Arquivos | Eventos

Fóruns Permanentes

A próxima edição do Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério irá debater “Gênero, Cultura e Educação”. Organizado pelas pesquisadoras Karla Bessa e Regina Faccini do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), o Fórum acontecerá em 29 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

Este fórum tem como objetivo aprofundar o diálogo entre especialistas, profissionais da educação, gestores, ativistas e outros atores sociais engajados em pensar o lugar da educação e de educadores no contexto de acirramento de expressões públicas de violência e de ódio contra mulheres e contra a população LGBT e de práticas discriminatórias e/ou violentas que perpassam o ambiente escolar, como é o caso do bullying, ou que interferem na garantia de direitos fundamentais de estudantes – como o direito à vida, à igualdade, à dignidade e à segurança – ou no cumprimento das obrigações mútuas entre Estado e famílias na garantia do direito à educação. Busca-se propiciar reflexão coletiva e o aprofundamento e a ampliação do debate acerca do que tem sido identificado como um crescente conservadorismo nas instâncias políticas e educacionais.

As 9h15 será realizada a mesa “Educação, combate à violência e a consolidação de direitos à diversidade sexual e de gênero”, com a presença de Richard Miskolci (UFSCar-São Carlos), Tiago Duque (UFMS) e Alex Barreiro (Professor Rede Municipal de Mogi Guaçu), com a debatedora Viviane Mendonça (UFSCar – Sorocaba). Já as 14 horas será realizado o painel “Conservadorismo, gênero e sexualidade: desafios e perspectivas para a Educação”, com a participação de Ronaldo de Almeida (IFCH), Vanessa Jorge Leite (IMS/UERJ), Anna Luiza Martins de Oliveira (PPGE/UFPE) e Amelinha Teles (União de Mulheres de SP e professora visitante FE/Unicamp), com mediação de Regina Facchini.

Outras informações podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 2016 OBMEP

Durante a cerimônia serão entregues as medalhas e certificados aos alunos premiados e kits e certificados às escolas premiadas. Além disso, diversas atividades estão programadas para os medalhistas dentro do campus no período da tarde. Neste ano, a cerimônia será transmitida ao vivo pela internet. Maiores informações: http://www.ime.unicamp.br/laurarifo/obmep/cerimonia.html
Data da cerimônia: 28/06/2017
Horário da cerimônia: 09:00
Local da cerimônia: CDC – Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, Unicamp
Endereço do Local da cerimônia: RUA ELIS REGINA – 131 – CIDADE UNIVERSITÁRIA, – CAMPINAS

Comentários desativados em CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 2016 OBMEP

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA eSOCIAL PARA AS UNIDADES/ÓRGÃOS DA UNICAMP

Preparando a Universidade para o eSocial

Evento reunirá ATs e RHs para alinhar conhecimento e compartilhar atividades e possíveis adequações na rotina

Com objetivo de alinhar o conhecimento e compartilhar as atividades desenvolvidas na Unicamp, bem como possíveis adequações na rotina de trabalho para o cumprimento da lei de implantação do eSocial na Universidade, a DGRH promoverá no dia 27/6 a partir das 8h30, no CDC Unicamp, um encontro com ATs e RHs das Unidades e Órgãos.

Para participar é necessário acessar o sistema TR-WEB e efetuar inscrição no curso 8900 – turma 170627 (limite de 3 vagas por Unidade/Órgão).

Considerando o atual cenário e as exigências legais, é imprescindível a presença de representantes de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, em especial aqueles que utilizam o Sistema de Gestão de Pessoas – Vetorh.

Dúvidas poderão ser encaminhadas ao email esocial@unicamp.br.

 

Comentários desativados em APRESENTAÇÃO DO SISTEMA eSOCIAL PARA AS UNIDADES/ÓRGÃOS DA UNICAMP

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento apresentará em sua próxima edição o tema “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”. Organizado pelos pesquisadores Luiz Vieira (FEC), Ana Ávila (Cepagri), Cláudia Pfeiffer (Labeurb/Nudecri), Marta Azevedo (Nepo) e José Teixeira (Feagri), o Fórum será realizado no dia 22 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

O Brasil é um país em que raramente ocorrem desastres naturais de grande amplitude relacionados à atmosfera como furacões e tornados de grande intensidade, contudo, é um país com um grande número de eventos intensos e extremos que impactam fortemente a sociedade e a economia. Esses eventos são ainda mais amplificados pela grande vulnerabilidade dos centros urbanos e pela falta de instrumentos de monitoramento e previsão imediata dos eventos severos. Campinas foi surpreendida por um evento meteorológico extremo no dia 5 de junho de 2016.

Com este fórum, propomo-nos aprofundar a discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza. A vulnerabilidade atual é sem precedentes, com uma população crescente e uma urbanização cada vez mais acentuada produzindo zonas de risco. Os eventos extremos provocam impactos nunca antes observados, trazendo à ciência um grande desafio que só pode ser ultrapassado por articulações multi e interdisciplinares que aliem diferentes instituições e níveis de gestão.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Palestra SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promoverá por meio de sua área de Orientação Educacional a palestra “Protagonismo, carreira e vida universitária “ que será proferida pelo docente Leandro Karnal, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento encerrará as atividades do 1º Semestre de 2017 do Programa Saiba Mais.

Clique no cartaz para ampliá-lo.

 PALESTRA: “Protagonismo, Carreira e Vida Universitária”

DATA: 06/06/2017 (3ª feira)

HORÁRIO: Das 12h30 às 14h

LOCAL: Centro de Convenções da Unicamp.

ENDEREÇO: Rua Elis Regina, 131 – Cidade Universitária – Unicamp Campus Barão Geraldo

INSCRIÇÕES: https://www.orientacao.sae.unicamp.br/

Comentários desativados em Palestra SAE

Fóruns Permanentes Educação e Desafios do Magistério

O Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério terá como tema Jogo e Escola. (Im)possibilidades?. É organizado pela professora Elaine Prodócimo, do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física (FEF), e pelos pesquisadores Rogerio de Melo Grillo e Gabriel da Costa Spolaor. O evento ocorrerá no dia 6 de junho, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

O Fórum pretende fomentar o debate sobre o jogo e a brincadeira entre pesquisadores, professores, futuros professores e gestores escolares. Para tanto, as conferências e mesas foram organizadas de forma a abordarem temas estruturantes que conduzam ao debate mais amplo sobre o assunto. Assim, a primeira conferência traz a temática bastante atual dos jogos eletrônicos. A primeira mesa aborda diferentes olhares sobre o jogo no contexto do desenvolvimento; e a segunda mesa traz a perspectiva do jogo no âmbito pedagógico. Uma conferência fecha o evento reflexões sobre a relação entre jogo e escola nas últimas décadas, trazendo à luz o debate a respeito da importância do jogo como conteúdo, instrumento pedagógico e meio de desenvolvimento cognitivo no contexto escolar.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

 

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Educação e Desafios do Magistério