Arquivos |  

9ª Olimpíada Nacional de História

A final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Prédio Básico II, na rua Sérgio Buarque de Holanda, 290 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’. No dia 19 haverá palestra para professores no Centro de Convenções da UNICAMP.

Dos 42 mil participantes da edição deste ano, divididos em 12 mil equipes compostas por um professor de História e três alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, foram convocados 1,2 mil para final da ONHB. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (119 equipes), seguido do Rio Grande do Norte (60 equipes), São Paulo (37 equipes) e Bahia (24 equipes).

Os concorrentes tiveram que passar por cinco fases de provas realizadas de forma online, sendo respondidas por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da análise crítica sobre os mais variados assuntos.

A final é a única fase presencial da Olimpíada e uma cerimônia vai distribuir 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

Mais informações podem ser encontradas no site da ONHB ou na página do Facebook. Confira também como foi a edição passada no vídeo do YouTube.

 

Comentários desativados em 9ª Olimpíada Nacional de História

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente Vida e Saúde debaterá “Inovação no cuidado à criança, ao adolescente e suas famílias”. O evento será realizado no dia 17 de agosto, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da universidade.

A situação de adoecimento na infância envolve não apenas a criança, mas a família. Pensar em inovações no cuidado à criança, ao adolescente e às famílias é imperativo para tornar a experiência de adoecimento menos traumática e para repensar o processo de trabalho em saúde, buscando soluções viáveis, sem esquecer a importância do protagonismo dos usuários.

A realização do fórum busca apresentar e discutir as diversas possibilidades de inovação em saúde à criança, ao adolescente e à família poderá produzir novas ideias a partir da disseminação do conhecimento, além de provocar reflexões aos profissionais e aos estudantes.

Outras informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Educação Infantil

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) realiza o VIII Fórum Internacional de Educação Infantil e VI Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação. O evento será realizado no dia 9 de agosto, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A proposta da atividade é dar continuidade às discussões sobre a prática da pesquisa na escola de educação infantil e apoiar iniciativas educativas que veem a pesquisa participativa entre adultos e crianças na escola como uma práxis do cotidiano, permeada por muitas linguagens, sendo um comportamento existencial e ético, necessário para interpretar a complexidade do mundo, dos fenômenos, dos sistemas de convivência e um potente instrumento de renovação na educação.

O Fórum é aberto à comunidade educacional, gestores, diretores, coordenadores, professores e alunos. As inscrições devem ser feitas no site do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comunica@inovarnaescola.com.br ou no site http://inovarnaescola.com.br.

 

Comentários desativados em Educação Infantil

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania apresenta em sua próxima edição o tema “Para onde caminha o SUS?”. Organizado pela pesquisadora Carmen Cecília de Campos Lavras, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), o Fórum será realizado no dia 8 de agosto, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da universidade.

Observam-se profundas mudanças na estrutura do Estado em muitos países, provocando muitas discussões em torno das questões sociais e distributivas nas diferentes sociedades. A questão da saúde e seus sistemas públicos que também têm passado por reformas. No Brasil, ainda em processo de implantação, o Sistema Único de Saúde (SUS), embora definido como universal, vem sendo questionado por não dar respostas ao que a sociedade apresenta como necessidade. O fórum tem como objetivo o debate sobre o sistema público de saúde que existe e o que deve ser necessário para o bem estar da sociedade.

Outras informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

VIII Fala Outra Escola

O evento traz como tema uma necessária provocação em um contexto social adverso de mudanças que estão indo na contramão das construções político-pedagógicas constituídas tensa e democraticamente entre educadores e sociedade.

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp lança o VIII FALA Outra ESCOLA, evento que vai acontecer de 25 a 28 de julho de 2017, de terça a sexta-feira. O tema desta edição foi suscitado pelos recentes acontecimentos político-sociais do início de 2016: “Como re-existir nas pluralidades do cotidiano escolar?”. Esta questão, tem sido respondida pelos professores e profissionais da educação de diferentes maneiras, a partir de diversas perspectivas e sensibilidades em seus campos de trabalho pedagógico. As narrativas destes profissionais se configuram como uma materialidade que proporcionam reflexão, construção de outras sensibilidades e conscientização de que produzem conhecimentos e saberes com seus pares e seus estudantes.

Na programação do evento estão previstas Rodas de ConversasSessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos além de Eventos Culturais.

Agenda: de 26 a 28 de julho no Centro de Convenções da UNICAMP.

Comentários desativados em VIII Fala Outra Escola

VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic

  • Local: Centro de Convenções da UNICAMP de 17 a 19 de julho.

Tema:

Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Objetivos :

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
  • Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.
  • Realização:
    Grupo de Sábado (GdS/FE-Unicamp) e Grupo de Pesquisa (PraPeM/FE-Unicamp)

 

 

Comentários desativados em VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic