Arquivos | outubro, 2013

Exposição de fotos Queimaduras de 3° Grau visita AFPU

Foto da exposição Queimaduras de 3° Grau

Foto da exposição Queimaduras de 3° Grau

O artista plástico Genivaldo Amorim inaugura sua exposição de fotografias Queimaduras de 3° Grau, no dia 03 de Outubro  no Espaço de Arte da Agência de formação profissional  da Unicamp – AFPU.

Nascido em Umuarama PR, em 1973, radicado em Valinhos desde 1991, Genivaldo Amorim vem desenvolvendo uma arte que investiga questões relacionadas à ideia de corpo. São trabalhos em que o artista nos mostra e nos instiga a pensar o corpo a partir de questões como a fisicalidade e a perenidade do corpo, seus relacionamentos com a paisagem e com corpos alheios, sua autonomia em relação ao seu “dono”. Na sua obra, o corpo é físico, material, não é idealizado, nem romântico, é real, mesmo que não possamos vê-lo, mesmo que não possamos reconhecê-lo num primeiro momento, ele está lá, nos mostrando a nossa falibilidade. Genivaldo busca um estranhamento diante de nós mesmos, nos provoca uma dúvida ante a uma nova possibilidade do reflexo no espelho, nos propõe uma nova abordagem do nosso corpo.

Na exposiçaõ Queimaduras de 3° Grau, Genivaldo apresenta um ensaio fotográfico produzido a partir do registro de paredes de uma edificação que sofreu um incêndio.  As manchas e texturas, poeticamente configuradas, remetem ora a movimentos sanguíneos, ora a movimento das células, ora a cicatrizes, vestígios de um acontecimento.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposições de Arte Queimaduras de 3° Grau.

Artista: Genivaldo Amorim.

Local: Espaço de Arte da AFPU – Espaço Integração – Praça das Bandeiras, 45, DGA. Campus Unicamp – Campinas/SP.

Data: 03 de Outubro a 05 de Novembro de 2013.

Comentários desativados em Exposição de fotos Queimaduras de 3° Grau visita AFPU

Exposição Arte Arte Naif – Brasil em Cores na FCA – Limeira

A Vila-Obra da artista

A Vila-Obra da artista

No dia 03 de outubro a artista plástica Eliete Tordin inaugura sua exposição Arte Naif – Brasil em Cores, no Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp – FCA.

Eliete Tordin nasceu e viveu na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Com formação autodidata, Eliete possui uma técnica incrível para a elaboração de sua obra, definida como arte naif.

Arte Naif ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte acadêmica.

As principais características da arte naif são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da sutileza, etc. Eliete iniciou sua carreira em 1998, ao realizar sua primeira exposição no Salão de Arte Contemporânea de Campinas, e, a partir de então, vem desenvolvendo uma sólida carreira nacional e internacional.

Na exposição “Arte Naif – Brasil em Cores”, Eliete apresenta uma coletânea de obras que retratam um pouco da paisagem da região em que reside, um bairro de chácaras na cidade de Valinhos, mantendo sempre a forma simples e espontânea.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposições de Arte Arte Naif – Brasil em Cores.

Artista: Eliete Tordin.

Local: Espaço de Arte da FCA – Sala de Convivência do Restaurante Universitária da FCA – Rua Pedro Zaccarias, 1300, Jd. Santa Luiza – Limeira/SP.

Data: 03 de Outubro a 04 de Novembro de 2013.

Horário de visitação: Segunda à sexta, das 11h00 ás 14h00 e das 18h00 ás 19h30.

Comentários desativados em Exposição Arte Arte Naif – Brasil em Cores na FCA – Limeira

Centro de Convenções recebe a exposição Delfim – Espaço Aquático Futurista

Obra da artista em exposição

Obra da artista em exposição

No dia 07 de Outubro a artista plástica Fernanda Pupo inaugura sua exposição Delfim – Espaço aquático futurista, no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp, integrando o projeto Espaço de Arte.

Fernanda Pupo é uma artista contemporânea que desenvolveu sua técnica nos anos em que trabalhou como ilustradora em agências de publicidade e a aperfeiçoou em suas aulas com o Professor Álvaro de Bautista,  no curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, e com Norma Vieira, professora do Tote Espaço Cultural .

Em sua exposição na Unicamp Fernanda apresenta duas técnicas de trabalho com uma única temática:  aquarela sobre papel e  técnica mista com acrílico, óleo e aquarela sobre tela.

“Um trabalho único de muita expressão que vem de um processo criativo que desenvolvo. Os signos pessoais com a aplicação de várias técnicas resultam num bom caminho, mas ainda estou em pleno aprendizado”, diz a artista

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pelo Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte a da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposições itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição de arte “Delfim – Espaço aquático futurista”.

Artista: Fernanda Pupo

Local: Centro de Convenções da Unicamp – Rua Elis Regina, 131, Campus Unicamp – Campinas/ SP.

Data: 07 de Outubro a 06 de Novembro de 2013.

Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 09h às 17h.

Comentários desativados em Centro de Convenções recebe a exposição Delfim – Espaço Aquático Futurista

Obras de Thomaz Perina em exposição na Extecamp

 

Obra em exposição

Obra em exposição

A Exposição do artista Thomaz Perina tem inicio no dia 04 de Outubro no Espaço de Arte da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), e faz parte do projeto Estaço de Arte.

Natural de Campinas, eclético por excelência, divagou pelo campo da pintura,  da decoração, da publicidade, foi educador, cenógrafo e figurinista.

Após destacar-se como artista acadêmico e, posteriormente, contemporâneo, participar da criação do Grupo Vanguarda e ganhar os prêmios mais importantes de sua época, Perina abdica da fama e assume a postura de um simples artista “interiorano”. Porém sua arte continua cada vez mais revolucionária, norteando-se, ao que parece, na origem do primeiro gesto criado do “homo sapiens”.

A essência de um artista está, em grande parte, no olhar original que este desenvolve sabre o seu cotidiano. No caso de Thomaz Perina isso começou desde o primeiro ano de sua infância, quando desenhava nas ruas com carvão.

Em adulto, o artista premiado e consagrado, seguiu explorando novas linguagens e aproximou-se da vanguarda concretista, sempre com temas aparentemente simples. Simplicidade crítica, que se faz presente em todas suas obras, sem falar da valorização que manteve pelos materiais que, para a maioria, eram considerado “lixo”. Retalhos de madeira, papéis de embalagens, pedaço de escultura danificadas, tudo podia evocar uma sensação especial com potencial de ser lido, interpretado e explorado como obra de arte.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade, através de exposições  itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição de arte “ Thomaz Perina”

Artista: Thomaz Perina

Local: Espaço de Arte da Extecamp – Av. Roxo Moreira, 1831, Prédio da Reitoria, Campus Unicamp/SP

Data: 04 de Outubro a 05 de Novembro de 2013

Horário: Segunda à Sexta-feira, das 9h00 às 17h00

 

Comentários desativados em Obras de Thomaz Perina em exposição na Extecamp