Arquivos | outubro, 2016

PENSAMENTO CRÍTICO, LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

A Coordenadoria Geral da Universidade – Espaço da Escrita
promove o minicurso
“Pensamento Crítico, Lógica e Argumentação”

Data: 31 de outubro de 2016
Horários:

9h-12h (manhã)

12h-13h30 (almoço)

13h30-16h30 (tarde)

Local: Auditório I, Centro de Convenções da Unicamp
Público-alvo: docentes, pesquisadores de carreira e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Unicamp

Inscrições encerradas (vagas esgotadas)

Palestrante: Prof. Dr. Walter Carnielli – UNICAMP, Campinas. Mestre (1978) e Doutor (1982) em Matemática pela UNICAMP. Pós-doutor (1985) pela University of California, Berkeley, pela Universität Münster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt

Ex-professor do Departamento de Matemática (IME) da USP e do Departamento de Matemática (IMECC) da UNICAMP, desde 1985 é docente do Departamento de Filosofia do IFCH. Atualmente, é Professor TItular. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq e ex-diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), cargo que já ocupou por dois outros mandatos. É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG – Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG) e de diversas sociedades científicas internacionais. Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática

É autor de cerca de 100 artigos científicos e 20 livros. Ganhador (3. prêmio) do Prêmio Jabuti 2007, Medalha Telésio Galilei (Suíça, 2013) e indicado ao Prêmio Georg Forster (Alemanha).

Ementa: Embora faça parte do currículo das melhores universidades estrangeiras, a disciplina de Pensamento Crítico, suas bases lógicas, históricas e filosóficas, é pouco avançada no Brasil. O enfoque desenvolvido pelo Prof. Carnielli, em colaboração com seu colega norte-americano Richard Epstein, leva em conta que raciocinar requer julgar, e que o pensamento crítico é indissociável da lógica, sendo a base da argumentação. Argumentar é uma atividade essencial para mestrandos, doutorandos, jornalistas, advogados, políticos, administradores e cientistas de todas as áreas. Teses, teorias e artigos científicos não são mais que argumentos complexos.

O Pensamento Crítico envolve avaliação dos argumentos e formulação de bons argumentos. Compreender as bases conceituais do pensamento crítico é essencial para uma primeira aproximação à Filosofia, e o tipo de argumento que se estuda nas Humanidades e nas Ciências é também uma elaboração dos argumentos mais simples que estudaremos neste curso.

O domínio da forma de argumentar é de suprema importância na atividade de avaliar e de produzir textos acadêmicos. O minicurso pretende ser uma introdução às bases racionais do processo de persuasão através de argumentos, que, por sua vez, são estruturados a partir de asserções ou afirmações.

O papel da lógica se evidencia na caracterização dos argumentos válidos, a partir dos quais estudaremos os argumentos fortes, e, finalmente, os bons argumentos. Em contrapartida, estudaremos também as principais falácias, os argumentos fracos e os maus argumentos. acesse o site.

Objetivos do curso:

– Introduzir a habilidade de raciocinar bem como uma disciplina acadêmica;

– Desenvolver a habilidade analítica de detectar erros e de corrigir seus próprios erros na estrutura argumentativa;

– Esclarecer o papel da lógica e da imaginação no processo argumentativo;

– Introduzir os fundamentos da redação científica: não se escreve bem se não se raciocina bem.

Comentários desativados em PENSAMENTO CRÍTICO, LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

X Colóquio Internacional Michel Foucault

Agenda:

24 a 27 de outubro

8h30 às 17h30

Centro de Convenções da UNICAMP –

“É inútil revoltar-se? Foucault e as insurreições” –

O X Colóquio Internacional Michel Foucault visa reunir intelectuais e pesquisadores de diversos países e universidades, para apresentarem seus trabalhos e discutirem suas reflexões sobre esse conhecido filósofo. Focaliza-se o tema “Foucault e as insurreições”, já que Foucault foi um pensador sofisticado e profundo das sublevações de seu tempo, questionando, de um lado, as relações de poder que vigoram nas instituições, no seio da família e nas relações do estado com os indivíduos e as coletividades e, de outro, analisando as formas da resistência ou “contracondutas” e a desobediência que se manifestam teórica e praticamente nas práticas dos movimentos sociais contemporâneos. Afastando-se do paradigma da Revolução, Foucault abre um outro campo para o pensamento político moderno, situando-se do lado dos que recusam serem governados, a partir de uma atitude crítica ou de uma arte da indocilidade voluntária.

Convidados:

Acácio Augusto, Alexandre Filordi, Alexandre Freitas, Alfredo Veiga Neto, Ana Carolina A. de T. Murgel,  André Duarte, César Candiotto, Cleudemar Fernandes, Cristiane Marinho, Denise Bernuzzi de Sant’Anna, Diogo Sardinha, Edson Passetti, Ernani Chaves, Fabienne Brugère, Guillaume Le Blanc, Haroldo Resende, Heliana Conde, José Alves de Freitas Neto, José Luis Câmara Leme, Luana S. Tvardovskas, Marcelo Hoffman, Márcio Alves da Fonseca, Margaret McLaren, Margareth Rago, Maria Rita de A. César, Marilda Ionta, Maura Corcini Lopes, Oswaldo Giacoia, Pedro de Souza, Peter Pál Pelbart, Priscila P. Vieira, Salete Oliveira, Salma Tannus Muchail, Silvio Gallo, Tony Hara, Vera Portocarrero e Yolanda Gloria.

