Arquivos | setembro, 2017

Fóruns Permanentes

A nova edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação discutirá o tema “Conservação e recuperação do solo e da água”, no dia 19 de setembro, das 9 às 17 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, na rua Elis Regina, 131 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’.

Organizado pelos professores Adriano Luiz Tonetti e Jerusa Schneider, da Faculdade de Engenharia Civil (FEC), o Fórum tem por objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água. Misturando conhecimentos científicos com temas de cunho educacional e tecnológico, o Fórum ainda propõe discutir outras questões globais, como segurança alimentar, energética, saúde e sustentabilidade.

Informações sobre a inscrição e a programação completa podem ser encontradas na página do evento.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Fóruns Permanentes

O tema do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação é “Agricultura 4.0: Internet das coisas e o aumento da produtividade agrícola” acontecerá no dia 14 de setembro, às 9 horas, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp.

O Fórum vai discutir dois avanços recentes nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que permitem o aumento na eficiência da agricultura e o melhor uso de recursos, contribuindo no modo de produção sustentável e na redução de custos e impactos ambientais.

Organizado por Luiz Henrique Antunes Rodrigues, o público-alvo do evento são docentes e discentes. A programação completa está disponível na página do Fórum.

Comentários desativados em Fóruns Permanentes

Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira

O Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) realiza o Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira, de 12 a 14 de setembro, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e no Centro de Convenções da Unicamp.

O objetivo do evento é aprofundar o conhecimento acadêmico sobre as maneiras como o gênero se articula com os processos de produção territorial, particularmente de fronteiras (internas e internacionais), realizando um intercâmbio de conhecimento com reconhecidas pesquisadoras internacionais que realizam trabalho de pesquisa em territórios fronteiriços e com questões de gênero.

O seminário é voltado para pesquisadores nas áreas de antropologia, sociologia, ciência política, filosofia, literatura, geografia, história, estudos ambientais, ciências da comunicação, artes, entre outros, que tenham interesse em questões de gênero, raça e etnia. Outras informações podem ser obtidas na página do evento no site no Pagu.

Comentários desativados em Seminário Internacional Gênero e Territórios de Fronteira

X Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria

Em comemoração aos 20 anos do Programa de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o X Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria acontecerá no dia 13 de setembro, às 9 horas, no Auditório I do Centro de Convenções da Unicamp.

O objetivo do evento é a divulgação científica dos conceitos de tempo e idade nas Ciências, na Filosofia, nas Artes, na Psicanálise, na Psiquiatria e nas disciplinas do desenvolvimento humano. Pretende-se também promover uma discussão sobre as mudanças na pesquisa relacionada à velhice e à Gerontologia brasileira, de 1997 a 2017.

O seminário é aberto para alunos de graduação e pós-graduação, participantes do Programa UniversIDADE, pesquisadores, professores e outros profissionais interessados por questões do envelhecimento humano.

A programação completa pode ser conferida na página da FCM.

Comentários desativados em X Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria

50 anos do Instituto de Biologia

Para comemorar os seus 50 anos, o Instituto de Biologia realizará uma série de eventos dia 12 de setembro, a partir das 13h30, no Auditório III do Centro de Convenções da Unicamp.

A recepção fica por conta do duo musical Luciana Vianna e Eddy Andrade (SAE/PRG). Haverá uma abertura às 14 horas e, em seguida, às 14h30, uma palestra com o professor Leandro Karnal, do Departamento de História (IFCH), cujo tema é “Ciência, pseudociência e religião: existe um diálogo?”. Um momento para perguntas e respostas será aberto às 15h30.

Mais informações na página do Facebook do IB.

Comentários desativados em 50 anos do Instituto de Biologia