Arquivos | setembro, 2013

A artista Maria Antonia expõe “A Simbologia do Curinga” no CECOM

No dia 09 de Setembro a artista plástica Maria Antonia inaugura sua exposição “a Simbologia do Curinga”, no Espaço de Arte do Centro de Saúde da Comunidade – CECOM, integrando o projeto Espaço de Arte.

Maria Antonia é paulista, de sólida formação acadêmica. O sucesso em sua atividade profissional fez com que a responsabilidade de executiva lhe desse a consciência de que, para entender o presente, é essencial compreender o passado.

A simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações e idéias.

O coringa representa por tradição, o Símbolo do “tudo ou nada”, dos opostos complementares: senso e contra senso, alegria e tristeza, sabedoria e ignorância. Tratado como bobo da corte por exemplo, o coringa traz em si a personalidade do bufão, que tem por finalidade distrair o rei e sua corte, sem que isso significa que seja um tolo.

O grande segredo do coringa é justamente este o de ser dotado de inteligência e vivacidade mental por traz da aparência de tolo. É uma figura alegre e divertida, com sua própria razão de ser, mas que se torna de difícil interpretação quando compreendemos que sua mensagem vem disfarçada atrás de toda sua alegria.

Serviço: Exposição de Arte “a Simbologia do Curinga”

Artista: Maria Antonia

Local: Espaço de Arte do CECOM – Rua Vital Brasil, 150, Campus Unicamp, Campinas/SP

Data: De 09 de Setembro a 25 de Outubro de 2013

Horário de visitação: De Segunda a Sexta, das 8h00 ás 18h00

Comentários desativados em A artista Maria Antonia expõe “A Simbologia do Curinga” no CECOM

Fórum no Centro de Convenções propõe reflexões sobre Lei de Acesso à Informação e a cidadania

O fórum tem por objetivo estimular reflexões a respeito da Lei de Acesso à Informação e promover o debate acerca de sua importância na construção da cidadania brasileira.
Neste sentido, conhecendo as bases históricas que permeiam a tão almejada promulgação deste marco legal na sociedade brasileira, visa esquadrinhar e debater propostas que configuram a atual agenda de políticas públicas, apresentando os desafios no desenvolvimento da cultura da transparência e o envolvimento do cidadão.
Com foco nas diversas competências institucionais envolvidas no atendimento ao cidadão e no fornecimento de informações, se pretende destacar a atuação dos órgãos envolvidos no controle, em especial, das corregedorias, ouvidorias e serviços de informações ao cidadão.
O fórum contempla as ações do poder executivo federal, estadual e municipal, demonstrando o panorama atual e instigando a discussão sobre perspectivas futuras para o cumprimento efetivo e integral da Lei de Acesso à Informação no âmbito da Universidade Estadual de Campinas.

Para realizar sua inscrição, acesse o link: http://foruns.bc.unicamp.br/

Comentários desativados em Fórum no Centro de Convenções propõe reflexões sobre Lei de Acesso à Informação e a cidadania

Equipes do Centro de Convenções se aperfeiçoam no Combate a Incêndios

Na manhã do dia 29 de agosto a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural proporcionou aos seus funcionários um treinamento de aperfeiçoamento no Combate a Incêndio – Formação de Brigada. O treinamento, teórico e prático, oferecido pelo Tenente Coronel Flávio Bianchini, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, foi competentemente ministrado pelo Sargento Luis Carlos Dicara.

De forma didática ele ressaltou a importância deste tipo de conscientização, da necessidade de preparação especializada e da manutenção constante dos equipamentos obrigatórios em instalações adequadas.

O complexo administrado pela CDC, Cento de Convenções e Ginásio Multidisciplinar, conta com 38 colaboradores, sendo que muitos trabalham diretamente com apoio aos eventos. Eventos estes que lotam os seus auditórios com milhares de participantes, anualmente. Sua Coordenadora, Margareth Junqueira, também voluntariou-se nas diversas atividades propostas e integrou os grupos que manusearam extintores e mangueiras nas simulações de princípios de incêndios.

 Este importante treinamento foi possível graças à intermediação do Dr. Sérgio Nejelschi, Defesa Civel da Unicamp, junto ao Comando do Corpo de Bombeiros de Campinas, e ao Sr. José Estevão Balasz, responsável pela Seção de Prevenção e Combate a Incêndio da Unicamp, que forneceu os extintores para as atividades práticas.

Comentários desativados em Equipes do Centro de Convenções se aperfeiçoam no Combate a Incêndios