Arquivos | julho, 2016

SECOMP 2016

As entidades estudantis dos cursos de Computação da Unicamp (Associação Atlética Acadêmica da Ciência e Engenharia de Computação – AAACEC, Centro Acadêmico da Computação – CACo e a Conpec – Empresa Júnior) promovem entre os dias 01 e 05 de agosto, em Campinas, a Semana de Computação 2016. O evento contará com apoio do IC – Instituto de Computação e da FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Idealizada com o objetivo de estreitar o relacionamento entre estudantes e o mercado de trabalho, a Semana de Computação reunirá alunos dos cursos de tecnologia e computação da Unicamp e de todo o Brasil, representantes de empresas da região e interessados no cenário tecnológico em uma série de palestras, lightning talks, minicursos e mesas de debate. Ocorre em paralelo com o XI Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica, promovido pelos alunos de pós-graduação do IC.

A realização da Semana da Computação 2016 marca a união entre a associação das empresas de software da região e as entidades estudantis de computação da Unicamp visando a criação de uma agenda relevante para a discussão de temas referentes à tecnologia, empreendedorismo e mercado de trabalho.

A Semana da Computação acontecerá nas dependências da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e do Instituto de Computação da Unicamp, nos dias 01 e 03 de agosto as atividades serão no Centro de Convenções da UNICAMP.

Comentários desativados em SECOMP 2016

19ª Semana de Engenharia Química – SEQ

SEMANA DE ENGENHARIA
QUÍMICA DA UNICAMP

 

Entre os dias 1 e 6 de agosto acontece a 19ª Semana de Engenharia Química (SEQ) da Unicamp. O evento, que é organizado por alunos da Empresa Junior de Engenharia Química (Propeq) e pela Atlética Unicamp, tratará das escolhas de impacto que o engenheiro químico realiza em suas atuações profissionais e sociais.

A SEQ é direcionada aos estudantes de engenharia química em âmbito nacional e contará com a participação de empresas como a Petrobras, Basf, Merck, Braskem, Tetra Pak, Ingredion, entre outras.

A Semana terá palestras técnicas, cursos, visitas técnicas, workshops, palestras institucionais e até uma feira de recrutamento.

Nas edições anteriores, a Semana de Engenharia Química contou com palestras especiais de Mário Sérgio Cortella, Mônica Iozzi, Ozires Silva, José Luiz Datena, Leila Navarro entre outras personalidades de renome.

A SEQ-Unicamp já recebeu, por duas vezes, o Prêmio de Qualidade da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones 19-3521-3979/3521-0357, e-mail semana.eq@gmail.com ou na página eletrônica.

Comentários desativados em 19ª Semana de Engenharia Química – SEQ

PIBIC-EM

PRP ORGANIZA
CERIMÔNIAS DO PIBIC-EM

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), organiza no dia 29 de julho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, a cerimônia de encerramento da 9ª turma e a de recepção da 10ª turma dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIB-EM).

A finalidade do Programa é atrair jovens talentos do ensino médio da rede pública de Campinas e região, para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica, sob a orientação de professores e pesquisadores da Unicamp.

Comentários desativados em PIBIC-EM

Exposição “Diferentes & Iguais”, de Crispim A. Campos

Guia2A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp apresenta a exposição “Diferentes & Iguais, do artista plástico Crispim Antonio Campos, com oparte do Projeto Espaço de Arte. Exposição fica aberta para visitas no Centro de Convenções da Unicamp no período de 01º a 26 de agosto, e depoisocupa o saguão da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP, de 05 a 27 de setembro.

Crispim é daqueles artistas desinteressados em aprimorar técnicas de pintura. Gosta de explorar sua criatividade com traços soltos e pinceladas rápidas, influência (quem sabe) do Grupo Vanguarda, que ele estudou incansavelmente durante seu mestrado na Faculdade de Educação da Unicamp, que fica evidente em seu trabalho. O figurativismo de Mário Bueno, as paisagens de formas simplificadas de Perina; síntese de cores e formas são suas características principais. Corpos, animais, prédios, montanhas, silêncios  e narrativas.

