Arquivos | março, 2017

Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural e a Biblioteca Central “Cesar Lattes” trazem à Unicamp o workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”, ministrada pela artista plástica Fátima Lourenço.

O encontro proporcionará aos participantes dois momentos distintos que se complementarão no resultado final. No início teremos uma apresentação histórica, do desenvolvimento do trabalho do artista plástico Alberto Teixeira, que veio de Portugal para o Brasil em 1950 e aqui viveu até o fim de sua vida residindo desde 1973 na cidade de Campinas, onde exerceu a docência e a atividade de artista plástico.

A teoria será precedida de atividade prática, com pintura em aquarela – técnica exercida por Teixeira com maestria – onde os participantes terão a oportunidade de motivar-se pela produção pictórica do artista e assim unir a teoria e prática.

A atividade faz parte da programação da exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”. Na exposição, que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago de 03 a 11 de abril, pretende-se apresentar uma síntese da trajetória de Alberto Teixeira, com obras realizadas em seus dois países: Brasil e Portugal. A abertura acontece no dia 03 de abril, às 12h30.

Ficha Técnica
Projeto e execução: Fátima Lourenço e Luis Castañón
Assistente de produção: Marcela Azjental
Data: 12 de maio de 2017
Horário: Das 9h30 às 12h
Número de vagas: 20 pessoas com idade a partir dos 18 anos

Faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehj1GVOr6_xZkCE_WuDYY9lJBZiVLCoCvx–4L9fk9UrFSag/viewform?usp=sf_link

Comentários desativados em Workshop “Motivações Pictóricas na Aquarela de Alberto Teixeira”

Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério

 

O próximo Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério terá como tema Formação Cientifica em nível: experiências e desafios. Organizado pelo professor André Pasti, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), o fórum será realizado no dia 28 de março, a partir das 09h00, no Centro de Convenções da Unicamp.

A formação científica realizada no Ensino Médio é fundamental para desenvolver as competências ligadas à pesquisa e ao método científico, para introduzir estudantes nessa etapa de formação às possibilidades das carreiras acadêmicas e para despertar o interesse pela ciência. Diversos programas, dentro e fora das Universidades públicas, têm trabalhado essa formação. A ampliação dos projetos desenvolvidos e dos programas de iniciação científica em nível médio acompanha desafios aos professores que se encarregam da orientação dessas atividades em nível médio. Este evento se propõe a criar um momento de troca e reflexão para avançar nas práticas de pesquisa científica no ensino médio e possibilitar o contato com experiências desenvolvidas em outras instituições. Além disso, em um contexto de reforma do Ensino Médio, pretende compreender os principais desafios colocados a partir das mudanças em curso.

Na parte da manhã a primeira mesa será Experiências e desafios da iniciação científica de nível médio na Universidade, com a presença dos professores Fernando Coelho (Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp), Vanessa Bavaresco e Giselle Aparecida Martins (Cotuca). Em seguida será realizado o debate Educação científica e ensino por projetos no ensino médio, com Maria Inês Petrucci-Rosa (do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação) e Cristiane Maria Megid (Cotuca).

Já durante a tarde está prevista a mesa Experiências de iniciação científica de nível médio e ensino por projeto, com os professores Miguel del Barco (da Escola Técnica Estadual São Paulo), Marcia Serrati Moreno (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado de Campinas – ETECAP), Jodir Pereira e André Pasti (Cotuca). E o último espaço será para debater A reforma do Ensino Médio e os desafios para a educação brasileira, com Eduardo Girotto (Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP), Josianne Cerasoli (Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e Edson Joaquim dos Santos (Cotuca).

Mais informações podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Comentários desativados em Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério

Fórum PENSES

O Fórum Pensamento Estratégico (Penses) da Unicamp realizará no dia 27 de março o Fórum Capitalismo e Meio Ambiente, Crescimento Zero e Desenvolvimento Sustentável, tratando um problema na pauta de diversos países. Reunindo especialistas em economia e ciências ambientais, o evento discutirá o crescimento econômico e seu impacto no planeta e no bem-estar da população. O fórum será realizado no Centro de Convenções, das 8h30 às 17h30. Assista ao vivo (via TV Unicamp)

Grande parte dos estudos da área ambiental concorda que o crescimento econômico não mais acrescenta qualidade de vida aos países desenvolvidos com demografia estável. Sendo possível com políticas macroeconômicas adequadas reduzir progressivamente o crescimento econômico sem afetar o bem-estar, desde que preservando o nível de emprego. No caso dos países pobres o crescimento econômico é necessário, mas deve ser ecologicamente eficiente, sem repetir erros cometidos, gerando um processo de desenvolvimento sustentável. A ameaça global mais urgente é a emissão de gases de efeito estufa e a eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos poderá atrasar fatalmente a redução das emissões de carbono.

Entre os palestrantes estarão os economistas Peter Victor, professor de Estudos Ambientais da York University (Canadá), José Eli da Veiga e Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site www.gr.unicamp.br/penses/capitalismo-meio-ambiente. 

