Arquivos | maio, 2015

Espaço da Escrita oferece curso básico de redação científica

CursoO Espaço da Escrita oferece aos docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Unicamp, o curso básico “Método Lógico para Redação Científica”, dia 21 de setembro, às 9 horas, no auditório III do Centro de Convenções da Unicamp. O curso terá 8 horas/aula e será ministrado pelo professor Gilson Luiz Volpato (UNESP/Botucatu). Ele foi organizado para todos que queiram aprender  do zero ou aperfeiçoar a escrita de textos acadêmicos desde a perspectiva da ciência empírica. Mais detalhes pelo e-mail workshops.escrita@reitoria.unicamp.br ou no site: http://www.cgu.unicamp.br/espaco_da_escrita/workshop_metodoLogicoRedacaoCientifica1.php

Comentários desativados em Espaço da Escrita oferece curso básico de redação científica

III Congresso ANEL

ANELEntre os dias 4 e 7 de junho irá acontecer em Campinas, São Paulo/Brasil, o III Congresso Nacional da  ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre!). É com enorme prazer que convidamos estudantes e jovens de todos os países para participar, fortalecendo nossa solidariedade internacional na luta pela educação pública e os direitos da juventude.
A ANEL foi fundada em 2009 para organizar as lutas estudantis e da juventude, tendo como princípios a independência política de todos os governos, a aliança com os trabalhadores, democracia de base e ação direta. A entidade surgiu como alternativa à UNE (União Nacional dos Estudantes), que desde a eleição do governo do PT em 2002 deixou de ser um instrumento dos estudantes para servir como um instrumento do governo e do Estado contra nossa mobilização. Já foram diversas lutas, campanhas, greves, onde a ANEL sempre esteve presente. Desde Junho de 2013, quando milhões foram às ruas protestar contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, exigindo dinheiro para saúde, educação e transportes, os trabalhadores e a juventude brasileiros têm avançado em sua organização e luta. É nesse contexto que realizaremos o III Congresso Nacional da ANEL.

Mais informações no link: http://anelonline.com/iii-congresso/muitos-jovens-uma-so-luta

Comentários desativados em III Congresso ANEL

Exposição Coletiva “_ _ _ _”

Guia A exposição “_ _ _ _” reúne os artistas e alunos do Instituto de Artes da Unicamp André Aiello, Allan Yzumizawa, Lucas Melo e Tiago Bassani em uma perseguição poética aonde o desenho, em suas múltiplas formas de se dar, busca fixar o imaterial, do poder do gesto, dos ecos, do rastro do que foi e do que ainda está por vir. Esse encontro tem como objetivo apresentar os diferentes discursos do desenho emancipado, que conquistou um território próprio que nos convida a trilhar por essas impermanências.

Segundo a curadora Caroline Heldes, “Quando uma linguagem transforma-se alcançando a autonomia para hibridizar-se com outros meios, fragmentando-se e expandindo suas perspectivas, essa linguagem não é mais a mesma. A linha, o traço, o desenho, são a materialização imediata e pura do pensamento a fim de estabelecer um legado.”

“_ _ _ _” é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, em parceria com o CIS-Guanabara. A mostra poderá ser vista na Estação Guanabara de 03 a 30 de Junho, com abertura no dia 02, às 20h.

Comentários desativados em Exposição Coletiva “_ _ _ _”

Exposição “Campo e Figura: experiências fotográficas”, de Bárbara Chambon

Guia CAMPO E FIGURA: EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS nasce de uma pesquisa teórica aliada à produção prática pessoal sobre os métodos de impressão fotográfica do século XIX, partindo da história dos processos até chegar à sua reprodução em ateliê.

A fotografia no âmbito experimental físico químico traz a interferência direta do fotógrafo na imagem revelada e impressa, abrindo espaço para uma remodelação, espontânea ou intencional, que questiona o que é próprio e o que é fotográfico.

Ao retornar a esses processos, a imagem fotográfica se despe do seu caráter simplista de registro e entra no campo de construção visual onde o não previsto instiga a produção de um conjunto de mesmas imagens, por diferentes processos, resultando em impressões únicas.

CAMPO E FIGURA: EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, em parceria com o Espaço Cultural Casa do Lago e com o CIS-Guanabara. A mostra poderá ser vista na Casa do Lago de 11 a 21 de maio, com abertura no dia 11, às 12h30; e na Estação Guanabara de 02 a 30 de Junho, com abertura no dia 02, às 20h.face

Comentários desativados em Exposição “Campo e Figura: experiências fotográficas”, de Bárbara Chambon

Exposição “Tessitura”, de Tetê Pacetta

Guia Os tecidos carregam em suas tramas, desde os tempos primitivos, histórias que dialogam com as culturas dos povos. Envolto em muitos aspectos da sociedade, o têxtil pode caracterizar os mais diversos simbolismos sociais.

Os tecidos permeiam a vida do nascimento à morte, em todos os ambientes, em qualquer situação; tornam a sobrevivência possível, a vida mais confortável; podem definir status social; já foram símbolo de revoluções. Eles escodem e revelam.

Buscando se aproximar do universo multicultural do material, a artista visual Teresa (Tetê) Pacetta escolheu estampas, padronagens e arrumações inusitadas de tecidos para sua TESSITURA, exposição individual que traz obras de acrílica sobre tela, aquarela, grafite, fineart e seda, em suportes de dimensões variadas.

TESSITURA, com curadoria de Fabio Cerqueira e Ligia Testa, é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, em parceria com o CIS-Guanabara, e tem vernissage no dia 5/5, terça-feira, às 20h05, na Estação Guanabara, localizada à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP. A exposição estende-se até 28/05.Face

Comentários desativados em Exposição “Tessitura”, de Tetê Pacetta

Exposição “Supernova: o desvendar de presságios”, de Jean Nascimento

Jean_GuiaO jovem artista plástico campineiro Jean Nascimento apresenta no Projeto Espaço de Arte a sua mostra “Supernova: o desvendar de presságios”.

Jean Nascimento tem concepção artística futurista. Para seu trabalho, Jean, também conhecido artisticamente como Mtron, retrata objetos não reais ou que não podem ser observados no presente. Utiliza-se como inspiração de elementos das culturas do Mediterrâneo e da imaginação lúdica dos sonhos. A forma geométrica, muito presente em suas obras, tem relação com a ficção científica, e remete ao universo metafísico.

Nesta exposição, Jean apresenta uma série de desenhos inspirados no conceito do equilíbrio entre opostos.

As obras podem ser conferidas nos seguintes espaços:

Espaço de Arte do Cecom – 06 de março a 1 de abril
Espaço de Arte da FOP – 13 a 30 de abril
Espaço de Arte do CPQBA – 08 a 29 de maio

Para mais informações, entrar em contato através do e-mail projart@unicamp.br.

Comentários desativados em Exposição “Supernova: o desvendar de presságios”, de Jean Nascimento