Arquivos | setembro, 2016

Fórum PENSES

FORMAÇÃO DE RECURSOS
HUMANOS PARA O SUS

 

“Formação de recursos humanos para o SUS: a necessidade e a formação de profissionais para a Atenção Primária à Saúde (APS). Tema será debatido em Fórum no dia 3 de outubro, às 9 horas, no Centro de Convenções. O evento é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos.

Confira a programação completa no site.

Comentários desativados em Fórum PENSES

Colóquios UNICAMP Ano 50


AGENDE-SE

Quando: 01 de outubro de 2016
Horário: Sábado – das 8h30 às 13h
Local: Centro de Convenções da Unicamp

 

Universidade e Sociedade – Prof. Alvaro Penteado Crósta

 

As universidades são instituições com grande poder de transformação da sociedade. No mundo contemporâneo, as nações apontadas como exemplos de desenvolvimento econômico e social contaram, sem exceção, com o suporte fundamental de universidades vigorosas e atuantes, formando recursos humanos de alto nível, gerando conhecimentos novos por meio de pesquisas e transferindo diretamente à sociedade os resultados de suas atividades acadêmicas por meio de ações de extensão, que incluem os subsídios para a formulação de políticas públicas. No Brasil, o acesso à universidade ainda é restrito a um conjunto reduzido de jovens, conjunto esse aquém das necessidades de desenvolvimento do país. Por outro lado, esse quadro vem se alterando, notadamente na última década, principalmente por meio da expansão dos sistemas públicos de universidades e de incentivos à pesquisa e à inovação. Nesta palestra, abordaremos a importância da universidade pública para gerar transformações sociais de alto impacto, bem como analisaremos a contribuição que a UNICAMP vem dando ao longo da sua curta e exitosa história de 50 anos.

Alvaro Penteado Crósta

Coordenador Geral (Vice-Reitor) da UNICAMP, Professor Titular de Geologia da UNICAMP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atuando nas áreas de sensoriamento remoto geológico, exploração mineral e geologia planetária. Graduou-se em Geologia pela USP, fez Mestrado no INPE e Doutorado no Imperial College, Londres, Reino Unido. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Nevada (Reno, EUA), na Universidade Humboldt (Berlim, Alemanha) e de Viena, Áustria. Atuou como Professor Visitante no Petroleum Institute em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Comentários desativados em Colóquios UNICAMP Ano 50

VI SIMTEC


REITOR E EX-REITORES
NA ABERTURA DO VI SIMTEC

 

 
A abertura oficial do VI Simtec, Simpósio de Profissionais da Unicamp, será na segunda-feira, às 18 horas, no Centro de Convenções. O atual reitor, professor José Tadeu Jorge e outros cinco ex-reitores, Carlos Alberto Vogt José Martins Filho, Hermano de Medeiros Ferreira Tavares, Carlos Henrique de Brito Cruz e Fernando Ferreira Costa, participam da mesa com o tema: “Unicamp 50 anos – Memórias, experiências e trajetórias profissionais”. Outras informações estão na página eletrônicawww.simtec.gr.unicamp.br

Comentários desativados em VI SIMTEC

VI SIMTEC

– 26, 27 e 28 de setembro de 2016 – Centro de Convenções e GMU – UNICAMP

Tema: UNICAMP 50 ANOS – Memórias, experiências e trajetórias profissionais.

O SIMTEC – Simpósio de Profissionais da Unicamp – é um evento organizado por funcionários da Universidade Estadual de Campinas, integrantes das diversas carreiras, com o intuito de expor trabalhos e ações institucionais, desenvolvidas pelos componentes do quadro funcional durante as atividades diárias na instituição.

A criação do Simpósio foi resultante de constantes demandas por parte de funcionários para que houvesse um evento institucional que permitisse a exposição de trabalhos desenvolvidos com a participação do quadro técnico da Universidade e que isso fizesse avançar um processo de ampliação do reconhecimento e da inserção desse segmento nas questões de finalidade da Universidade – a pesquisa, o ensino e a extensão em todas as áreas do conhecimento humano.

Desde a primeira edição, verificou-se amplo apoio institucional, a começar da PRDU – Pro-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, que promoveu e coordenou a primeira edição do evento, em 1997, e de todas as Pró‐Reitorias. Houve também significativa colaboração da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), no mapeamento e informações sobre os técnicos atuantes na Universidade, tendo como apoio decisivo o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Servidor (SAS),órgão já extinto, que fez a integração dos participantes e obteve os recursos necessários que viabilizaram o evento.

Hoje o evento é organizado pelo GGBS – Grupo Gestor de Benefícios Sociais, orgão que responde ao Gabinete do Reitor, com apoio da AFPU – Agência de Formação Profissional da Unicamp.
Objetivo

“Proporcionar aos profissionais da Universidade a oportunidade de divulgarem suas experiências”

  • Objetivos Específicos:a) Divulgar o potencial dos profissionais da Unicamp;

    b) Promover o intercâmbio de conhecimentos entre as diversas áreas de uma forma contínua;

    c) Valorizar o conhecimento técnico-científico dos Profissionais da Unicamp;

    d) Atualizar os conhecimentos técnicos e proporcionar a sua adequação às atividades desenvolvidas pela Universidade.

Comentários desativados em VI SIMTEC

XIII ENFHESP

XIII ENCONTRO DE ENFERMEIROS DE HOSPITAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO, promovido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com os hospitais de ensino do Estado de São Paulo. Nos auditórios do Centro de convenções da UNICAMP e no Ginásio da UNICAMP.

Maiores informações: enfhesp.com.br

Comentários desativados em XIII ENFHESP

Colóquios UNICAMP Ano 50

coloquios-010915

AGENDE-SE

Quando: 17 de setembro de 2016
Horário: Sábado – 8h30 às 13h
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Uma avaliação crítica sobre as origens do Brasil – Profa. Maria Stella Martins Bresciani

 

No diálogo entre (e com) intérpretes do Brasil a figura do pai colonizador. Proponho apresentar o diálogo (explícito e implícito) entre intérpretes do Brasil cuja importante produção na primeira metade do século XX enfeixou uma representação persistente do país e do homem brasileiro. Como parte desse diálogo introduzo minha interpretação de suas posições. A intenção é sugerir que, mesmo com posições teóricas e políticas diversas e até divergentes, Francisco de Oliveira Vianna, Paulo Prado, Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda mantiveram intenso diálogo e confronto de ideias em suas interpretações da história do Brasil de modo que se pode ler em seus trabalhos referências mútuas diretas ou veladas, sempre sugestivas na forma como elaboraram argumentos para expressar pontos de acordo ou de divergências até irreconciliáveis. Trata-se de reinterpretar na complexidade desses diálogos as posições políticas e seus vínculos a teorias filosóficas adotadas para expressar interpretações e situá-las no tempo em que os debates tiveram lugar.

Maria Stella Martins Bresciani

Possui Graduação em História (1970) e Doutorado em História Social (1976) ambos pela Universidade de São Paulo. Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Aposentada (2009) e atualmente Professor Emérito Colaborador na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político e urbanístico, cidade, cidadania, história urbana e historiografia.


Comentários desativados em Colóquios UNICAMP Ano 50