Arquivos |  

Feliz Natal e Feliz Ano Novo

Dezembro chegou e com ele renasce aquele espírito natalino gostoso de sentir…

Gostoso mesmo é caminhar dia após dia o ano todinho com carinho, respeito, dedicação, empatia, paz e amor…

Gostoso mesmo é saber que o ano não acaba, mas ele se renova e nós podemos nos renovar junto com ele!

Nós, do Centro de Convenções da Unicamp, desejamos que o seu NATAL seja recheado de felicidades e elas caminhem contigo por todo o ANO NOVO!

2018 vem aí…

 

 

Comentários desativados em Feliz Natal e Feliz Ano Novo

Chamada para uso dos espaços do GMU

O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) abre suas portas para treinos, aulas, ensaios, práticas corporais, atividades artísticas e culturais. As solicitações de reservas devem ser feitas de 4 a 8 de dezembro de 2017, resergmu@unicamp.br, mas precisam atender a normativas do espaço físico.

De acordo com a decisão do conselho gestor, as solicitações para atividades de ensino de graduação ou pós-graduação devem ser encaminhadas pelas secretarias de ensino de cada unidade acadêmica da Unicamp.

Para atividades vinculadas a projetos de extensão e pesquisa, a solicitação deve ser feita pelo docente responsável, com indicação de um corresponsável.

Quanto às atividades das atléticas, a solicitação deverá ser feita pela Liga.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3521-0037.

Comentários desativados em Chamada para uso dos espaços do GMU

Congresso Internacional “Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis”

O Congresso Internacional da FE acontecerá de 30 de outubro a 1 de novembro, no Centro de Convenções da Unicamp.

Promovido pela Faculdade de Educação (FE) em comemoração aos seus 45 anos, o evento contará com a participação de diversos palestrantes que atuam na área da educação, entre eles: António Nóvoa (Universidade de Lisboa/Portugal), David Berliner (Universidade do Arizona/Estados Unidos), Renato Janine Ribeiro (Universidade de São Paulo – USP), Célia Kerstenetzky (Universidade Federal Fluminense – UFF), Mário Volpi (UNICEF) e Paulo Carrano (Universidade Federal Fluminense – UFF).

O propósito do Congresso é aprofundar a problematização e análise da realidade contemporânea e das possibilidades e limitações do espaço público e especificamente da escola pública, considerando sua historicidade internacional, regional e nacional. Espera-se produzir coletivamente uma reflexão que permita afirmar a positividade da escola pública e construir novos caminhos para seu futuro, comprometendo-a com a ruptura dos processos de concentração do conhecimento e da discriminação educacional.

A programação completa está disponível na página do evento.

Comentários desativados em Congresso Internacional “Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis”

VIII Fala Outra Escola

O evento traz como tema uma necessária provocação em um contexto social adverso de mudanças que estão indo na contramão das construções político-pedagógicas constituídas tensa e democraticamente entre educadores e sociedade.

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp lança o VIII FALA Outra ESCOLA, evento que vai acontecer de 25 a 28 de julho de 2017, de terça a sexta-feira. O tema desta edição foi suscitado pelos recentes acontecimentos político-sociais do início de 2016: “Como re-existir nas pluralidades do cotidiano escolar?”. Esta questão, tem sido respondida pelos professores e profissionais da educação de diferentes maneiras, a partir de diversas perspectivas e sensibilidades em seus campos de trabalho pedagógico. As narrativas destes profissionais se configuram como uma materialidade que proporcionam reflexão, construção de outras sensibilidades e conscientização de que produzem conhecimentos e saberes com seus pares e seus estudantes.

Na programação do evento estão previstas Rodas de ConversasSessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos além de Eventos Culturais.

Agenda: de 26 a 28 de julho no Centro de Convenções da UNICAMP.

Comentários desativados em VIII Fala Outra Escola

VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic

  • Local: Centro de Convenções da UNICAMP de 17 a 19 de julho.

Tema:

Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Objetivos :

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinaraprender matemática na escola básica;
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
  • Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.
  • Realização:
    Grupo de Sábado (GdS/FE-Unicamp) e Grupo de Pesquisa (PraPeM/FE-Unicamp)

 

 

Comentários desativados em VI SHIAM Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemátic

XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física

A Universidade Estadual de Campinas, por meio do Instituto de Geociências, sob coordenação geral do Prof. Dr. Archimedes Perez Filho, realiza o XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, que ocorrerá no período de 28 de Junho à 02 de julho de 2017, no Centro de Convenções da UNICAMP e no Instituto de Geociências da UNICAMP, na cidade de Campinas/SP.

A cidade paulista constitui um dos mais importantes polos científicos e tecnológicos do Brasil, cujas demandas estão amplamente ligadas à origem e ao crescimento da UNICAMP.

Tendo como temática central “Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento”, esta edição objetiva abordar os avanços teóricos-metodológicos e aplicações de novas tecnologias no âmbito da ciência geográfica ao longo das últimas décadas do século XX e início do século XXI, em vista dos novos estudos aplicados às diferentes atividades socioespaciais e dos avanços de novos métodos de pesquisa em Geografia Física.

O evento foi compartimentado em doze eixos temáticos, que visam não só abarcar debates, mas também apresentar os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes área da Geografia Física, fornecendo importantes subsídios para a sociedade em avanços da ciência, das técnicas e tecnologias e na proposição e execução de políticas públicas.

Serão tratadas as tradicionais áreas do conhecimento e da análise ambiental, tais como o estudo de: Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Geotecnologias, Hidrologia, Pedologia e Uso e Ocupação das Terras. Com igual importância, novas temáticas serão somadas às discussões, tais como: Currículo, Formação e Prática de Ensino em Geografia Física; Desastres Naturais e Modelagem em Geografia Física; Geocronologia e Estudos Paleoambientais; Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural; Gestão de Recursos Hídricos; Legislação Ambiental; Planejamento e Gestão de Zonas Costeiras.

Levando-se em consideração a dimensão que o evento obteve nas últimas edições, com especial atenção à demanda de público e número de trabalho submetidos, a Comissão Organizadora do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, considerou pertinente a concomitante realização do I Congresso Nacional de Geografia Física, que visa ampliar a dimensão e importância deste evento para o debate, discussão e divulgação do conhecimento produzido no Brasil no âmbito da Geografia Física.

Comentários desativados em XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física