Arquivos | maio, 2017

Fóruns Permanentes Vida e Saúde

O Fórum Permanente de Vida e Saúde apresentará em sua próxima edição o tema Voz: subjetividade, expressão e psicopatologia. Organizado pela professora Kelly Cristina Brandão da Silva, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o fórum ocorrerá no dia 30 de maio, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A voz expressa e comunica a experiência subjetiva de cada sujeito. Desde o princípio, através da musicalidade da voz materna, somos afetados pela pulsão invocante. Através da voz, os cuidadores ofertam um lugar simbólico ao bebê e iniciam uma narrativa que mais tarde cada um de nós vai resgatar, ampliar e modificar. Enquanto elemento constitutivo do psiquismo, a voz é – por excelência – um objeto interdisciplinar. Seus aspectos sonoros, fonéticos, expressivos, pulsionais e psicopatológicos são objeto de pesquisa de diferentes campos do conhecimento, tais como a Psicanálise, a Psicopatologia, a Fonoaudiologia e a História Oral.

O objetivo desse Fórum é proporcionar um panorama geral das distintas pesquisas que se interessam por essa temática e auxiliar profissionais da Saúde e das Humanidades, assim como o público em geral, a compreender a importância e as nuances da voz, esse estranho-familiar, presente nas nossas narrativas, pensamentos, autocríticas e delírios.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes Vida e Saúde

XXII Encontro Nacional de Economia Política – Enep

O Instituto de Economia (IE) e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) sediarão o XXII Encontro Nacional de Economia Política (Enep), organizado pela Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). O XXII Enep será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho no Centro de Convenções e em outros auditórios da UNICAMP (confira programação).

A conjuntura atual da economia mundial recoloca o neoliberalismo como a resposta que o capitalismo constrói para a saída de sua própria crise. Esta conjuntura já explicitada no plano mundial se exacerba no atual momento tanto para a América Latina como para a economia brasileira.

O tema deste ano, “Restauração Neoliberal e as Alternativas na Periferia em Tempos de Crise do Capitalismo, tem esse objetivo, e será tratado por diferentes temáticas cobrindo os tópicos do ajuste fiscal, das reformas estruturais, privatizações e seus impactos sobre os direitos sociais, perspectivas socioeconômicas, e momento político de nossa sociedade.

A Sociedade Brasileira de Economia Política convida pesquisadores, acadêmicos, profissionais, estudantes e demais interessados para participar de seu encontro anual para refletir criticamente sobre essa conjuntura. O Encontro é voltado para os sócios da SEP e demais interessados para o debate de trabalhos afinados com o denominador comum da crítica à ciência econômica convencional, como estudantes de graduação, profissionais, pós-graduandos, pesquisadores, além de interessados em geral.

Informações sobre programação e hospedagem podem ser obtidas no site do evento.

Comentários desativados em XXII Encontro Nacional de Economia Política – Enep

6º Cinfotec

O 6º Cinfotec (Comunicação, Informação e Tecnologia na Unicamp) será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções da universidade. O evento é uma organizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp. Tem por objetivo reunir os profissionais de tecnologia da informação e comunicação  da Unicamp, com o objetivo de compartilhar experiências e casos de sucesso e oferecer oportunidades de atualização profissional em assuntos de destaque em tecnologia da informação e comunicação. As inscrições para o público Unicamp (alunos, professores e funcionários) são gratuitas. Informações sobre programações podem ser obtidas no site do Cinfotec.

Comentários desativados em 6º Cinfotec

Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania

A próxima edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania terá como tema Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas. Organizado pela pesquisadora Fabiola Brigante Del Porto, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o fórum será realizado no dia 23 de maio, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

Desde as manifestações de junho de 2013, uma série de instabilidades, conflitos e incertezas políticas, institucionais, econômicas e sociais tem marcado a experiência democrática brasileira. Este fórum se volta a discutir como os cidadãos brasileiros veem e participam desse processo. Polarizações políticas e contradições têm sido observadas em pesquisas de opinião, nas redes sociais, na mídia, nas ruas e também nas eleições, em discussões sobre a crise e sua gestão, a expansão ou redução de direitos, sobre a condução de políticas públicas, sobre os impostos que as financiam, sobre como reduzir as desigualdades sociais e sobre quem deve ser o principal responsável por garantir o bem estar individual e coletivo – se os próprios indivíduos ou o Estado.

Tais manifestações políticas significam que os cidadãos estão atentos às questões socialmente prioritárias para o país? Apesar dessa efervescência, observamos elevados índices de abstenção e de votos inválidos nas últimas eleições municipais, que são um recado da opinião pública para os políticos e governantes. O que revelam: descrença? Protesto? De todo modo, têm repercussões importantes sobre a construção institucional e societal da democracia brasileira. É sobre as percepções dos brasileiros sobre a política, os governos, suas ações e políticas, e sobre as atitudes decorrentes que este fórum propõe debater.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Comentários desativados em Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania

Unimídia 2017

Semana anual de eventos, palestras e oficinas organizado pelos alunos da graduação em Comunicação Social – Midialogia. A semana ocorrerá entre os dias 22 a 26 de maio nos auditórios do IA, IEL e Biblioteca Central ‘César Lattes’.

A abertura do evento será no dia 22 de maio, às 19h, no Auditório III do Centro de Convenções da UNICAMP.

O encerramento será no dia 26 de maio, às 9h, no Auditório III do Centro de Convenções da UNICAMP.

Nos anos 60, o velho guru Marshall McLuhan anunciou que o meio é a mensagem. De lá para cá, as mídias se transformaram muito: os novos meios são filhos digitais de pais analógicos. Os objetos da sua sala hoje são ícones do seu celular. A tevê, o rádio e o telefone fixo agora vivem numa mesma tela. Tá tudo misturado: o Netflix virou uma televisão com streaming. O Spotify é um rádio com algoritmos. O WhatsApp é uma caixa eletrônica com conexão. E você carrega um império de mídias no bolso. Somos todos espalhadores de memes. Perceba: estamos em meio a grandes transformações.

A programação completa do Unimídia 2017 pode ser conferida no site unimidia2017.com.br, na página da semana no Facebook ou pelo e-mail contato@unimidia2017.com.br

Comentários desativados em Unimídia 2017