Arquivos | agosto, 2015

Inauguração do Curso de Coreano

No dia 2 de setembro, às 14h30, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece a cerimônia de inauguração do Curso de Coreano do Instituto King Sejong. Interessados em participar e conhecer a língua e a cultura coreana podem se inscrever de 6 de agosto a 8 de setembro, no site da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O curso será realizado de 12 de setembro a 30 de novembro, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O diretor do Instituto King Sejong é o professor Yoon Kil Chang, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones (19) 3521-4646/3521-1520 ou e-mail kimpassion@yahoo.com. 

Comentários desativados em Inauguração do Curso de Coreano

XIII Seminário Internacional Paulo Freire

 

paulofreire470

O XIII Seminário Internacional Paulo Freire acontece nos dias 1 e 2 de setembro. O evento é organizado pela professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, e coordenado por Francisco Genezio Lima de Mesquita, do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU). A abertura do evento ocorre às 9 horas, no dia 01 de setembro, no Centro de Convenções da Unicamp. Além das exposições de artesanatos indígenas e mesas de debate, no dia 2 de setembro, na Praça da Paz, haverá o 1º Festival de Hip Hop. Para mais detalhes acesse o link http://www.stu.org.br/xiii-seminario-internacional-paulo-freire-1-e-2-de-setembro-de-2015/

Comentários desativados em XIII Seminário Internacional Paulo Freire

UNICAMP de Portas Abertas – UPA 2015

 logo_upa2015_full_01
A UPA 2015 será realizada no dia 29 de agosto, das 9 às 17 horas.

Os institutos terão uma programação específica para mostrar seus cursos e os projetos dos quais alunos de graduação e de pós-graduação participam.

Além disso, haverá palestras sobre o Profis, os apoios sociais aos estudantes e sobre a mobilidade estudantil. Cabe observar que a Unicamp tem se empenhado, nos últimos 5 anos, em promover intercâmbios acadêmicos com Universidades do exterior.

Maiores informações no site www.upa.unicamp.br – Programação.

Comentários desativados em UNICAMP de Portas Abertas – UPA 2015

V Congresso da SOFELP

 

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2015 terá lugar na universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas, o V Congresso da SOFELP – Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa cujo tema central será: O papel formativo da Filosofia.

O evento é promovido pela SOFELP, pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, tendo como objetivo debater a respeito das possibilidades de contribuição da Filosofia na formação de crianças e jovens nos Ensino Fundamental e Médio, dos futuros profissionais no Ensino Superior e, de modo especial, na formação dos Educadores.

Muito se tem falado e escrito a respeito da importância da Filosofia na formação humana e especialmente na formação das novas gerações, ainda que os caminhos atuais da sociedade apontem para direção, se não oposta, ao menos de não valorização da presença da Filosofia (e das Humanidades em geral) nos processos formativos. Os discursos educacionais têm apontado com mais ênfase para a formação direcionada ao mercado de trabalho e têm deixado de lado ou mesmo silenciado a respeito da necessidade de formação para o “mercado” mais importante que é o das trocas ou das interações humanas. Que entendimentos de formação humana têm presidido as propostas educacionais? Que entendimentos relativos às contribuições da Filosofia têm estado presentes nas falas que a propõem como componente necessário nos vários níveis da educação formal e na vida em geral das pessoas?

Há entendimentos diversos presentes nos mais variados discursos educacionais relativos à formação humana e relativos ao papel da Filosofia aí (pois é disso que se trata). Que entendimentos são esses? Como trabalhar com eles e como vê-los na ótica da própria Filosofia?

Trata-se de temática pertinente à área da Filosofia da Educação e o convite é para que os profissionais desta área venham trazer suas contribuições ao debate e também para encaminhamentos produtivos relativos ao papel formativo da Filosofia.

O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 no Centro de Convenções e no dia 28 no Instituto de Artes, na UNICAMP.

Confira a programação…

Comentários desativados em V Congresso da SOFELP

Fóruns Permanentes Ciência, Tecnologia e Inovação

O Fórum “Narrativas digitais: diferentes abordagens e possibilidades” acontece no dia 25 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento está sob a responsabilidade do professor José Armando Valente. O objetivo do Fórum é criar um espaço de discussão para que especialistas das áreas de Artes, Computação, Educação e Estudos das mídias, possam abordar a temática sob diferentes pontos de vista, contribuindo para o aprofundamento e a sua disseminação como atividade educacional, estética e computacional. Consulte o programa completo na página eletrônica. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-4759 ou e-mail sonia.mazzariol@reitoria.unicamp.br

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Ciência, Tecnologia e Inovação

Exposição “Arte 117 – Antropoantro 15 anos”

Foto artistasO grupo Antropoantro é formado por artistas residentes e atuantes na cidade de Campinas e no distrito de Barão Geraldo. Este grupo se reuniu, inicialmente, para participar de seminários conduzidos por Carlos Fajardo, a partir de 1999 até 2004, no Sílvia Matos Ateliê de Criatividade. Como resultado destas reuniões, formou-se um grupo, realizando sua primeira exposição em 2000, chamadaGradeação, no  Ateliê. A partir de 2002, com a exposição Kairós, o grupo passa a se chamarAntropoantro e continua trabalhando em vários projetos.

A exposição que acontecerá na Estação Guanabara, na cidade de Campinas, com coquetel de abertura para convidados no dia 1 de setembro às 20h, comemora os 15 anos de existência do grupo e encerra o PROJETO ARTE 117, que envolveu 117 artistas plásticos e realizou  exposições de arte em quatro cidades do Estado de São Paulo: Santos, Bragança Paulista, Santo André e São Paulo, sob curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, coordenação geral da produtora cultural Carmen Pousada e realização da Cooperativa de Produção de Arte e Cultura – Coopcult e do Governo do Estado de São Paulo através do ProAC ICMS.

Serão apresentados trabalhos das artistas Beth Schneider, Ines Fernandez, Lalau Mayrink, Olivia Niemeyer, Silvia Matos, Vane Barini e Tina Gonçalez, que ora integram o Antropoantro, assim como obra criada pelo grupo completo e trabalhos das artistas convidadas Alice Grou e Suzana Mas, que já integraram o grupo em passado recente, destacando-se a obra “Buldog e o Cubo Branco” de autoria do Prof. Dr. Marco do Valle, convidado especial da exposição.

EXPOSIÇÃO: ARTE 117 – ANTROPOANTRO 15 ANOS
Local: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo – Campinas/ SP
Abertura: 01º de setembro de 2015, 20h
Visitação: até 01º de outubro de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Atividade gratuita

Comentários desativados em Exposição “Arte 117 – Antropoantro 15 anos”