Arquivos | novembro, 2015

CONGRESSO E SIMPÓSIO DE CIÊNCIA DO DESPORTO

 O VI Congresso de Ciência do Desporto e V Simpósio Internacional de Ciência do Desporto acontecem, de 2 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções da Unicamp. Mais detalhes na página eletrônica do evento http://www.fef.unicamp.br/fef/ccd2015

Comentários desativados em CONGRESSO E SIMPÓSIO DE CIÊNCIA DO DESPORTO

Prêmio PAEPE 2015

 

image

Projetos vencedores serão anunciados e premiados dia 30/11/2015

Os melhores projetos de cada Unidade/Órgão ou grupo de Unidades e Órgãos, os 10 indicados ao prêmio maior e os 3 melhores da Unicamp serão conhecidos no dia 30/11, a partir das 13h, no Centro de Convenções.

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, criado em 2011, é uma iniciativa da Reitoria da Unicamp que ocorre anualmente. Nele, são premiados os servidores técnicos e administrativos que se destacaram por meio de iniciativas e projetos que, de alguma forma, tenham contribuído para a melhoria da instituição nos últimos cinco anos.

O objetivo do Prêmio é, primeiramente, divulgar as iniciativas e os projetos dos servidores e, com isso, incentivar a realização de outros no futuro.

A premiação possui duas categorias: “Melhor Projeto da Unidade/Órgão” (ou grupo de Unidades e Órgãos) e “Melhor Projeto da Universidade”.

Apresentações

Em outubro, a Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU) ofereceu o curso “Elevator-Pitch“, sobre técnicas de apresentação. Ministrado por André Fossa, fundador da Million Dollar Pitches, contou com 80 participantes.

Como os 10 projetos indicados pela Comissão Geral deverão ser apresentados – oralmente – para o Júri, o Comitê Organizador do Prêmio PAEPE e a AFPU adotaram a iniciativa para auxiliar os servidores escalados para expor os trabalhos. Esses 10 projetos foram indicados pela Comissão Julgadora Geral e estão sendo analisados pelo Júri.

Cada apresentação deverá durar, no máximo, 5 minutos. Nelas, o Júri avaliará os seguintes critérios:

  • Sequência: introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão
  • Clareza e segurança nas colocações
  • Criatividade

Evento de premiação

Os melhores projetos de cada Unidade/Órgão ou grupo de Unidades e Órgãos, os 10 indicados ao prêmio maior e os 3 melhores da Unicamp serão conhecidos no dia 30/11, a partir das 13h, no Centro de Convenções.

Comentários desativados em Prêmio PAEPE 2015

Colóquios Unicamp Ano 50 – Lógica e Pensamento Crítico

 

coloquios-010915

Os cinquenta anos que completaremos em 05 de outubro de 2016 são significativos para a universidade e a sociedade brasileira. A Universidade Estadual de Campinas, dentre as comemorações, que se estenderão por um ano a partir de outubro de 2015, propõe como um de seus eventos estes COLÓQUIOS UNICAMP ANO 50.

Uma das principais características da UNICAMP tem sido buscar caminhos inovadores para o desenvolvimento de suas atividades-fim. A difusão dos conhecimentos nela gerados por seus docentes e pesquisadores contribui para o cumprimento de seu papel socioeducacional.
Acreditamos ser importante uma reflexão interdisciplinar junto com nossos colegas do Ensino Fundamental e Médio. Nas palestras proferidas por docentes da UNICAMP nestes COLÓQUIOS UNICAMP ANO 50, consideramos fundamental compartilhar a discussão de temas e assuntos contemporâneos relevantes para a educação, as artes, a ciência e a cultura, trocando ideias de forma coloquial.

