comentários desativados em Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

Fórum Penses “Gestão e produção cultural e políticas públicas de cultura: O papel da universidade”

A arte e a cultura vêm ganhando força expressiva como fatores de desenvolvimento em países de todo o mundo. Nesse contexto, a profissionalização qualificada para a atuação de agentes culturais – tanto na gestão e na produção, como no ensino e na pesquisa na área – é cada vez mais exigida. A presença da universidade, tanto na construção de políticas, como em sua gestão e realização, é inadiável e algumas experiências exitosas são conhecidas no Brasil e em outros países. A interlocução da universidade com o campo artístico-cultural tem possibilitado a amplificação do diálogo nas duas vias: a realização, a avaliação e o aperfeiçoamento do pensamento criado na academia por um lado, e as novas possibilidades de formação a partir da experiência de outro. Todos esses fatores e iniciativas reafirmam a importância da discussão dessa temática. Este fórum traz para a Unicamp convidados envolvidos no pensamento crítico, no ensino, na pesquisa, na discussão e na realização dessas experiências, para que sejam conhecidas, apropriadas e debatidas com aqueles que atuam e que pretendem atuar nesse campo.

PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Credenciamento
09h – Mesa de abertura
Adriana Nunes Ferreira – Coordenadora do PENSES – GR – Unicamp
João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
Fernando Hashimoto – Diretor do Instituto de Artes da Unicamp
Margareth Junqueira – Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp

09h30 – 11h30 – Sessão 1  –  Mediação: Cacá Machado – Depto. Música – IA Unicamp

_ Guilherme Varella – Consultor na área de direito e políticas culturais.
“Desafios programáticos para as políticas culturais em tempos de crise”
_ João Brant –Consultor em políticas de cultura e comunicação, ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura
“Um panorama da política pública de cultura no Brasil”
_ Rachel Gadelha – Assessora da Secretaria de Cultura do Ceará
“Políticas públicas de cultura e o campo da produção cultural em diálogo com a universidade”

11h30 – 12h30 – Debates

12h30 – 14h – Almoço

14h – Sessão 2  –  Mediação – Malu Arruda – Ação Cultural – CDC – Unicamp

Ivânio Lopes de Azevedo Júnior – Universidade Federal do Cariri – UFCA
“Cultura e Institucionalização: a experiência da Procult na Universidade Federal do Cariri”
Luiz Augusto Fernandes Rodrigues – Universidade Federal Fluminense – UFF
“Dilemas e perspectivas na área de formação e organização da cultura”
Antonio Albino Canelas Rubim – Universidade Federal da Bahia -UFBA
“Políticas Culturais para Universidades”

 

16h – 17h – Debates e encerramento

 

Informações e Inscrições: Forum Penses

Comentários desativados em Fórum Penses “Gestão e produção cultural e políticas públicas de cultura: O papel da universidade”

Exposição “América do Sul, essa desconhecida”, de Marco Aurelio de Paoli

O fotógrafo e professor aposentado da Unicamp Marco Aurelio de Paoli apresenta na universidade, a partir de 22 de fevereiro, uma coletânia de fotografias tiradas em toda a América do Sul nos últimos 20 anos. Não trata-se de uma exposição convencional, já que Marco pretende mostrar a América que poucos conhecem.

“A América do Sul é um continente imenso, cheio de contrastes e paisagens. Em nossas viagens pela América do Sul, por via terrestre ou aérea, nos últimos 20 anos, conhecemos lugares de uma beleza ou singularidade cativantes. Temos selvas, desertos, planícies, altiplanos, lagos e rios imensos, salares, montanhas, cordilheiras, glaciares, praias de todos os tipos, uma fauna e uma flora extremamente variada e todo o tipo de gente. Pouca coisa nesse continente é conhecida ou visitada. Através desse registro fotográfico procuro dar uma amostra dessas regiões e tento ressaltar a beleza que elas mostram.”

Serviço:

Exposição: “América do Sul, essa desconhecida”
Artista: Marco Aurelio de Paoli
Local: Centro de Convenções da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 22 de fevereiro a 15 de março, de seguna a sexta, das 09h às 17h
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Av. Limeira, 901, Bairro Areião, Piracicaba/SP
Visitação: 22 de março a 19 de abril, de segunda a sexta, das 09h às 18h
Local: Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) – Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 26 de abril a 17 de maio, de segunda a sexta, das 08h às 18h

Comentários desativados em Exposição “América do Sul, essa desconhecida”, de Marco Aurelio de Paoli

Exposição “Escadas e Pilares”, de Lucas Ribeiro

O artista plástico carioca Lucas Ribeiro apresenta na Unicamp uma de suas mais recentes séries de pinturas, intitulada “Escadas e Pilares”. A mostra poderá ser vista na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, na Biblioteca Central Cesar Lattes, e no Centro de Convenções da Unicamp, onde circulará até o dia 31 de maio.