Comentários desativados em Fórum PENSES

Fórum Penses “Gestão e produção cultural e políticas públicas de cultura: O papel da universidade”

A arte e a cultura vêm ganhando força expressiva como fatores de desenvolvimento em países de todo o mundo. Nesse contexto, a profissionalização qualificada para a atuação de agentes culturais – tanto na gestão e na produção, como no ensino e na pesquisa na área – é cada vez mais exigida. A presença da universidade, tanto na construção de políticas, como em sua gestão e realização, é inadiável e algumas experiências exitosas são conhecidas no Brasil e em outros países. A interlocução da universidade com o campo artístico-cultural tem possibilitado a amplificação do diálogo nas duas vias: a realização, a avaliação e o aperfeiçoamento do pensamento criado na academia por um lado, e as novas possibilidades de formação a partir da experiência de outro. Todos esses fatores e iniciativas reafirmam a importância da discussão dessa temática. Este fórum traz para a Unicamp convidados envolvidos no pensamento crítico, no ensino, na pesquisa, na discussão e na realização dessas experiências, para que sejam conhecidas, apropriadas e debatidas com aqueles que atuam e que pretendem atuar nesse campo.

PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Credenciamento
09h – Mesa de abertura
Adriana Nunes Ferreira – Coordenadora do PENSES – GR – Unicamp
João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
Fernando Hashimoto – Diretor do Instituto de Artes da Unicamp
Margareth Junqueira – Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp

09h30 – 11h30 – Sessão 1  –  Mediação: Cacá Machado – Depto. Música – IA Unicamp

_ Guilherme Varella – Consultor na área de direito e políticas culturais.
“Desafios programáticos para as políticas culturais em tempos de crise”
_ João Brant –Consultor em políticas de cultura e comunicação, ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura
“Um panorama da política pública de cultura no Brasil”
_ Rachel Gadelha – Assessora da Secretaria de Cultura do Ceará
“Políticas públicas de cultura e o campo da produção cultural em diálogo com a universidade”

11h30 – 12h30 – Debates

12h30 – 14h – Almoço

14h – Sessão 2  –  Mediação – Malu Arruda – Ação Cultural – CDC – Unicamp

Ivânio Lopes de Azevedo Júnior – Universidade Federal do Cariri – UFCA
“Cultura e Institucionalização: a experiência da Procult na Universidade Federal do Cariri”
Luiz Augusto Fernandes Rodrigues – Universidade Federal Fluminense – UFF
“Dilemas e perspectivas na área de formação e organização da cultura”
Antonio Albino Canelas Rubim – Universidade Federal da Bahia -UFBA
“Políticas Culturais para Universidades”

 

16h – 17h – Debates e encerramento

 

Informações e Inscrições: Forum Penses

Comentários desativados em Fórum Penses “Gestão e produção cultural e políticas públicas de cultura: O papel da universidade”

1º Workshop FEC/Unicamp de Engenharia de Segurança Contra Incêndio

Em 23 de março de 2017, acontecerá o 1º Workshop FEC/Unicamp de Engenharia de Segurança Contra Incêndio, organizado pela FEC/Unicamp em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Tema do evento: “Engenharia de Segurança Contra Incêndio – educação técnica  e tecnológica em graduação, pós-graduação e cursos de extensão e pesquisa”.

Público alvo: profissionais graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, alunos de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Segurança Contra Incêndio de Edificações.No dia do evento haverá transmissão online.

Inscrições Gratuitas LimitadasLocal: Centro de Convenções da Unicamp – Rua Elis Regina 131, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” Campinas, SP.Período: 23/03/2017 08:30h até 23/03/2017 16:35h

Comentários desativados em 1º Workshop FEC/Unicamp de Engenharia de Segurança Contra Incêndio

Exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”

Os curadores Fátima Lourenço e Luis Castañón e a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp trazem à universidade a exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”, com obras e documentos do artista plástico luso-brasileiro Alberto Teixeira.

Na exposição, que acontece na Casa do Lago de 03 a 11 de abril, pretende-se apresentar uma síntese da trajetória do pintor, com obras realizadas em seus dois países: Brasil e Portugal. A abertura acontece no dia 03 de abril, às 12h30.

O artista plástico Alberto Teixeira é nascido em Portugal, mas foi aqui no Brasil, onde veio a se naturalizar, que se profissionalizou como artista plástico desenvolvendo pinturas geométricas. Aberto fez parte do Atelier Abstração juntamente com Samsom Flexor, e, mais tarde, abandonou o rigor geométrico para se dedicar à liberdade do abstracionismo lírico.

Premiado, Alberto Teixeira participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, incluindo as edições II, III, V, VII e VIII da Bienal Internacional de São Paulo. Conquistou o 2º Prêmio Leirner de Pintura em 1961, e também o 1º Prêmio Esso de Pintura em 1965. Suas podem ser encontradas em diversas coleções particulares e Museus de Arte do brasil e do exterior.

Serviço:

Exposição: “Alberto Teixeira Lá e Cá”
Artista: Alberto Teixeira
Curadores: Fátima Lourenço e Luis Castañón
Local: Casa do Lago – Av; Érico Veríssimo 1011, Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’, Campinas/SP
Abertura: 03 de abril | 12h30
Visitação: 03 a 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 09h às 21h

Comentários desativados em Exposição “Alberto Teixeira Lá e Cá”