Arquivos | novembro, 2017

4º Mídia e Pesquisa

Ética em divulgação científica na era da “pós-verdade”

14 de novembro de 2017 | 9h às 15h30

 Local: Centro de Convenções da Unicamp

A divulgação científica aborda assuntos de interesse público. Para isso, jornalistas e pesquisadores devem estar abertos ao diálogo e assim envolver a sociedade nas questões decisórias.  É de extrema importância, para o entendimento e compreensão das pesquisas e estudos desenvolvidos no mundo, que pesquisadores e jornalistas estabeleçam uma relação de parceria e que contribuam com a inclusão social e de segmentos no debate sobre a ciência e a tecnologia. O jornalismo científico tem como desafio não só transmitir ao público leigo informações técnicas, mas promover reflexões e discussões de forma transparente e democrática.
Objetivo
Discutir a importância da ética na divulgação científica e o papel do jornalismo na era da “pós-verdade”, incentivando o debate crítico sobre a cobertura atual de ciência pela mídia.

Público-alvo: Pesquisadores, jornalistas, professores e estudantes de jornalismo e comunicação.

Número de vagas: 200

Inscrição gratuita: clique aqui

Haverá transmissão on-line

 

Programação

9 às 10h30 – Painel 1: Ética e pós-verdade 
Moderador: Ricardo Muniz – Unicamp

– Fake news ou sofística? Uma “descoberta” de algo antigo – Roberto Romano (Unicamp)

– O jornalismo na era da “pós-verdade” – Carlos Alberto Zanotti (PUC-Campinas)

– “Fatos alternativos: um informe das trincheiras” – Carlos Orsi (jornalista, blogueiro e escritor)

 

10h30 | Coffee-break

 

11 às 12h30 – Painel 2: Credibilidade e fontes confiáveis de informação científica
Moderadora: Ciça Toledo – PUC-Campinas

– Projeto Credibilidade: como distinguir a informação qualificada do ruído no meio digital – Ângela Pimenta (USP – Projeto Credibilidade)

– “O desafio do contraditório no jornalismo científico” – Maurício Tuffani (Direto da Ciência)

– Os mecanismos de disfarce da má ciência – Peter Schulz (Unicamp)

 

12h30 | Almoço 

 

13h30 | Café pós Almoço
14 às 15h30 – Painel 3: Novas plataformas tecnológicas em divulgação científica e jornalismo de dados 
Moderador: Rafael Evangelista – Unicamp

– Divulgação da Ciência na Embrapa – Jorge Duarte (Embrapa)

– Jornalismo de Dados: técnicas, ferramentas e perspectivas – Daniel Bramatti (Estadão)

– Os desafios do jornalismo científico no ambiente colonizado digital – Raquel Almeida (Unicamp)

 

 

 

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II Simpósio Saúde Mental do Estudante Universitário – Práticas e Desafios

Em comemoração aos 30 anos do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante, com o intuito de sempre repensar nossa prática e estabelecer parcerias que enriqueçam esse percurso, acontecerá, em 13 de novembro, das 8h30 às 17h30, o II Simpósio de atenção à saúde mental do estudante universitário: práticas e desafios. O evento visa proporcionar um espaço para compartilhar experiências e buscar perspectivas para o trabalho com as questões contemporâneas do aluno no contexto universitário.

INSCRIÇÃO
O evento é gratuito. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no link.

INFORMAÇÕES
Data: 13 de novembro de 2017.
Credenciamento e recepção: das 8h30 às 17h30.
Horário: das 9 às 17h30.
Local: Auditório I do Centro de Convenções da Unicamp.
Endereço: Rua Érico Veríssimo, número 800, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP.
Telefones: 19-3521-6658, 3521-6643, 3521-6644.
E-mail

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Fóruns Permanentes

O tema do próximo Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania será “Saúde aplicada à vida: cidadania como produção de saúde”. Organizado pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Fórum acontecerá no dia 10 de novembro, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

O objetivo do evento é proporcionar espaços que possam potencializar profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes, comunidade em geral e os movimentos sociais a ocupar a universidade enquanto protagonistas, mobilizando, ampliando a compreensão e refletindo suas realidades no campo de atuação da saúde coletiva, na defesa da vida e do Sistema Único de Saúde.

