Arquivos | junho, 2017

XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física

A Universidade Estadual de Campinas, por meio do Instituto de Geociências, sob coordenação geral do Prof. Dr. Archimedes Perez Filho, realiza o XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física, que ocorrerá no período de 28 de Junho à 02 de julho de 2017, no Centro de Convenções da UNICAMP e no Instituto de Geociências da UNICAMP, na cidade de Campinas/SP.

A cidade paulista constitui um dos mais importantes polos científicos e tecnológicos do Brasil, cujas demandas estão amplamente ligadas à origem e ao crescimento da UNICAMP.

Tendo como temática central “Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento”, esta edição objetiva abordar os avanços teóricos-metodológicos e aplicações de novas tecnologias no âmbito da ciência geográfica ao longo das últimas décadas do século XX e início do século XXI, em vista dos novos estudos aplicados às diferentes atividades socioespaciais e dos avanços de novos métodos de pesquisa em Geografia Física.

O evento foi compartimentado em doze eixos temáticos, que visam não só abarcar debates, mas também apresentar os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes área da Geografia Física, fornecendo importantes subsídios para a sociedade em avanços da ciência, das técnicas e tecnologias e na proposição e execução de políticas públicas.

Serão tratadas as tradicionais áreas do conhecimento e da análise ambiental, tais como o estudo de: Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Geotecnologias, Hidrologia, Pedologia e Uso e Ocupação das Terras. Com igual importância, novas temáticas serão somadas às discussões, tais como: Currículo, Formação e Prática de Ensino em Geografia Física; Desastres Naturais e Modelagem em Geografia Física; Geocronologia e Estudos Paleoambientais; Geodiversidade, Geoarqueologia e Patrimônio Natural; Gestão de Recursos Hídricos; Legislação Ambiental; Planejamento e Gestão de Zonas Costeiras.

Levando-se em consideração a dimensão que o evento obteve nas últimas edições, com especial atenção à demanda de público e número de trabalho submetidos, a Comissão Organizadora do XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, considerou pertinente a concomitante realização do I Congresso Nacional de Geografia Física, que visa ampliar a dimensão e importância deste evento para o debate, discussão e divulgação do conhecimento produzido no Brasil no âmbito da Geografia Física.

Comentários desativados em XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física

Fóruns Permanentes

A próxima edição do Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério irá debater “Gênero, Cultura e Educação”. Organizado pelas pesquisadoras Karla Bessa e Regina Faccini do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), o Fórum acontecerá em 29 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

Este fórum tem como objetivo aprofundar o diálogo entre especialistas, profissionais da educação, gestores, ativistas e outros atores sociais engajados em pensar o lugar da educação e de educadores no contexto de acirramento de expressões públicas de violência e de ódio contra mulheres e contra a população LGBT e de práticas discriminatórias e/ou violentas que perpassam o ambiente escolar, como é o caso do bullying, ou que interferem na garantia de direitos fundamentais de estudantes – como o direito à vida, à igualdade, à dignidade e à segurança – ou no cumprimento das obrigações mútuas entre Estado e famílias na garantia do direito à educação. Busca-se propiciar reflexão coletiva e o aprofundamento e a ampliação do debate acerca do que tem sido identificado como um crescente conservadorismo nas instâncias políticas e educacionais.

As 9h15 será realizada a mesa “Educação, combate à violência e a consolidação de direitos à diversidade sexual e de gênero”, com a presença de Richard Miskolci (UFSCar-São Carlos), Tiago Duque (UFMS) e Alex Barreiro (Professor Rede Municipal de Mogi Guaçu), com a debatedora Viviane Mendonça (UFSCar – Sorocaba). Já as 14 horas será realizado o painel “Conservadorismo, gênero e sexualidade: desafios e perspectivas para a Educação”, com a participação de Ronaldo de Almeida (IFCH), Vanessa Jorge Leite (IMS/UERJ), Anna Luiza Martins de Oliveira (PPGE/UFPE) e Amelinha Teles (União de Mulheres de SP e professora visitante FE/Unicamp), com mediação de Regina Facchini.

