Arquivos | Eventos

X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Organizado pelo curso de licenciatura em música do Instituto de Artes (IA), o encontro deste ano tem como tema Educação musical e inclusão: desafios e possibilidades. O encontro será realizado nas dependências do Centro de Convenções e no Instituto de Artes da UNICAMP, entre 02 a 04 de maio.

A proposta é discutir as dificuldades de implementação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2016, além de refletir sobre as para práticas inclusivas que abrangem grupos ainda pouco contemplados nas pesquisas e debates habitualmente feitos na área de Educação Musical, como: indígenas, comunidades LGBT, pessoas em situação de privação de liberdade, e, no mundo da música, aqueles que lidam com música na comunidade, como rappers e DJs.

O encontro contará com mesas-redondas, oficinas e comunicações orais e e apresentações artísticas, com convidados renomados na área como Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, Profª Drª Lucia Helena Reily, Profª Mª Viviane Louro, Profª Drª Fabiana Fator Gouvêa Bonilha, Prof. Dr. Vilson Zattera, Profª Mª Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão, Prof. Lennon Ferreira Corezomaé, Prof. Ricardo Botter Maio, Profª Daniella Forchetti, Prof. Alexandre H. Santos, Profª Caroline Blumer, Prof. Ms. Lauro Mota, Profª. Nany Vieira e Profª Luiza Coppieters.

Para mais informações acesse o site do evento, pelo e-mail contatoeemu@gmail.com, e acompanhe as discussões pela página do Facebook.

Comentários desativados em X Encontro de Educação Musical da UNICAMP

Celebração do segundo aniversário do Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio da Unicamp irá celebrar o seu segundo aniversário de funcionamento em 26 de abril, às 12 horas, Auditório 1 do Centro de Convenções da universidade.

Serão apresentadas diversas atividades voltadas à difusão da cultura chinesa, tais como canções e músicas instrumentais chinesas, Taijiquan, entre outras apresentações.

Criado em parceria com a Beijing Jiaotong University (BJTU), o Instituto Confúcio tem como objetivo oferecer cursos de língua e cultura chinesa, e informações gerais sobre a China, com intuito de ampliar a comunicação e a cooperação entre os dois países em áreas como economia, comércio, cultura e tecnologia. Outras informações sobre as atividades do instituto podem ser obtidas no site www.institutoconfucio.unicamp.br.

Comentários desativados em Celebração do segundo aniversário do Instituto Confúcio

50 Anos do Instituto de Biologia

Como parte das comemorações de seus 50 anos, o Instituto de Biologia (IB) realizará um ciclo de palestras com mesa redonda sobre o tema A Biologia e a Sociedade: diferentes abordagens da divulgação científica, que acontecerá no dia 19 de abril a partir das 13h30, no Auditório III do Centro de Convenções.

A programação será a seguinte:

13h30: Abertura
14h00: Eduardo Lacerda (repórter e editor no programa Terra da Gente, EPTV-Globo)
14h30: Herton Escobar (repórter do jornal O Estado de S. Paulo e Science)
15h00: Maria Guimarães (editora executiva da revista on-line Pesquisa FAPESP)
15h30: Coffee Break
16h00: Pirula (biólogo e administrador do Canal do Pirula, no Youtube)
16h30: Mesa Redonda
17h00: Encerramento

Comentários desativados em 50 Anos do Instituto de Biologia

Fórum PENSES

 

O Fórum Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp, em conjunto com o Grupo Tortura Nunca Mais-RJ e o Despatologiza – Movimento pela Despatologização da Vida, organizam o fórum “Prisão: Para quê? Para quem?. O evento ocorrerá no dia 17 de abril, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções da universidade.

É candente o desafio, para todos nós, de pensar a realidade brasileira, inserida em uma realidade mundial, global. Hoje, mais do que nunca. Prisão. Instituição que temos aprendido a ver como natural, a-histórica, e que, por isso mesmo, tem sido pouco discutida, pouco pensada, pouco problematizada.

Mas, o que é a prisão? Uma instituição que tem uma história, que é produzida por determinadas práticas sociais. No contemporâneo, essas práticas de aprisionamento e de governo da vida, denominadas por Foucault de biopoder, ou poder sobre a vida, são hegemônicas, dominantes e, o que é pior, vistas como fazendo parte da natureza da sociedade em que vivemos. Colocar em análise essa instituição prisão e ter uma visão crítica do que é e do que representa é nossa proposta.

Queremos pensar a prisão a partir da análise histórica dessa instituição, em que contexto histórico ela surge, e em que momento outras instituições, como os saberes das ciências humanas e sociais, emergem em torno da prisão. Analisar a instituição prisão exige interrogar a política proibicionista, que reprime e criminaliza as drogas; essa política vem sendo exportada pelos Estados Unidos da América desde os anos 1990 e cumpre, entre outros, o papel de fortalecer, manter e legitimar a prisão.
Queremos pensar as possibilidades e limites dos profissionais que nela atuam, problematizar para que se interroguem sobre suas práticas.

Mas queremos mais, queremos pensar e problematizar também nossas próprias práticas, nós que não trabalhamos nessa instituição, mas por vezes aplaudimos sua existência. Interrogar cada um de nós. Problematizar nossa crença de que sem prisão não existe sociedade organizada.

Nossa proposta é um desafio para todos e para cada um de nós: parar de se apegar a um modelo já conhecido e reconhecidamente falido e buscar inventar outros modos, fundados não em práticas de aprisionamento mas em práticas de liberdade.

Inscrições podem ser realizadas pelo link.

Programação e outras informações podem ser consultadas no site do evento.

Comentários desativados em Fórum PENSES

XIX Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais

A Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo (AEESSP), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) e Faculdade de Educação (FE) organizará nos dias 10 e 12 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp, o XIX Congresso Mundial de Educadores Sociais, como continuidade da série de congressos promovidos pela Associação Internacional de Educadores Sociais (AIEJI) por meio de suas associações afiliadas.

O congresso é voltado para educadores sociais, pesquisadores, militantes em movimentos sociais e o público em geral. A data limite para inscrição e envio de trabalhos será no dia 15 de março.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas no site do Congresso.

Comentários desativados em XIX Congresso Mundial de Educadoras e Educadores Sociais

50 Anos do COTUCA

COTUCA (UNICAMP) – Colégio Técnico de Campinas comemora seus 50 Anos com evento no centro de Convenções da UNICAMP, dia 05 de abril de 2017 a partir das 19h30.

Colégio Técnico de Campinas – Cotuca, da Universidade Estadual de Campinas, tem ensino técnico e médio gratuitos, com qualidade Unicamp.

Comentários desativados em 50 Anos do COTUCA