Arquivos | agosto, 2014

Tags: , ,

CDC recebe propostas de exposições

ConvocaçãoA Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC) convoca os artistas interessados em realizar exposições de artes visuais nos espaços da Universidade que integram o Projeto Espaço de Arte.

O Projeto Espaço de Arte é uma iniciativa da CDC que teve seu início em 2007, como um subprojeto do programa Unicamp Dia-a-Dia. A intenção era reaproveitar espaços que já possuíam circulação de público, mas que eram subutilizados, transformando-os em espaços expositivos.

Atualmente o projeto conta com 7 (sete) espaços para exposições, com as mais variadas características, sendo eles: Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU); Estação Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara), com duas salas; Centro de Saúde da Comunidade (Cecom); Centro de Convenções – Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC); Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp); e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). As exposições são escolhidas e montadas de acordo com a característica física e de público de cada Espaço de Arte.

Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a equipe da CDC pelo e-mail projart@unicamp.br ou pelo telefone (19) 3521-1732.

Comentários desativados em CDC recebe propostas de exposições

Tags: , , , ,

Unicamp recebe artistas visuais da região para grande encontro

Encontro_GuiaA Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp e o Museu de Arte Moderna de Campinas (MAM-Campinas) promoverão, na próxima segunda-feira (18 de agosto) um encontro de artistas visuais. O encontro, que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, será aberta a todo o público interessado em interagir com artistas da região.

A ideia surgiu em uma conversa entre o artista plástico e presidente interino do MAM, Mário Gravem Borges, e o gestor cultural da CDC, Fabio Cerqueira, que compartilham a curadoria da exposição “Arte Moderna – acervos de arte moderna em Campinas”, que acontece no local até o dia 19 de agosto. A intenção é que os artistas visuais da região de Campinas, ou que tenham atuação na cidade, se encontrem para trocar conhecimentos e experiências em suas vivências artísticas. O público que se interessar em conhecer e interagir com os artistas também podem participar. Os organizadores do evento, que se estenderá das 11h às 17h,  esperam receber um bom público circulante. “Queremos que todos os artistas possam participar, e por isso o horário amplo. Dessa forma, o artista pode escolher o melhor horário para vir de modo a não prejudicar suas atividades”, diz Fabio Cerqueira.

A exposição “Arte Moderna – acervos de arte moderna em Campinas” apresenta uma amostra dos trabalhos desenvolvidos por artistas plásticos com atuação na cidade desde a década de 50 até os momentos atuais dentro de movimentos de arte moderna. A mostra possui obras dos artistas  Adriana Conceição, Afrânio Montemurro, Biojone, Celina Carvalho, Dimas Garcia, Egas Francisco, Enéas Dedecca, Jerci Maccari, João Câmara, Juan Muzzy, Márcio Rodrigues, Marcos Garcia, Mário Bueno, Norma Vieira, Paulo Cheida Sans, Ranchinho, Rodrigo Nucci, Thomaz Perina, Vanderlei Zalochi e Vera Ferro.

A entrada é gratuita.

Data: 18/08/2014
Horário: 11h às 17h
Local: Espaço Cultural Casa do Lago – Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/ SP.
Informações: projart@unicamp.br, (19) 3521-1732

Comentários desativados em Unicamp recebe artistas visuais da região para grande encontro

Ricardo Herz Trio ao vivo, violino popular na Praça do Básico

Foto de Caio Pollazo

Foto de Caio Pollazo

Dia 13 de agosto, às 18h, o Projeto Conexão Cultural realiza mais uma apresentação no Campus da Unicamp, em Barão Geraldo. Desta vez, com um show do renomado Ricardo Herz Trio – violino popular brasileiro.

Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, o “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio” com composições próprias e direção musical de Benjamim Taubkin, o violinista Ricardo Herz , acompanhado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka(violão 7 cordas), tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, marcando o público com sua contagiante presença de palco: são solos endiabrados e melodias marcantes que fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira.

Herz reinventou o violino. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz mostrando a influência dos nove anos em que viveu na França. Dali levou sua música para os quatro cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz. Com Lockwood, tocou nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil.

O projeto Conexão Cultural foi criado para promover a vivência e integração da comunidade universitária nos diversos espaços do campus por meio de uma programação de atividades artísticas, esportivas e recreativas. A organização da Conexão Cultural é da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e faz parte do Programa Campus Tranquilo, que está sendo implantado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

Comentários desativados em Ricardo Herz Trio ao vivo, violino popular na Praça do Básico

Exposição “Arte Moderna” do acervo do MAM-Campinas

MARIA HELENA“Arte Moderna – acervos de arte moderna em Campinas” tem como objetivo exibir o que seria uma amostra do acervo do MAM-Campinas como originalmente concebido. A exposição não se esgota em si mesma e nem tem como objetivo categorizar ou selecionar hierarquia de valores mas, isto sim, registrar possíveis marcos de percurso.

A Mostra acontece no Espaço Cultural Casa do Lago e  pode ser apreciada de 05 a 19 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 09 às 22h.

Comentários desativados em Exposição “Arte Moderna” do acervo do MAM-Campinas

Exposição de Aquarelas “Paisagens Imaginárias” no Cecom

“Uma variedade de paisagens imaginárias em estado de desconstrução. As manchas transparentes da aquarela, os vazios deixados pelo branco do papel, a materialidade dura do grafite, a opacidade do guache e da tinta acrílica, o próprio lastro sugerido por qualquer resquício de paisagem real; desconstroem construindo. Trata-se de combinações de cores, transparências, formas e não-formas, cortes inesperados de margem que, em conjunto, ao deixarem pontos de entrada para a imaginação do espectador preencher as lacunas existentes, constroem os pequenos universos surrealmente retratados e as possíveis histórias presentes em seus respectivos meandros.”

Tudo isso e muito mais pode ser conferido no Espaço de Arte do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) de 08 a 29 de agosto de 2014. Visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Comentários desativados em Exposição de Aquarelas “Paisagens Imaginárias” no Cecom

Exposição “Cuidado, Obras” no Centro de Convenções

TiagoBassani1Alunos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp apresentam a exposição “Cuidado, Obras” no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Unicamp.

“A proposta emerge da construção do pensamento artístico no que tange os processos criativos e poéticos. Um lugar onde os conceitos de construção e desconstrução é iminente e perene. É também uma ironia. Trata do pensamento em processo que se firma e se materializa, o que nos possibilita questionamentos sobre os mundos real e onírico, imbricado na possibilidade plástica/visual dessa afetação/estado real.”

Participam da mostra os artistas Bárbara Clemente, Caroline Heldes, Letícia Lopes e Tiago Bassani.

Exposição poderá ser visitada de 07 a 29 de agosto, das 09h às 17h.

Comentários desativados em Exposição “Cuidado, Obras” no Centro de Convenções