Outras informações podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 2016 OBMEP

Durante a cerimônia serão entregues as medalhas e certificados aos alunos premiados e kits e certificados às escolas premiadas. Além disso, diversas atividades estão programadas para os medalhistas dentro do campus no período da tarde. Neste ano, a cerimônia será transmitida ao vivo pela internet. Maiores informações: http://www.ime.unicamp.br/laurarifo/obmep/cerimonia.html
Data da cerimônia: 28/06/2017
Horário da cerimônia: 09:00
Local da cerimônia: CDC – Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, Unicamp
Endereço do Local da cerimônia: RUA ELIS REGINA – 131 – CIDADE UNIVERSITÁRIA, – CAMPINAS

Comentários desativados em CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 2016 OBMEP

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA eSOCIAL PARA AS UNIDADES/ÓRGÃOS DA UNICAMP

Preparando a Universidade para o eSocial

Evento reunirá ATs e RHs para alinhar conhecimento e compartilhar atividades e possíveis adequações na rotina

Com objetivo de alinhar o conhecimento e compartilhar as atividades desenvolvidas na Unicamp, bem como possíveis adequações na rotina de trabalho para o cumprimento da lei de implantação do eSocial na Universidade, a DGRH promoverá no dia 27/6 a partir das 8h30, no CDC Unicamp, um encontro com ATs e RHs das Unidades e Órgãos.

Para participar é necessário acessar o sistema TR-WEB e efetuar inscrição no curso 8900 – turma 170627 (limite de 3 vagas por Unidade/Órgão).

Considerando o atual cenário e as exigências legais, é imprescindível a presença de representantes de todas as Unidades e Órgãos da Unicamp, em especial aqueles que utilizam o Sistema de Gestão de Pessoas – Vetorh.

Dúvidas poderão ser encaminhadas ao email esocial@unicamp.br.

 

Comentários desativados em APRESENTAÇÃO DO SISTEMA eSOCIAL PARA AS UNIDADES/ÓRGÃOS DA UNICAMP

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento apresentará em sua próxima edição o tema “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais de Eventos Meteorológicos Extremos”. Organizado pelos pesquisadores Luiz Vieira (FEC), Ana Ávila (Cepagri), Cláudia Pfeiffer (Labeurb/Nudecri), Marta Azevedo (Nepo) e José Teixeira (Feagri), o Fórum será realizado no dia 22 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

O Brasil é um país em que raramente ocorrem desastres naturais de grande amplitude relacionados à atmosfera como furacões e tornados de grande intensidade, contudo, é um país com um grande número de eventos intensos e extremos que impactam fortemente a sociedade e a economia. Esses eventos são ainda mais amplificados pela grande vulnerabilidade dos centros urbanos e pela falta de instrumentos de monitoramento e previsão imediata dos eventos severos. Campinas foi surpreendida por um evento meteorológico extremo no dia 5 de junho de 2016.

Com este fórum, propomo-nos aprofundar a discussão sobre eventos meteorológicos extremos no contexto da previsão exigida e pelo impacto causado por eventos dessa natureza. A vulnerabilidade atual é sem precedentes, com uma população crescente e uma urbanização cada vez mais acentuada produzindo zonas de risco. Os eventos extremos provocam impactos nunca antes observados, trazendo à ciência um grande desafio que só pode ser ultrapassado por articulações multi e interdisciplinares que aliem diferentes instituições e níveis de gestão.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Palestra SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) promoverá por meio de sua área de Orientação Educacional a palestra “Protagonismo, carreira e vida universitária “ que será proferida pelo docente Leandro Karnal, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento encerrará as atividades do 1º Semestre de 2017 do Programa Saiba Mais.

Clique no cartaz para ampliá-lo.

 PALESTRA: “Protagonismo, Carreira e Vida Universitária”

DATA: 06/06/2017 (3ª feira)

HORÁRIO: Das 12h30 às 14h

LOCAL: Centro de Convenções da Unicamp.

ENDEREÇO: Rua Elis Regina, 131 – Cidade Universitária – Unicamp Campus Barão Geraldo

INSCRIÇÕES: https://www.orientacao.sae.unicamp.br/

Comentários desativados em Palestra SAE