Arquivos | julho, 2015

Fóruns Permanentes Ciência, Tecnologia e Inovação

folder-tecno470_0

Com o tema “Educação, Tecnologia, Arte e Comunicação: em busca de um novo olhar multidisciplinar de ensino e aprendizagem”, no dia 6 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece a próxima edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será transmitido (ao vivo) pela TV Unicamp e está sob a responsabilidade do professor João Vilhete D’Abreu. Programação, inscrições e outras informações pelo link, telefone 19-3521-4759 ou e-mail.

RESUMO – A área de Educação pressupõe diálogos permanentes com diferentes saberes e, particularmente com as áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias Educacionais e Arte. A complexidade do conhecimento e o amplo acesso a informações no mundo moderno exigem, cada vez mais, repensar a Educação numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar. Neste sentido, o Fórum pretende refletir sobre a integração desses saberes para a leitura critica do mundo e de novas formas de apropriação de conteúdos transversais nas escolas. Este Fórum pretende, portanto, a partir de práticas de ensino e experiências de pesquisas com saberes múltiplos, lançar novos desafios para repensar o processo educativo, de forma dialógica e autônoma. As práticas pedagógicas baseadas em Investigação, no uso de experiências criativas de Arte-Educação, das Tecnologias de Informação e Comunicação e na utilização da Mídia na Escola, tem se revelado como recursos fundamentais no processo de construção do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia. A proposta é debater a filosofia, as vertentes teóricas e praticas pedagógicas utilizadas por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.  A ideia é ampliar a aproximação das áreas: Educação, Comunicação, Arte e a Informática Educacional, consideradas essenciais para repensar a Educação e promover a melhoria do ensino, numa perspectiva critica e cidadã.

 

 

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Ciência, Tecnologia e Inovação

Fóruns Permanentes Vida e Saúde

forumvidaesaude470“Doenças Negligenciadas: do Diagnóstico ao Tratamento” –

Fórum Permanente de Vida e Saúde acontece no dia 5 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento está sob a responsabilidade do professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). O Fórum será transmitido pela TV Unicamp.  Inscrições, programação e outras informações no site.

Resumo – A esquistossomose, doença de chagas, leishmaniose e malária, hanseníase, dengue e filariose são algumas das doenças classificadas como negligenciadas, ou seja, fazem parte de um grupo de enfermidades que é alvo de pouca, ou quase nenhuma, inovação tecnológica e científica. Uma possibilidade factível do fórum permanente é possibilitar a convergência de estudos e pesquisas que possam ser utilizados para o desenvolvimento de novos métodos de diagnósticos e para o tratamento das doenças.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Vida e Saúde

Semana de Computação – SECOMP – UNICAMP 2015

As entidades estudantis dos cursos de Computação da Unicamp (Associação Atlética Acadêmica da Ciência e Engenharia de Computação – AAACEC, Centro Acadêmico da Computação – CACo e a Conpec – Empresa Júnior) promovem entre os dias 03 e 07 de agosto, em Campinas, a Semana de Computação 2015. O evento contará com apoio do IC – Instituto de Computação e da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Idealizada com o objetivo de estreitar o relacionamento entre estudantes e o mercado de trabalho, a Semana de Computação reunirá alunos dos cursos de tecnologia e computação da Unicamp e de todo o Brasil, representantes de empresas da região e interessados no cenário tecnológico em uma série de palestras, lightning talks, minicursos e mesas de debate. Ocorre em paralelo com X Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica, promovido pelos alunos de pós-graduação do IC.

A realização da Semana da Computação 2015 marca a união entre a associação das empresas de software da região e as entidades estudantis de computação da Unicamp visando a criação de uma agenda relevante para a discussão de temas referentes à tecnologia, empreendedorismo e mercado de trabalho.

A Semana da Computação acontecerá nas dependências da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e do Instituto de Computação da Unicamp. No dia 03 de agosto haverá a Abertura do evento no Auditório III do Centro de Convenções da UNICAMP.

