Arquivos |  

Fóruns Permanentes

A próxima edição do Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério irá debater “Gênero, Cultura e Educação”. Organizado pelas pesquisadoras Karla Bessa e Regina Faccini do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), o Fórum acontecerá em 29 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

Este fórum tem como objetivo aprofundar o diálogo entre especialistas, profissionais da educação, gestores, ativistas e outros atores sociais engajados em pensar o lugar da educação e de educadores no contexto de acirramento de expressões públicas de violência e de ódio contra mulheres e contra a população LGBT e de práticas discriminatórias e/ou violentas que perpassam o ambiente escolar, como é o caso do bullying, ou que interferem na garantia de direitos fundamentais de estudantes – como o direito à vida, à igualdade, à dignidade e à segurança – ou no cumprimento das obrigações mútuas entre Estado e famílias na garantia do direito à educação. Busca-se propiciar reflexão coletiva e o aprofundamento e a ampliação do debate acerca do que tem sido identificado como um crescente conservadorismo nas instâncias políticas e educacionais.

As 9h15 será realizada a mesa “Educação, combate à violência e a consolidação de direitos à diversidade sexual e de gênero”, com a presença de Richard Miskolci (UFSCar-São Carlos), Tiago Duque (UFMS) e Alex Barreiro (Professor Rede Municipal de Mogi Guaçu), com a debatedora Viviane Mendonça (UFSCar – Sorocaba). Já as 14 horas será realizado o painel “Conservadorismo, gênero e sexualidade: desafios e perspectivas para a Educação”, com a participação de Ronaldo de Almeida (IFCH), Vanessa Jorge Leite (IMS/UERJ), Anna Luiza Martins de Oliveira (PPGE/UFPE) e Amelinha Teles (União de Mulheres de SP e professora visitante FE/Unicamp), com mediação de Regina Facchini.

Outras informações podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Fóruns Permanentes Educação e Desafios do Magistério

O Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério terá como tema Jogo e Escola. (Im)possibilidades?. É organizado pela professora Elaine Prodócimo, do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física (FEF), e pelos pesquisadores Rogerio de Melo Grillo e Gabriel da Costa Spolaor. O evento ocorrerá no dia 6 de junho, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

O Fórum pretende fomentar o debate sobre o jogo e a brincadeira entre pesquisadores, professores, futuros professores e gestores escolares. Para tanto, as conferências e mesas foram organizadas de forma a abordarem temas estruturantes que conduzam ao debate mais amplo sobre o assunto. Assim, a primeira conferência traz a temática bastante atual dos jogos eletrônicos. A primeira mesa aborda diferentes olhares sobre o jogo no contexto do desenvolvimento; e a segunda mesa traz a perspectiva do jogo no âmbito pedagógico. Uma conferência fecha o evento reflexões sobre a relação entre jogo e escola nas últimas décadas, trazendo à luz o debate a respeito da importância do jogo como conteúdo, instrumento pedagógico e meio de desenvolvimento cognitivo no contexto escolar.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

 

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Educação e Desafios do Magistério

X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Organizado pelo curso de licenciatura em música do Instituto de Artes (IA), o encontro deste ano tem como tema Educação musical e inclusão: desafios e possibilidades. O encontro será realizado nas dependências do Centro de Convenções e no Instituto de Artes da UNICAMP, entre 02 a 04 de maio.

A proposta é discutir as dificuldades de implementação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2016, além de refletir sobre as para práticas inclusivas que abrangem grupos ainda pouco contemplados nas pesquisas e debates habitualmente feitos na área de Educação Musical, como: indígenas, comunidades LGBT, pessoas em situação de privação de liberdade, e, no mundo da música, aqueles que lidam com música na comunidade, como rappers e DJs.

O encontro contará com mesas-redondas, oficinas e comunicações orais e e apresentações artísticas, com convidados renomados na área como Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, Profª Drª Lucia Helena Reily, Profª Mª Viviane Louro, Profª Drª Fabiana Fator Gouvêa Bonilha, Prof. Dr. Vilson Zattera, Profª Mª Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão, Prof. Lennon Ferreira Corezomaé, Prof. Ricardo Botter Maio, Profª Daniella Forchetti, Prof. Alexandre H. Santos, Profª Caroline Blumer, Prof. Ms. Lauro Mota, Profª. Nany Vieira e Profª Luiza Coppieters.

Para mais informações acesse o site do evento, pelo e-mail contatoeemu@gmail.com, e acompanhe as discussões pela página do Facebook.

Comentários desativados em X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural e a Biblioteca Central “Cesar Lattes” trazem à Unicamp o workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”, ministrada pela artista plástica Fátima Lourenço.

O encontro proporcionará aos participantes dois momentos distintos que se complementarão no resultado final. No início teremos uma apresentação histórica, do desenvolvimento do trabalho do artista plástico Alberto Teixeira, que veio de Portugal para o Brasil em 1950 e aqui viveu até o fim de sua vida residindo desde 1973 na cidade de Campinas, onde exerceu a docência e a atividade de artista plástico.