Organização: Margareth Rago e Silvio Gallo

Promoção: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Faculdade de Educação

 

Comentários desativados em X Colóquio Internacional Michel Foucault

UNICAMP SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA

 

A Unicamp sedia no dia 20 de outubro, no Centro de Convenções, o V Encontro Regional de Ensino de Geografia. A promoção é do grupo de pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas. A conferência de abertura “As políticas curriculares e o Ensino de Geografia” será ministrada por Alice Casimiro Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às 19 horas. Mais detalhes pelo e-mail ereg_campinas@apegeo.com.br

Comentários desativados em UNICAMP SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA

A IDEIA-IMAGEM: forma e representação na fotografia moderna

No dia 25 de outubiiimuf_guiaro, às 12h30, na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), acontece o lançamento do livro “A IDEIA-IMAGEM: forma e representação na fotografia moderna” (Editora Appris), do professor Filipe Salles. O evento é parte integrante da programação da III Mostra Unicamp de Fotografia (MUF) e aberto ao público em geral. A BCCL fica à rua Sérgio Buarque de Holanda, no Campus da Unicamp.

A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna traz ao leitor discussões sobre a significação, veracidade e fluidez das imagens da era digital, em especial as da fotografia, consideradas por autores relevantes, como Soulages, Barthes, Sontagm Santaella, Flusser, Benjamin, Aumont e Couchot, entre muitos outros, como provas fidedignas de uma existência e como mediações entre homem e objeto que permitem interpretações variadas, mas unânimes em considerá-las representações do real. Nesta extensa seara de conhecimento, o autor adota uma visão platônica, e assim procura investigar aquilo que se chama de realidade e representação, levantando a questão que hoje se apresenta de forma indelével como uma afronta ao testemunho da veracidade: a manipulação da fotografia. O que antes ocorria por meios químicos, que pressupunham um trabalho artesanal e especializado, hoje está disponível a qualquer um mediante softwares amplamente disseminados. Assim, mais do que nunca é preciso rever a ideia de que a fotografia seja uma fonte fidedigna de existência, mesmo considerando um testemunho histórico. Até que ponto podemos “confiar” na fotografia como documento? Onde estaria a realidade propriamente reconhecível e confiável? Questões como essas levarão não apenas ao suporte fotográfico em si, mas à sua instância anterior – a própria ideia da fotografia, ou a fotografia como uma ideia. Neste estudo também foram analisadas as diferentes maneiras de se utilizar o suporte fotográfico, a fim de elucidar o papel das imagens fotojornalísticas, publicitárias, sociais, históricas, documentais ou mesmo amadoras e turísticas. Antes de ser vista como um fenômeno de comunicação, a intensa proliferação das imagens que o século XX registrou – que adentrou no século XXI com força descomunal -, pode ser vista como um fenômeno psíquico, dada a relação quase patológica que hoje a sociedade moderna constrói com a fotografia.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Filipe Salles é professor, fotógrafo e cineasta, formado em Cinema pela FAAP, mestre e doutor pela PUC/SP, USJT e Universidade Santa Cecília. Foi coordenador dos cursos de Cinema e Fotografia da FCAD/CEUNSP e atualmente é coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FCAD. Editor da revista acadêmica Ágora, também é co-fundador e editor do site Mnemocine (www.mnemocine.com.br), desde 1999. É autor do livro Música Visual, sobre trilha sonora e a música no cinema, e possui vários artigos sobre cinema e fotografia.

Além da carreira docente, desenvolve trabalho pessoal em fotografia preto-e-branco (www.filipesallesphotography.com) e é diretor e diretor de fotografia para cinema. Entre seus trabalhos destacam-se o curta-metragem em Super-8 “A Mulher Morta”, premiado no Festival de Gramado de 1996, e o curta “Fanta Valtson”, filmado em 16mm (2010).

Comentários desativados em A IDEIA-IMAGEM: forma e representação na fotografia moderna

Fóruns Permanentes Vida e Saúde

 

forum_perm_181016
 
“Cuidar da criança e da família no hospital: promovendo a assistência integral”. Tema estará em debate durante a realização do Fórum Permanente de Vida e Saúde. O evento acontece no dia 18 de outubro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Na primeira palestra, a professora Regina Szylit, da Escola de Enfermagem da USP, aborda o tema “Cuidado centrado na criança e na família: fundamentos teóricos e pressupostos essenciais”. O evento, que já está com inscrições abertas, será transmitido pela TV Unicamp. Para mais detalhes sobre a programação acesse o link. Outras informações: telefone (19) 3521-4759 ou e-mail sonia.mazzariol@reitoria.unicamp.vbr

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Vida e Saúde

EQUIPE CDC – OUTUBRO ROSA 2016

 
E a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural faz sua foto em equipe em solidariedade à Campanha Internacional OUTUBRO ROSA!!!

COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Da esquerda para direita:

destaque_rosa

 
Renata Marangoni (Arquiteta), Sônia Aquino (Portaria), Camila Jacometti (Bolsista) Marcus Lüders (Assessor Técnico Preac), Deborah Mafra (Relações Públicas – Gerente de Eventos), Marco Padilha (Relações Públicas – Eventos), Thiago Crepaldi (Eventos), Davi William (Secretário), Margareth Junqueira (Coordenadora), Danilo Negreti (Ação Cultural), Romildo Bernardino (Manutenção), Malu Arruda (Relações Públicas – Gerente Ação Cultural), Pedro (Estagiário), Eliana Paifer (Assistente Técnico de Direção), Fábio Cerqueira (Ação Cultural), Evandro Oliveira (Tecnologia da Informação e Comunicação).

 

 

Comentários desativados em EQUIPE CDC – OUTUBRO ROSA 2016