Arquivos | dezembro, 2012

Tags: , ,

Versão da Unicamp para TED x ‘espalha’ pesquisas de 15 centros e núcleos

Comentários desativados em Versão da Unicamp para TED x ‘espalha’ pesquisas de 15 centros e núcleos

Tags: , , ,

Zeferino Vaz, Inova e Pibic entregam prêmios

Continue Lendo

Comentários desativados em Zeferino Vaz, Inova e Pibic entregam prêmios

MOLDURA MUSICAL, harmoniza musica e pintura no mesmo espaço

O violonista Denis Sartorato em recital de inauguração
do Espaço de Arte da FCA

Novo Projeto da CDC/GGBS, une diferentes manifestações artísticas

 

O projeto MOLDURA MUSICAL marcou sua estréia no dia 05 de novembro de 2012, integrando o evento de inauguração do Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira. O evento contou com com o recital do violonista Denis Sartorato, composto de música flamenca e brasileira, que criou uma atmosfera de contemplação descontraída em meio às coloridas aquarelas do pintor Bernardo Caro.

Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, com apoio do GGBS, o projeto consiste de apresentações musicais simultâneas às exposições de artes plasticas, nos espaços implantados pela CDC em diversas unidades da Universidade. Desta forma, propõe uma experiencia sensorial alternativa, unindo cenários pictóricos e trilhas sonoras em ambientes que tinham, originariamente, outras destinações funcionais.

Jerci Maccari, musico e pintor, acompanhado por Vanderlei Teixeira, durante IV SIMTEC 

Programação variada

 No dia 06 de novembro, o duo formado pelos músicos Jerci Maccari e Vanderlei Teixeira, apresentou-se no Espaço de Arte do Centro de Convenções, dando sequencia à programação do projeto. Revezando combinações de violinos, violão e viola, os instrumentistas encantaram o público participante do IV SIMTEC, alternando interpretações de temas de filmes clássicos com o melhor do sertanejo de raiz.

No dia 07 de novembro, o violonista Denis Sartorato apresentou-se acompanhado da percussionista Livia Carolina e animou o público do SIMTEC com chorinhos e baiões bem ritmados. Manifestações emotivas, por parte de espectadores de várias idades, comprovaram a qualidade dos artistas e os efeitos benéficos da música.

O MOLDURA MUSICAL se integra às exposições

Em março de 2013, o projeto MOLDURA MUSICAL concluirá esta sua Primeira Etapa, abrindo a mostra coletiva que abrirá o Calendário Anual de Exposições da CDC. Este grande evento, que apresentará os artistas que trabalharão conosco durante o ano, marcará o cumprimento das 04 apresentações musicais contempladas pelo Edital 02/2012 do GGBS.

Até o momento, a CDC pode constatar a aprovação do público e, também, identificar a necessidade de intensificação da divulgação do projeto. 

Violão e percussão na apresentação de Denis Sartorato e Livia Carolina durante o IV SIMTEC

Diante disto, a CDC comemora a parceria com o GGBS, que viabiliza a execução deste trabalho e reafirma o desejo de continuar investindo na criação de uma ambientação propícia para a apreciação combinada de música e artes plásticas. Continuaremos oferecendo a todos a oportunidade de contato com diferenciadas formas de expressão artística que se harmonizam e, provocando os sentidos com imagens e sons desvinculados de estímulos consumistas.

O Projeto MOLDURA MUSICAL conta com a continuidade deste apoio durante o próximo ano, e prepara-se para os novos Espaços de Arte que serão inaugurados em Campinas e região. Com o aumento da oferta de palcos para as apresentações musicais e a ampliação do seu alcance, a CDC já iniciou o trabalho que irá firmar este projeto, contribuindo com o enriquecimento cultural da comunidade. 

Comentários desativados em MOLDURA MUSICAL, harmoniza musica e pintura no mesmo espaço

Novo Espaço de Arte em Limeira

Espaço de Arte da FCA, na movimentada área do Restaurante Universitário

No dia 05 de novembro foi inaugurado o Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA – Limeira, com a exposição ‘Impressionando o olhar de quem o alcança’ do professor e educador Bernardo

Caro. A realização do evento é uma parceria entre a FCA e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), ambos órgãos da Unicamp.

Para a cerimônia de abertura estiveram presentes o Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Margareth do Carmo Vieira Junqueira, Coordenadora da CDC, Prof. Dr. Peter Schulz, Diretor Associado da FCA, Fábio Cerqueira, curador da exposição e Sandra Caro Florio, filha de Bernardo Caro.

O Pró-Reitor de Extensão, fala da importancia do projeto de expansão de novos Espaços

A mostra faz parte do projeto da CDC de Exposições Itinerantes e expansão do projeto Espaço de Arte, que se iniciou com a destinação de uma área no Hall do Centro de Convenções da Unicamp para que artistas consagrados e iniciantes pudessem colocar as suas obras à disposição de um público eclético. A repercussão foi tão boa que agora o projeto alcança outras Unidades e Órgãos, já que “um espaço de arte não é mais um local fixo, é um espaço que viaja”, nas palavras do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

O Diretor Associado da FCA, Prof. Dr. Peter Schulz, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que “como unidade nova, as missões de ensino e pesquisa da FCA estão sendo cumpridas, mas a saúde da instituição está diretamente ligada às atividades de extensão, motivo pelo qual este espaço é muito importante.”

Por ser contíguo ao Restaurante Universitário, o Espaço de Arte inaugurado possui grande fluxo diário de pessoas, como lembrou a funcionária da Área de Pesquisa e Extensão da FCA, Bárbara Manzano, “o espaço é importante para a comunidade, sobretudo os alunos, retomar a proximidade com a parte cultural, uma vez que, com a correria do dia a dia e das provas, essa parte fica muito distante. A inauguração deste espaço, em local de grande fluxo, facilita o acesso à arte, podendo proporcionar momentos de lazer e reflexão.”

Margareth Junqueira, Coordenadora da CDC

Já a estudante do curso de Gestão de Políticas Públicas, Rafaela Andrade, que estava presente na inauguração, acredita que “qualquer manifestação cultural e artística é muito importante no âmbito da faculdade. Que este espaço no RU seja o primeiro de muitos e que sirva de exemplo para novas promoções culturais na FCA, sejam elas iniciativas internas – dos docentes, funcionários e estudantes – ou ainda externas. Estar em contato com a pintura, a música e o teatro é uma forma de complementar a formação acadêmica.”

A Inauguração contou ainda com apresentação do músico Denis Sartorato, do projeto Moldura Musical, também de autoria da CDC, com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), que consiste em apresentações musicais simultâneas às exposições de artes plásticas.

 

Aquarelas de Bernardo Caro

Informações:

 

Exposição “Impressionando o olhar de quem o alcança” com

aquarelas de Bernardo Caro

Local: Espaço de Arte da FCA – Sala de Convivência do

Restaurante Universitário

Abertura: 05 de novembro às 12h30

Encerramento: 12 de dezembro

Horários de visitação: segunda a sexta, das 11h00 às 14h00 e

das18h00às 19h30

 

 

Comentários desativados em Novo Espaço de Arte em Limeira