As telas apresentadas são narrativas gestuais onde se evidencia o prazer de pintar elementos e temas que transvasam, na sua essência, um diálogo, mesmo que distante, com o movimento neo expressionista. Embora não possa ser rotulado como tal, o trabalho “Escadas e Pilares” têm como protagonistas as cores fortes e a ênfase no aspecto psicológico da solidão.

Lucas Ribeiro tem trabalhado nas artes plásticas há trinta anos, utilizando diferentes técnicas de pintura acrílica e experimentando diversos suportes. Nascido na cidade do Rio de Janeiro/RJ, atualmente mora em Campinas/SP, onde desenvolveu as séries em questão, tendo usado técnica mista e acrílico sobre tela.

Formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC do Rio de Janeiro, Lucas Ribeiro estudou nos anos 1980 com os artistas Beatriz Milhazes, Daniel Senise e Luiz Pizarro no Parque Lage (RJ), no curso Dinâmica de Atelier, e com Celeida Tostes, no curso Artes do Fogo, tendo exposto em várias mostras coletivas, entre elas a tradicional “Novíssimos do IBEU” (Instituto Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro) com curadoria do crítico de arte Marc Berkowitz.

Serviço:

Exposição: “Escadas e Pilares”
Artista: Lucas Ribeiro
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Av. Limeira, 901, Bairro Areião, Piracicaba/SP
Visitação: 15 de fevereiro a 15 de março, de segunda a sexta, das 08h às 18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP.
Visitação: 23 de março a 27 de abril, de segunda a sexta, das 07h às 22h
Local: Biblioteca Central “Cesar Lattes” – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 03 a 31 de maio, de segunda a sexta, das 09h às 17h

Comentários desativados em Exposição “Escadas e Pilares”, de Lucas Ribeiro

Exposição “Luz na Usina de Ideias”

O protagonismo da luz no universo fotográfico é o tema da exposição Luz na usina de ideias, de Antônio Scarpinetti e Antoninho Perri, que circula pela Unicamp até abril. Os fotógrafos que há quase duas décadas extraem poesia de áridos tubos de ensaio e intrincadas equações da pesquisa de ponta, dedicam nesta mostra seu olhar a cenas da fauna, da flora e das pessoas que fazem transbordar de vida os campi da Unicamp.

A exposição fica até 24 de fevereiro no Café da Casa, Casa do professor Visitante. Depois vai para a Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), onde fica de 1º a 22 março. O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) é o último lugar a receber a exposição, entre 29 de março a 20 de abril.

Esta exposição é demonstração cristalina do domínio pleno que Antoninho Perri e Antonio Scarpinetti têm dos segredos da arte fotográfica, em busca das melhores imagens, muitas das quais estampadas nas páginas do Jornal da Unicamp. O exposto amostra ínfima de milhares e milhares de trabalhos, atesta o talento e profissionalismo de ambos, além de fornecer todas as pistas de como eles passam, incólumes, ao largo das armadilhas da “luz fria”.

Seja em nesgas de luz ou por meio de nuances em frascos de experimentos, Perri e Scarpinetti conseguem o inimaginável: extrair poesia de locais dedicados a intrincadas equações da pesquisa de ponta. Esse apanhado poético migra – pleno, potente e luminoso – quando seu locus passa a ser as cenas da fauna, da flora e das pessoas que fazem transbordar de vida os campi da Unicamp. Trata-se de um conjunto lírico repleto de beleza e emoção. Assim – revelam as obras aqui reunidas –, a tríade luz, vida e poesia, combinação rara e preciosa em tempos de invisibilidade, é conduzida com maestria pela dupla de fotógrafos.

Serviço:

Exposição “Luz na Usina de Ideias”
Artistas: Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri
Local: Café da Casa – Casa do Professor Visitante – Av. Érico Veríssimo, 1251, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 07 a 24 de fevereiro, de segunda a sexta, das 08h às 20h
Local: Biblioteca Central “Cesar Lattes” – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 01 a 22 de março, de segunda a sexta, das 07h às 22h
Local: Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) – Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 29 de março a 20 de abril, de segunda a sexta, das 08h às 18h

Comentários desativados em Exposição “Luz na Usina de Ideias”