A teoria será precedida de atividade prática, com pintura em aquarela – técnica exercida por Teixeira com maestria – onde os participantes terão a oportunidade de motivar-se pela produção pictórica do artista e assim unir a teoria e prática.

A atividade faz parte da programação da exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”. Na exposição, que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago de 03 a 11 de abril, pretende-se apresentar uma síntese da trajetória de Alberto Teixeira, com obras realizadas em seus dois países: Brasil e Portugal. A abertura acontece no dia 03 de abril, às 12h30.

Ficha Técnica
Projeto e execução: Fátima Lourenço e Luis Castañón
Assistente de produção: Marcela Azjental
Data: 12 de maio de 2017
Horário: Das 9h30 às 12h
Número de vagas: 20 pessoas com idade a partir dos 18 anos

Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehj1GVOr6_xZkCE_WuDYY9lJBZiVLCoCvx–4L9fk9UrFSag/viewform?usp=sf_link

Comentários desativados em Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

Exposição “América do Sul, essa desconhecida”, de Marco Aurelio de Paoli

O fotógrafo e professor aposentado da Unicamp Marco Aurelio de Paoli apresenta na universidade, a partir de 22 de fevereiro, uma coletânia de fotografias tiradas em toda a América do Sul nos últimos 20 anos. Não trata-se de uma exposição convencional, já que Marco pretende mostrar a América que poucos conhecem.

“A América do Sul é um continente imenso, cheio de contrastes e paisagens. Em nossas viagens pela América do Sul, por via terrestre ou aérea, nos últimos 20 anos, conhecemos lugares de uma beleza ou singularidade cativantes. Temos selvas, desertos, planícies, altiplanos, lagos e rios imensos, salares, montanhas, cordilheiras, glaciares, praias de todos os tipos, uma fauna e uma flora extremamente variada e todo o tipo de gente. Pouca coisa nesse continente é conhecida ou visitada. Através desse registro fotográfico procuro dar uma amostra dessas regiões e tento ressaltar a beleza que elas mostram.”

Serviço:

Exposição: “América do Sul, essa desconhecida”
Artista: Marco Aurelio de Paoli
Local: Centro de Convenções da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 22 de fevereiro a 15 de março, de seguna a sexta, das 09h às 17h
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Av. Limeira, 901, Bairro Areião, Piracicaba/SP
Visitação: 22 de março a 19 de abril, de segunda a sexta, das 09h às 18h
Local: Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) – Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 26 de abril a 17 de maio, de segunda a sexta, das 08h às 18h

Comentários desativados em Exposição “América do Sul, essa desconhecida”, de Marco Aurelio de Paoli

Exposição “Reflexos Urbanos”

A premiada fotógrafa Isabela Senatore assina a curadoria da exposição “Reflexos Urbanos”, que trará à Unicamp fotografias das artistas Ana Friedlander, Cinthia Picelli, Damaris Mortari, Malu Coimbra, Monique Souza e Selena Fior Pelegrini.

A mostra, que terá sua abertura na Biblioteca Central “Cesar Lattes” na próxima quinta-feira, 09 de fevereiro, às 12h30, é resultado de seu curso “Cenas de Rua”, em parceria com o Ateliê Cromo. Composta por 36 imagens, a mostra aborda cenas da vida mecânica e rotineira, captada através de retratos. São fotografias que sugerem a espontaneidade do homem.

Durante três meses, as fotógrafas estiveram atentas às “vozes” que ecoam nos espaços urbanos e fotografaram as cidades de Campinas, Paranapiacaba e São Paulo. “Reflexos Urbanos” não trata apenas de cidades em transe, mas é a força da vida manifestada pela natureza que brota em chão, ruas e calçadas. É o tempo exposto nas paredes, fachadas e muros da cidade. São cenas que convidam o espectador a refletir sobre temas do qual passam despercebidos no dia-a-dia. Como conviver em meio à destruição e degradação dos espaços públicos?

O resultado pode ser conferido na Biblioteca até o dia 08 de março, e depois será exposto no Café da Casa, na Casa do Professor Visitante, de 30 de março a 20 de abril.

 

Serviço:

Exposição fotográfica “Reflexos Urbanos”
Curadoria: Isabela Senatore
Artistas: Ana Friedlander, Cinthia Picelli, Damaris Mortari, Malu Coimbra, Monique Souza e Selena Fior Pelegrini
Abertura: 09 de fevereiro, 12h30
Local: Biblioteca Central “Cesar Lattes” – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 09 de fevereiro a 08 de março
Local: Café da Casa – Casa do Professor Visitante – Av. Érico Veríssimo, 1251, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 30 de março a 20 de abril

Comentários desativados em Exposição “Reflexos Urbanos”