Arquivos | agosto, 2013

Delfim – Exposição da artista Fernanda Pupo na AFPU

Imagem tela2

Obra da exposição ” Delfim – Espaço Aquático Futurista”

No dia 29 de Agosto a artista plástica Fernanda Pupo inaugura sua exposição Delfim – Espaço Aquático Futurista, no Espaço de Arte da Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU) integrando o projeto Espaço de Arte.

Fernanda Pupo é uma artista contemporânea que desenvolveu sua técnica nos anos em que trabalhou como ilustradora em agências de publicidade e a aperfeiçoou em suas aulas com o Professor Álvaro de Bautista,  no curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, e com Norma Vieira, professora do Tote Espaço Cultural .

Em sua exposição na Unicamp Fernanda apresenta duas técnicas de trabalho com uma única temática:  aquarela sobre papel e  técnica mista com acrílico, óleo e aquarela sobre tela.

“Um trabalho único de muita expressão que vem de um processo criativo que desenvolvo. Os signos pessoais com a aplicação de várias técnicas resultam num bom caminho, mas ainda estou em pleno aprendizado”, diz a artista

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pelo Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte a da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposições itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição de Arte ” Delfim – Espaço Aquático Futurista “.

Artista: Fernanda Pupo.

Local: Espaço de Arte da AFPU – Espaço Integração – Praça das Bandeiras, 45, DGA. Campus Unicamp – Campinas/SP.

Data: 29 de Agosto a 01 de Outubro de 2013.

Comentários desativados em Delfim – Exposição da artista Fernanda Pupo na AFPU

Obras de Thomaz Perina em exposição na FCA – Limeira

Obra de Thomaz Perina

Obra de Thomaz Perina

A Exposição do artista Thomaz Perina tem inicio no dia 27 de Agosto no Espaço de Arte da Sala de Convivência do Restaurante Universitário da Faculdade de Ciência Aplicadas (FCA), e faz parte do projeto Estaço de Arte.

Natural de Campinas, eclético por excelência, divagou pelo campo da pintura,  da decoração, da publicidade, foi educador, cenógrafo e figurinista.

Após destacar-se como artista acadêmico e, posteriormente, contemporâneo, participar da criação do Grupo Vanguarda e ganhar os prêmios mais importantes de sua época, Perina abdica da fama e assume a postura de um simples artista “interiorano”. Porém sua arte continua cada vez mais revolucionária, norteando-se, ao que parece, na origem do primeiro gesto criado do “homo sapiens”.

A essência de um artista está, em grande parte, no olhar original que este desenvolve sabre o seu cotidiano. No caso de Thomaz Perina isso começou desde o primeiro ano de sua infância, quando desenhava nas ruas com carvão.

Em adulto, o artista premiado e consagrado, seguiu explorando novas linguagens e aproximou-se da vanguarda concretista, sempre com temas aparentemente simples. Simplicidade crítica, que se faz presente em todas suas obras, sem falar da valorização que manteve pelos materiais que, para a maioria, eram considerado “lixo”. Retalhos de madeira, papéis de embalagens, pedaço de escultura danificadas, tudo podia evocar uma sensação especial com potencial de ser lido, interpretado e explorado como obra de arte.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade, através de exposições  itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposições de Arte “ Thomaz Perina”.

Artista: Thomaz Perina.

Local: Espaço de Arte da FCA – Sala de Convivência do Restaurante Universitária da FCA – Rua Pedro Zaccarias, 1300, Jd. Santa Luiza – Limeira/SP.

Data: 27 de Agosto a 01 de Outubro de 2013.

Horário de visitação: Segunda à sexta, das 11h00 ás 14h00 e das 18h00 ás 19h30.

Comentários desativados em Obras de Thomaz Perina em exposição na FCA – Limeira

Faces do Feminino – pinturas de Emilene Frigato em exposição no Centro de Convenções

Obra que poderá ser vista na exposição

Obra que poderá ser vista na exposição

A Exposição Faces do Feminino da artista plástica Emilene Frigato tem inicio no dia 02 de Setembro no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp, e faz parte do projeto Espaço de Arte.

Emilene desenvolve um trabalho de óleo sobre tela aplicando a técnica veneziana, desenvolvida por grandes mestres do renascimento e muito influenciada pela pintura bizantina. As cores e a sutileza dos traços de Emilene são as características que mais ressaltam aos olhos de quem observa sua pintura.

Em Faces do Feminino Emilene tem como tema principal a imagem da mulher, com suas expressões e delicadezas, representando desde a mulher real e concreta chegando até as representações mitológicas do feminino.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposições itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição de Telas “Faces do Feminino”.

Artista: Emilene Frigato.

Local: Centro de Convenções da Unicamp – Rua Elis Regina, 131, Campus Unicamp – Campinas/ SP.

Data: 02 de Setembro a 02 de Outubro de 2013.

Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 09h às 17h.

Comentários desativados em Faces do Feminino – pinturas de Emilene Frigato em exposição no Centro de Convenções

Tags: ,

Extecamp recebe a exposição Impressionando o Olhar de Quem o Alcança

FCA_MOLDURA-MUSICAL_-05NOV12-2191-207x300 (1)A Exposição “Impressionando o Olhar de Quem o Alcança”, do artista Bernardo Caro, tem inicio no dia 26 de agosto no Espaço de Arte da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), e faz parte do projeto Espaço de Arte.

Bernardo Caro é natural de Itatiba (SP). Foi professor e educador por mais de 40 anos. Dedicou-se sistematicamente à criação artística à partir de 1964, quando foi incorporado ao Grupo Vanguarda da Campinas. Professor de 1954 a 1971 em várias cidades do interior paulista como Uchoa, Tanabi, Valinhos e Campinas. Em 1972 tornou-se professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), sendo responsável pela instalação do Departamento de Artes Plásticas e assume o cargo de Coordenador de 1979 a 1982. Em 1983 transfere-se para a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a missão de organizar e instalar o Departamento de Artes Plásticas como Chefe de Departamento. No ano de 1987 foi nomeado diretor do Instituto de Artes da Unicamp, função que exerceu até 1990.

Em 2001 recebeu uma homenagem: o Museu do Instituto Hispânico de São Paulo passou a ter o seu nome – Museu Bernardo Caro. Ao longo da vida participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, na Europa e na América Latina.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposições itinerantes de artistas consagrado e iniciantes.

Serviço: Exposição de arte “ Impressionando o Olhar de Quem o Alcança”

Artista: Bernardo Caro

Local: Espaço de Arte da Extecamp – Av. Roxo Moreira, 1831, Prédio da Reitoria, Campus Unicamp/SP

Data: 26 de Agosto a 30 de Setembro de 2013

Horário: Segunda à Sexta-feira, das 9h00 às 17h00

Comentários desativados em Extecamp recebe a exposição Impressionando o Olhar de Quem o Alcança