A liberdade é própria de quem tenta encarar a vida de forma lúdica. A pintura é uma das fugas da compenetrada vida acadêmica – professor, pesquisador notório. A liberdade nos traçados e pinceladas contrastam com as buscas da figura, pois Crispim não consegue se desvencilhar do mundo natural, e neste mundo ele vive seus anseios e retrata os cotidianos. Não prima pela busca temática, seja ela social ou política, mas eleva seus pensamentos para se inspirar num mundo perene.

Sua pesquisa acadêmica influencia em muito seus trabalhos. Os textos e seminários sobre a deficiência o provocam e o estimulam a tentar representar a realidade da vida das pessoas com deficiência, com quem já teve contato, e assim busca provocar o debate sobre o inconsciente existente na deficiência. Se para Freud, “o estranho seria sempre algo que não se sabe como abordar” considerando ainda, que “a estranheza nos é sempre familiar” – Crispim tenta mostrar que o estranho está dentro de cada um de nós, e que a perfeição é pura artificialidade.

Crispim Antonio Campos é autodidata e pinta desde 1992, quando estudava o Grupo Vanguarda, importante movimento artístico de Campinas, em seu mestrado na Unicamp. Atualmente divide seu tempo entre a pintura, a poesia e a vida docente na Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve também pesquisas e trabalhos temáticos nas áreas ligadas à inclusão, modelo social da deficiência, artes e pintura. Dentre as exposições, destacam-se a individuais “Diferenças in Diferenças”, realizada em Catalão – GO em 2015; “Gênero, Imagem e Arte”, no Museu Casa do Lago da Unicamp 2013; e “Imagens da Deficiência”, realizada na Biblioteca da Universidade de Brasilia UnB em Brasilia em 2013 e “Imagens do Cerrado” em Catalão GO -2016.

Possui obras no acervo do Department of Sociology and Social Policy- University of Leeds – na Inglaterra, Galeria Bond-Art em Mesenzana Mortiglienco- Vercelli na Italia , na Universidade de Brasilia-(UnB), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Acervo do  Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC.

Exposição: “Diferentes & Iguais”
Artista: Crispim Antônio Campos
Local: Centro de Consvenções da Unicamp – Av. Érico Veríssimo, 800, Campinas/SP
Visitação: 01º a 26 de agosto de 2016, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP – Av. Limeira, 901, Piracicaba/SP
Visitação: 05 a 27 de setembro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h

Comentários desativados em Exposição “Diferentes & Iguais”, de Crispim A. Campos

VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO CMU UNICAMP

Com o tema “Memória e acervos documentais. O Arquivo como espaço produtor de conhecimento”, o VIII Seminário Nacional do Centro de Memória (CMU) da Unicamp acontece de 26 a 28 de julho, no Centro de Convenções, com conferências, mesas-redondas, diversas oficinas, além de treze grupos de trabalho com diferentes recortes temáticos, abertos a pesquisadores de todo o país.

O tema escolhido privilegia as relações entre memória e arquivo, buscando aprofundar a compreensão das funções, usos e potencialidades que essa aproximação permite.

O encontro tem como público-alvo profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com arquivos e acervos documentais, memória, história e temas correlatos.

A programação completa pode ser acessada na página eletrônicawww.cmu.unicamp.br/viiiseminario. Mais informações: telefone 19-3521-5243 ou e-mail seminariocmu2016@gmail.com

Comentários desativados em VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO CMU UNICAMP

PROGRAMA UNIVERSIDADE

RECEPCIONA NOVOS INSCRITOS –

programauniversidadelogo_1

 

A cerimônia para recepcionar os novos inscritos no Programa UniversIDADE ocorre no dia 25 de julho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, à rua Elis Regina 131, no Campus da Unicamp.

O Programa UniversIDADE desenvolve atividades de extensão gratuita, que vincula a educação acadêmica à educação popular, voltado para pessoas da meia idade e da terceira idade.

Mais informações no site, telefone 19-3521-8090 ou e-mailprograma.universidade@reitoria.unicamp.br

Comentários desativados em PROGRAMA UNIVERSIDADE