Arquivos |  

Chamada – Fóruns permanentes 2018

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários convida a comunidade da Unicamp a realizar a submissão de propostas para a programação dos Fóruns Permanentes Unicamp, a ser realizada em 2018.

As propostas deverão ser encaminhadas no endereço eletrônico: foruns@unicamp.br até a data de 2 de março de 2017, e as orientações encontram-se disponíveis aqui.

Comentários desativados em Chamada – Fóruns permanentes 2018

Feliz Natal e Feliz Ano Novo

Dezembro chegou e com ele renasce aquele espírito natalino gostoso de sentir…

Gostoso mesmo é caminhar dia após dia o ano todinho com carinho, respeito, dedicação, empatia, paz e amor…

Gostoso mesmo é saber que o ano não acaba, mas ele se renova e nós podemos nos renovar junto com ele!

Nós, do Centro de Convenções da Unicamp, desejamos que o seu NATAL seja recheado de felicidades e elas caminhem contigo por todo o ANO NOVO!

2018 vem aí…

 

 

Comentários desativados em Feliz Natal e Feliz Ano Novo

Chamada para uso dos espaços do GMU

O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) abre suas portas para treinos, aulas, ensaios, práticas corporais, atividades artísticas e culturais. As solicitações de reservas devem ser feitas de 4 a 8 de dezembro de 2017, resergmu@unicamp.br, mas precisam atender a normativas do espaço físico.

De acordo com a decisão do conselho gestor, as solicitações para atividades de ensino de graduação ou pós-graduação devem ser encaminhadas pelas secretarias de ensino de cada unidade acadêmica da Unicamp.

Para atividades vinculadas a projetos de extensão e pesquisa, a solicitação deve ser feita pelo docente responsável, com indicação de um corresponsável.

Quanto às atividades das atléticas, a solicitação deverá ser feita pela Liga.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3521-0037.

Comentários desativados em Chamada para uso dos espaços do GMU

Congresso Internacional “Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis”

O Congresso Internacional da FE acontecerá de 30 de outubro a 1 de novembro, no Centro de Convenções da Unicamp.

Promovido pela Faculdade de Educação (FE) em comemoração aos seus 45 anos, o evento contará com a participação de diversos palestrantes que atuam na área da educação, entre eles: António Nóvoa (Universidade de Lisboa/Portugal), David Berliner (Universidade do Arizona/Estados Unidos), Renato Janine Ribeiro (Universidade de São Paulo – USP), Célia Kerstenetzky (Universidade Federal Fluminense – UFF), Mário Volpi (UNICEF) e Paulo Carrano (Universidade Federal Fluminense – UFF).

O propósito do Congresso é aprofundar a problematização e análise da realidade contemporânea e das possibilidades e limitações do espaço público e especificamente da escola pública, considerando sua historicidade internacional, regional e nacional. Espera-se produzir coletivamente uma reflexão que permita afirmar a positividade da escola pública e construir novos caminhos para seu futuro, comprometendo-a com a ruptura dos processos de concentração do conhecimento e da discriminação educacional.

A programação completa está disponível na página do evento.

Comentários desativados em Congresso Internacional “Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis”

VIII Fala Outra Escola

O evento traz como tema uma necessária provocação em um contexto social adverso de mudanças que estão indo na contramão das construções político-pedagógicas constituídas tensa e democraticamente entre educadores e sociedade.

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp lança o VIII FALA Outra ESCOLA, evento que vai acontecer de 25 a 28 de julho de 2017, de terça a sexta-feira. O tema desta edição foi suscitado pelos recentes acontecimentos político-sociais do início de 2016: “Como re-existir nas pluralidades do cotidiano escolar?”. Esta questão, tem sido respondida pelos professores e profissionais da educação de diferentes maneiras, a partir de diversas perspectivas e sensibilidades em seus campos de trabalho pedagógico. As narrativas destes profissionais se configuram como uma materialidade que proporcionam reflexão, construção de outras sensibilidades e conscientização de que produzem conhecimentos e saberes com seus pares e seus estudantes.

Na programação do evento estão previstas Rodas de ConversasSessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos além de Eventos Culturais.

Agenda: de 26 a 28 de julho no Centro de Convenções da UNICAMP.

Comentários desativados em VIII Fala Outra Escola

VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic

  • Local: Centro de Convenções da UNICAMP de 17 a 19 de julho.

Tema:

Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Objetivos :

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
  • Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.
  • Realização:
    Grupo de Sábado (GdS/FE-Unicamp) e Grupo de Pesquisa (PraPeM/FE-Unicamp)

 

 

Comentários desativados em VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic