Arquivos | agosto, 2017

XXVII Congresso da ANPPOM

 

 Maior encontro científico nacional da área da Música, o Congresso da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música –  tem proposto em suas edições valiosos espaços de congregação de pesquisadores, artistas, professores e estudantes das diversas subáreas da música. Sua 27a. Edição,  e 2a. sediada pelo Instituto de Artes e pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp, propõe como  tema Atualidade e Impactos Sociais da Pesquisa, das práticas e da docência em Música.  Seus seis dias de intensa programação preveem atividades diversificadas, no Centro de Convenções da UNICAMP e no IA, que contemplam pesquisa, reflexão, docência, práticas e criação em música, com a expectativa de frutífera interlocução entre essas ênfases. Com isso, o Congresso oferece um Forum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Música como atividade prévia ao Congresso, duas conferências, duas mesas redondas, oito sessões de comunicações de nove subáreas, dois concertos, quatro sessões de apresentações artísticas, quatro sessões de pôsteres e dez Grupos de Trabalho.

 

 

 

 

Comentários desativados em XXVII Congresso da ANPPOM

Unicamp sedia encontro de contadores de histórias

A Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), orgão da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), organiza o I Encontro Nacional de Contadores de Histórias de 24 a 26 de agosto. No dia 24 de agosto o evento será no Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP. O evento promoverá o encontro de diversas vozes do cenário brasileiro que atuam dentro do contexto da oralidade, das narrativas literárias em suas múltiplas dimensões culturais e de interfaces.

As narrativas orais foram as primeiras formas de descrever e transmitir em palavras a vida humana e suas relações com o mundo, a natureza, suas emoções e valores. O encontro indaga e debate a função e a importância do contador de histórias na era tecnológica em que vivemos a formação de leitores e a inclusão social. O I Encontro Nacional de Contadores de Histórias é voltado para contadores de histórias, arte educadores, educadores sociais, estudantes e graduados em letras, pedagogia, artes, biblioteconomia, leitores, escritores, voluntários, e todos os que apreciam a oralidade e narrativas.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Comentários desativados em Unicamp sedia encontro de contadores de histórias

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente de Sociedade e Desenvolvimento apresentará o evento “Extensão e Economia Solidária: os (des)caminhos da atuação da universidade para a geração de trabalho e renda”, no dia 22 de agosto, à partir das 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp.

Organizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Instituto de Economia (IE) e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, o evento tem como objetivo promover um espaço para autocrítica de experiências de extensão e educação popular. Especificamente, pretende fomentar a reflexão sobre a atuação extensionista no universo da Economia Solidária.

A partir de experiências de extensão, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp, e de outras universidades, espera-se propiciar reflexões sobre a relação entre universidade e sociedade para construção de alternativas de geração de trabalho e renda e de autogestão na produção e reprodução da vida. O evento contará com a presença de pesquisadores extensionistas e/ou educadores populares, com o intuito de pensar as potencialidades da extensão com grupos populares.

A programação completa pode ser conferida no site do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

9ª Olimpíada Nacional de História

A final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Prédio Básico II, na rua Sérgio Buarque de Holanda, 290 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’. No dia 19 haverá palestra para professores no Centro de Convenções da UNICAMP.

Dos 42 mil participantes da edição deste ano, divididos em 12 mil equipes compostas por um professor de História e três alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, foram convocados 1,2 mil para final da ONHB. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (119 equipes), seguido do Rio Grande do Norte (60 equipes), São Paulo (37 equipes) e Bahia (24 equipes).

Os concorrentes tiveram que passar por cinco fases de provas realizadas de forma online, sendo respondidas por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da análise crítica sobre os mais variados assuntos.

A final é a única fase presencial da Olimpíada e uma cerimônia vai distribuir 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

Mais informações podem ser encontradas no site da ONHB ou na página do Facebook. Confira também como foi a edição passada no vídeo do YouTube.

 

Comentários desativados em 9ª Olimpíada Nacional de História

Fóruns Permanentes

O Fórum Permanente Vida e Saúde debaterá “Inovação no cuidado à criança, ao adolescente e suas famílias”. O evento será realizado no dia 17 de agosto, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da universidade.

A situação de adoecimento na infância envolve não apenas a criança, mas a família. Pensar em inovações no cuidado à criança, ao adolescente e às famílias é imperativo para tornar a experiência de adoecimento menos traumática e para repensar o processo de trabalho em saúde, buscando soluções viáveis, sem esquecer a importância do protagonismo dos usuários.

A realização do fórum busca apresentar e discutir as diversas possibilidades de inovação em saúde à criança, ao adolescente e à família poderá produzir novas ideias a partir da disseminação do conhecimento, além de provocar reflexões aos profissionais e aos estudantes.

Outras informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Educação Infantil

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) realiza o VIII Fórum Internacional de Educação Infantil e VI Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação. O evento será realizado no dia 9 de agosto, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A proposta da atividade é dar continuidade às discussões sobre a prática da pesquisa na escola de educação infantil e apoiar iniciativas educativas que veem a pesquisa participativa entre adultos e crianças na escola como uma práxis do cotidiano, permeada por muitas linguagens, sendo um comportamento existencial e ético, necessário para interpretar a complexidade do mundo, dos fenômenos, dos sistemas de convivência e um potente instrumento de renovação na educação.

O Fórum é aberto à comunidade educacional, gestores, diretores, coordenadores, professores e alunos. As inscrições devem ser feitas no site do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comunica@inovarnaescola.com.br ou no site http://inovarnaescola.com.br.

 

Comentários desativados em Educação Infantil