 

Lógica e Pensamento Crítico – Profa. Dra. Itala M. Loffredo D’Ottaviano

Iniciaremos esta palestra por uma discussão sucinta sobre o desenvolvimento histórico da Lógica, considerada como a ciência do raciocínio, o estudo da razão. A partir das leis básicas do pensamento aristotélico analisaremos o significado lógico de contradição, consistência, inconsistência e completude, e sua relevância para o paradigma lógico-clássico da racionalidade durante mais de vinte séculos. Entretanto, com a criação das lógicas não clássicas, a partir das primeiras décadas do século XX, sabemos que é possível a derrogação de princípios lógicos aristotélicos sem a quebra da racionalidade e do pensamento crítico. Discutiremos as características da lógica contemporânea, da lógica dita “matemática” e das lógicas não clássicas, e seu papel nos fundamentos da matemática e das ciências em geral.

Doutora em Matemática, UNICAMP, com pós-doutorado nas Universidades da Califórnia, Stanford e Oxford. É Professora Titular em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da UNICAMP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Atua nas áreas de Lógica e Epistemologia, em especial em Lógicas Não Clássicas, Lógica Paraconsistente e Teoria da Auto-Organização. Foi Secretária de Educação de Campinas, Presidente da Sociedade Brasileira de Lógica e do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic; Vice-Presidente da Associação de Docentes, Diretora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, Coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNICAMP; e Professora Visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. É membro eleita da Academia Brasileira de Filosofia e da Académie Internationale de Philosophie des Sciences.

AGENDE-SE

 Quando: 28 de novembro de 2015
Horário: Sábado – 8h30 às 13h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
 O que: Colóquio

Comentários desativados em Colóquios Unicamp Ano 50 – Lógica e Pensamento Crítico

PERSPECTIVAS UNICAMP 50 ANOS

perspectiva-04-240915

 

Clima, Ambiente, Água e Energia

– O objetivo desta mesa é discutir um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos. Serão enfatizados três dos principais temas a ele relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos; e a crise hídrica e energética.

09h – 12h
Mudanças Climáticas Globais
O objetivo desta mesa é discutir um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos. Serão enfatizados três dos principais temas a ele  relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos.
Jurandir Zullo Jr. – UNICAMP/CEPAGRI
Coordenador
Possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), Mestrado em Pesquisa Operacional (1990) e Doutorado em Engenharia de Computação e Automação (1994), todos pela UNICAMP. É pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da UNICAMP desde 1987, tendo sido Diretor do Centro de 2002 a 2008. Foi Assessor Científico da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da UNICAMP de 2009 a 2013, assumindo a Coordenadoria a partir de 2013. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em planejamento agrícola, agrometeorologia, sensoriamento remoto, processamento de imagens, zoneamento agrícola e mudanças climáticas. É membro senior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE, EUA).
Arlindo Philippi Jr. – USP/FSP e CAPES
Tem Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular na Faculdade de Saúde Pública (FSP)da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FSP da USP e exerceu a função de Prefeito na Prefeitura do Campus USP da Capital, tendo sido Pró-Reitor e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP. É Diretor de Avaliação da CAPES e Membro de seu Conselho Superior. Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Conselho Deliberativo do Interdisciplinary Investigation Center on Climate Change (INCLINE). Atua em áreas com ênfase em política, planejamento e gestão ambiental. Além das atividades acadêmicas, exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na SVMA, e coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT.
Mohamed Habib – UNICAMP/IB
É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria, Egito (1964), com Mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UNICAMP (1976). É Professor Titular da UNICAMP desde 1986. Atua nas áreas de ecologia aplicada, entomologia econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e agroecologia. Na UNICAMP, foi Diretor do Instituto de Biologia (IB) por duas vezes (1990-1994 e 2002-2005), Coordenador de Relações Internacionais (1998-2002) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (de maio/2005 a janeiro/2012). Atualmente, é também professor de Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nas áreas de ecologia e desenvolvimento sustentável.
Robert Frodeman – University of North Texas, EUA
É Diretor do Centro para o Estudo da Interdisciplinaridade e Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da University of North Texas. É especialista em filosofia ambiental, interdisciplinaridade e política da ciência. É PhD em Filosofia pela Penn State University e Mestre em Geologia pela University of Colorado. Atuou também nas Universidades do Texas, do Tennessee, e do Colorado. Foi consultor por oito anos no United States Geological Survey (USGS), Professor de Humanidades na School of Mines do Colorado e fellow na University of Lancaster, Inglaterra. É editor chefe do Oxford Handbook of Interdisciplinarity.
14h – 18h
Crise Hídrica e Energética
Serão analisados os seguintes temas:
•A situação nacional da água, Amazônia, NE e SE, problemas centrais para o consumo humano e produtivo;
•A crise energética nacional;
•Os recursos hídricos e o quadro das RM’s de São Paulo e Campinas.
Luís Augusto Barbosa Cortez – UNICAMP/FEAGRI e NIPE
Coordenador
Engenheiro Agrícola pela UNICAMP (1980), Mestrado pela Université Laval, Canadá (1984) e Doutor pela Texas Tech University, EUA (1988). Foi Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da UNICAMP (1997-2002 e 2012-2013). É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da UNICAMP, Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da UNICAMP e Coordenador Adjunto de Programas Especiais da FAPESP. Tem experiência em bioenergia, atuando nas áreas de etanol de cana-de-açúcar e pirólise de biomassa.
 