Comentários desativados em Semana de Computação – SECOMP – UNICAMP 2015

18ª Semana de Engenharia Elétrica

Semana de Engenharia Elétrica – Evento que a cada ano atrai alunos e empresas de diversas regiões do Brasil para palestras, debates, minicursos, etc, acontece de 3 a 7 de agosto. A abertura oficial será no auditório I do Centro de Convenções. O evento contará com uma Feira de recrutamento realizada em parceria com as Semanas da Engenharia Mecânica e da Computação. Na Feira, diversas empresas oferecerão seus programas de estágio e trainee.  Mais detalhes no site www.seeunicamp.com.br ou e-mail unicampsee@gmail.com

Comentários desativados em 18ª Semana de Engenharia Elétrica

18ª Semana de Engenharia Química

seqSemana de Engenharia Química – De 3 a 8 de agosto será realizada a 18ª Semana de Engenharia Química da Unicamp com o tema  “Liderando Transformações”. Entre as propostas, ocorrerão palestras, visitas técnicas e confraternizações. O objetivo é promover a interação entre alunos e empresas.  Nos dias 03, 4, 6 e 8 de agosto os eventos serão realizados no Auditório III do Centro de Convenções da UNICAMP. Para mais informações acesse o site http://www.seq.com.br/.

Comentários desativados em 18ª Semana de Engenharia Química

Exposição “Pinuras e Gravuras: momentos, amores, situações cotidianas”, de Matheus Youssef Chabchou.

Matheus_GuiaPontos de luz são responsáveis pelo contraste que fixa nossa atenção na rápida olhada. Da penumbra, surgem animais coloridos e enigmáticos; cores, sombras, figuras que se insinuam de um acaso pensado.

Os animais noturnos de Matheus Youssef Chabchou surpreendem por seu mistério, pelo enigma que nos provoca a busca insesante por uma resposta: a noite é mesmo tão bela?. Surpreendem também pela riqueza de detalhes e cores que se misturam em um caos gráfico.

Os animais noturnos e muitas outras obras do artista plástico e aluno do Instituto de Artes da Unicamp (IA) poderão ser visitadas na mostra “Pinturas e Gravuras: momentos, amores, situações cotidianas”, que passarão pelos Espaços de Arte do Cecom e do CPQBA.

O Projeto comlpeto é composto, principalmente, por duas séries de trabalhos experimentais. A primeira, composta por cinco pinturas, tem como inspiração as pequenas rodas de samba que se formam ao acaso nos “butecos” da vida, assim chamada a série de” O negro é a raiz da liberdade”, o nome foi tirado dum fragmento da canção “Sorriso Negro” gravado por Dona Ivone Lara em 1981.

A segunda série, chamada “Bixo solto”, composta por cinco xilogravuras, desenvolveu-se dos encontros inesperados com bixos, seres noturnos, que povoam e anunciam livremente a noite e o novo dia. Além da série entra no projeto outros seis trabalhos em xilogravura cahamados: “Os fora de série”.

Momentos, amores, situações cotidianas. Pequenos momentos da vida, em que podemos compartilhar e observar a alegria e a solidão de cada ser. Pequenos trabalhos de pequenos momentos que tentam demonstrar uma grande carga afetiva do artista com os amigos alí retratados, um agradecimento a vida por podermos compartilha-la.

EXPOSIÇÃO: PINTURAS E GRAVURAS: MOMENTOS, AMORES, SITUAÇÕES COTIDIANAS
Local: Centro de Saúde da Comunidade – CECOM – Unicamp.
Visitação: 07 a 28 de agosto de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h

Local: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA – Paulínia/ SP
Visitação: 09 a 30 de novembro de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, as 09h às 17h

Comentários desativados em Exposição “Pinuras e Gravuras: momentos, amores, situações cotidianas”, de Matheus Youssef Chabchou.