Arquivos | maio, 2013

Genivaldo Amorim inaugura exposição de fotografias no Centro de Convenções

O artista plástico Genivaldo Amorim inaugura sua exposição, Queimaduras de 3° Grau, no dia 20 de maio no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp.

Nascido em Umuarama PR, em 1973, radicado em Valinhos desde 1991, Genivaldo Amorim vem desenvolvendo uma arte que investiga questões relacionadas à ideia de corpo. São trabalhos em que o artista nos mostra e nos instiga a pensar o corpo a partir de questões como a fisicalidade e a perenidade do corpo, seus relacionamentos com a paisagem e com corpos alheios, sua autonomia em relação ao seu “dono”. Na sua obra, o corpo é físico, material, não é idealizado, nem romântico, é real, mesmo que não possamos vê-lo, mesmo que não possamos reconhecê-lo num primeiro momento, ele está lá, nos mostrando a nossa falibilidade. Genivaldo busca um estranhamento diante de nós mesmos, nos provoca uma dúvida ante a uma nova possibilidade do reflexo no espelho, nos propõe uma nova abordagem do nosso corpo.

Na exposiçaõ Queimaduras de 3° Grau, Genivaldo apresenta um ensaio fotográfico produzido a partir do registro de paredes de uma edificação que sofreu um incêndio.  As manchas e texturas, poeticamente configuradas, remetem ora a movimentos sanguíneos, ora a movimento das células, ora a cicatrizes, vestígios de um acontecimento.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Assista depoimento de Genivaldo sobre seu trabalho.

Serviço:

Exposição: Queimaduras de 3° Grau
Artista: Genivaldo Amorim
Local: Centro de Convenções da Unicamp – Rua Elis Regina, 131, Campus Unicamp – Campinas/ SP
Data: 20 de maio a 25 de junho de 2013
Horário de visitação: das 09h às 17h
Abertura: 20 de maio, às 12h30

Comentários desativados em Genivaldo Amorim inaugura exposição de fotografias no Centro de Convenções

Extecamp recebe a exposição Arte Naif – Brasil em Cores

No dia 17 de maio a artista plástica Eliete Tordin inaugura sua exposição, Arte Naif – Brasil em cores, no Espaço de Arte da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

Eliete Tordin nasceu e viveu na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Com formação autodidata, Eliete possui uma técnica incrível para a elaboração de sua obra, definida como arte naif.

Arte naif ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte acadêmica.

As principais características da arte naif são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da sutileza, etc. Eliete iniciou sua carreira em 1998, ao realizar sua primeira exposição no Salão de Arte Contemporânea de Campinas, e, a partir de então, vem desenvolvendo uma sólida carreira nacional e internacional.

Na exposição “Arte Naif – Brasil em Cores”, Eliete apresenta uma coletânea de obras que retratam um pouco da paisagem da região em que reside, um bairro de chácaras na cidade de Valinhos, mantendo sempre a forma simples e espontânea.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

 

Serviço: Exposição de Arte “Arte Naif – Brail em Cores”

Artista: Eliete Tordin

Local: Espaço de Arte da Extecamp – Av. Roxo Moreira, 1831, Prédio da Reitoria, Campus Unicamp – Campinas/SP

Data: 17 de maio a 24 de junho de 2013

Comentários desativados em Extecamp recebe a exposição Arte Naif – Brasil em Cores

Exposição Trajetória das Cores visita a AFPU

Obra intitulada “Progresso”, uma das que poderão ser vistas na exposição

No dia 14 de maio o artista plástico Jerci Maccari inaugura sua exposição, Trajetória das Cores, no Espaço de Arte da Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU). Esta mostra completa, assim, o circuito de cinco Espaços de Arte que integram o Projeto de Exposições Itinerantes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC).

Natural de Urussanga/SC, Jeri Maccari é um artista autodidata, que, a partir de sua chegada em Valinhos, na década de 70, passou a receber orientação do artista Sebastião Guimarães, artista figurativo acadêmico. Apesar da escola acadêmica, Jerci pendeu para a pintura modernista, a qual desenvolveu durante seus mais de 40 anos de carreira.

O começo oficial de sua longa carreira artística foi em 1972, realizando uma exposição individual na “Galeria Coreto” do Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas/SP, e, a partir de então, passou a frequentar Salões Oficiais e Coletivas, em diversas cidades do estado de São Paulo, entre elas, Valinhos, Campinas, São Paulo (Capital), Araras, Rio Claro, Limeira, Serra Negra, Piracicaba, São Bernardo do Campo, Osasco, Águas de Lindóia, Sorocaba, Jundiaí, Itu, Ribeirão Preto, Santo André, Mogi Mirim, Franca, Araçatuba; Jerci Maccari possui hoje um currículo com mais de uma centena de participações em atividades artísticas plásticas nacionais e internacionais, além do recebimento de vários prêmios por seus trabalhos.

Na exposição “Trajetória das Cores”, Jerci mostra alguns de seus trabalhos desenvolvidos entre o final da década de 90 e os anos 2000, resultado da evolução de seu trabalho ao longo de sua carreira, tratando sempre da temática rural, que marcou sua infância em Francisco Beltrão/ PR, onde seus pais ainda residem. Dentro dessa temática, Jerci desenvolve uma explosão de cores, variando entre personagens em um figurativo moderno e a paisagem geometrizada. Conforme define o artista, “A cor está na minha palheta. E meu estado de espírito que dita a tonalidade e a intensidade, mas são o outono e a primavera que me comovem. O primeiro convida as cores para dormir, daí elas se modificam, adormecem e esfriam. A primavera acorda-as, incita-as a correr pelos campos, a colorir o horizonte, aguardando a  minha chegada, com tela, pinceis e  tintas.”

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição de Arte “Trajetória das Cores”

Artista: Jerci Maccari

Local: Espaço de Arte da AFPU – Espaço Integração – Praça das Bandeiras, 45, DGA, Campus Unicamp – Campinas/SP

Data: 14 de maio a 21 de junho de 2013

Comentários desativados em Exposição Trajetória das Cores visita a AFPU

Artista Fernanda Pupo inaugura exposição na FCA

Obra de Fernanda Pupo

No dia 13 de maio a artista plástica Fernanda Pupo inaugura sua exposição, Delfim – Espaço Aquático Futurista, no Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) em Limeira.

Fernanda Pupo é uma artista contemporânea que desenvolveu sua técnica nos anos em que trabalhou como ilustradora em agências de publicidade, e a aperfeiçoou em suas aulas com o Professor Álvaro de Bautista, que ministra aulas no curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp e com Norma Vieira, professora do Tote Espaço Cultural .

Em sua exposição itinerante na Unicamp, Fernanda apresenta duas técnicas de trabalho com uma única temática. Uma das técnicas é a aquarela sobre papel, e no outro caso, é utilizada técnica mista, acrílico, óleo e aquarela sobre tela.

“São aquarelas, acrílicas e óleo. Um trabalho único de muita expressão que vem de um processo criativo que desenvolvo. Os signos pessoais com a aplicação de várias técnicas resultam num bom caminho, mas ainda estou em pleno aprendizado.” Diz a artista.

 

Serviço:

Exposição de Arte “Delfim – Espaço Aquático Futurista”

Artista: Fenanda Pupo

Local: Espaço de Arte da FCA – Sala de Convivência do Restaurante Universitário – Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Santa Luiza – Limeira/SP

Data: 13 de maio a 20 de junho

Comentários desativados em Artista Fernanda Pupo inaugura exposição na FCA