Francisco Carlos Lahoz – Agência de Água PCJ
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP (EEP/FUMEP). Mestre em Irrigação e Drenagem pela USP. Tem diversos cursos de especialização no Brasil e Exterior (meio ambiente e recursos hídricos); Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). Membro do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH). É docente na  Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP (EEP/FUMEP).
Ildo Luis Sauer – USP/IEA
Engenheiro Civil pela UFRGS, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela UFRJ (1981) e Doutor em Engenharia Nuclear pelo MIT (EUA). É Professor Titular da USP. Ex-Diretor da Petrobrás. Tem vasta experiência na área de energia, com ênfase em organização da indústria de energia e organização da produção e apropriação social de energia, notadamente em petróleo e gás natural.
Vicente Andreu Guillo (ANA)
Estatístico e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.  Funcionário concursado da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Ex-Presidente da Usina Termoelétrica Nova Piratininga Ltda. e da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA) em Campinas. Foi também  Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade de Campinas.

AGENDE-SE

 Quando: 26 de novembro de 2015
Horário: 9h-18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Comentários desativados em PERSPECTIVAS UNICAMP 50 ANOS

REFLETIR

img_logo_refletir_150303_gCom o tema “Assédio moral: a Unicamp não pode conviver com isso!”, a Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) realiza, dia 25 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções, a segunda edição do evento REFLETIR – Encontro Permanente sobre vivência e gestão na Unicamp. O objetivo é criar um espaço de discussão sobre questões relativas à gestão, informação e vivência no Campus. O evento tem como público-alvo servidores, alunos, pesquisadores e docentes.

Interessados em participar devem enviar e-mail pararefletir@reitoria.unicamp.br, com o assunto “INSCRIÇÃO 2º REFLETIR”. No corpo do e-mail informar: nome completo, vínculo com a Universidade e respectivo setor/órgão. Consulte a programação completa no link.

Comentários desativados em REFLETIR

XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical – SBCM

Home

COMPUTAÇÃO MUSICAL

– O XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM) será realizado no dia 23 de novembro, das 9 às 22 horas, no Centro de Convenções e no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A organização é do professor Jose Eduardo Fornari Novo Junior, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NiCS). O público-alvo do evento são estudantes, professores e interessados em música, computação  e tecnologia.

As atividades do SBCM estão organizadas de acordo com o tema computação musical ultrapassando fronteiras de processamento de sinais e modelos computacionais. Desde os primórdios deste campo de pesquisa, transitando entre experimentos eletroacústicos, sistemas complexos de geração sonora e interfaces homem-máquina, processamento de sinais e modelos computacionais sempre tiveram um papel preponderante. Contudo, o tema proposto para este SBCM abre espaço para a discussão associada a outros aspectos também inerentes ao campo da computação musical, como matemática, criatividade, significado estético, realidade virtual e redes sociais.

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônicahttp://compmus.ime.usp.br/sbcm2015/node/2, telefone 19-3521-7923 ou e-mail beth@nics.unicamp.br

Comentários desativados em XV Simpósio Brasileiro de Computação Musical – SBCM