Outras informações sobre a inscrição e a programação completa podem ser encontradas na página do Fórum Permanente.

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IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO

A Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado), criada no final de 1999, promove encontros bienais nos países participantes voltados à divulgação e à consolidação de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Para além desse objetivo central propicia o intercâmbio entre pesquisadores dedicados às discussões acerca das transformações atuais concernentes ao trabalho docente em suas múltiplas dimensões e abordagens; visando fortalecer os espaços de integração e de debate coletivo entre universidades, sindicatos e associações profissionais e científicas. Os encontros têm resultado em importantes proposições para as políticas públicas destinadas ao trabalho e ao emprego de professores e professoras nos níveis locais, regionais e nacionais. A Rede, seguindo sua tradição de debate, realizará seu próximo encontro brasileiro na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Centro de Convenções, entre 08 e 10 de novembro de 2017 com o tema “Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências”.

O Brasil, assim como os demais países da América Latina, tem vivenciado profundas e contraditórias mudanças nas relações de trabalho, inclusive no campo da educação. Seus reflexos são visíveis na organização e nas condições de trabalho das professoras e professores que, cotidianamente, fazem a educação nacional.

Os acontecimentos políticos consolidados no golpe de maio de 2016, com o impeachment da Presidente da República impõem à população a aceleração de uma avalanche de políticas públicas restritivas que exigem permanente reflexão e resistências em direção à defesa da permanência e avanço dos direitos sociais.

Essa avalanche atinge o conjunto de docentes – da educação infantil ao ensino superior – em amplo espectro: dos direitos à sala de aula. O contexto atual marcado, entre outros aspectos, pela ampliação das formas de contratação precárias, pelas novas ondas do gerencialismo público, pelos avanços dos processos de privatização, pelas tentativas de esfacelamento dos coletivos e pelas políticas de cerceamento de liberdade na atuação das professoras e professores nas instituições educacionais, exigem de nós amplo debate e construção de resistências.

Público a quem se destina

Pesquisadoras e pesquisadores, docentes de todos os níveis, estudantes de graduação e pós-graduação, sindicalistas e trabalhadores/as comprometidos com a pesquisa e com os debates sobre o trabalho docente.

 

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GAPS – Acesso Global ao Ensino Superior

A Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a GAPS Initiative (em tradução livre, iniciativa para o Acesso Global ao Ensino Superior), promove o seminário “Pedagogias colaborativas e renovação de currículo como meio de diminuir GAPS do acesso à educação superior”, no dia 8 de novembro, a partir das 10 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

O objetivo deste seminário é apresentar a Iniciativa GAPS para o público e discutir questões relacionadas a acesso e inclusão no ensino superior. A apresentação da GAPS será feita na parte da manhã pela presidente do Conselho Executivo da iniciativa, Catherine Millett. Logo em seguida, o reitor Marcelo Knobel falará sobre as estratégias da Unicamp para ampliar a inclusão em seus cursos de graduação. O período da tarde está reservado para um painel de discussão sobre o papel dos professores universitários na ampliação do aprendizado global e inclusivo. O painel será moderado por Eva Egron-Polak, ex-secretária geral da Associação Internacional de Universidades (IAU, na sigla em inglês) e atual membro do Conselho Executivo da GAPS. Participarão como debatedores representantes de universidades da África do Sul, da Jamaica e da Holanda, além da pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral. O seminário será em inglês, com tradução simultânea para o português.

O evento é de interesse para professores, pesquisadores, alunos e demais interessados em questões relacionadas à ampliação do acesso e da inclusão no ensino superior, que devem preencher um formulário online para participar. Mais informações na página do seminário.

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