Categoria | Exposições

Exposição de Thomaz Perina visita AFPU

Obra de Thomaz Perina

A exposição do artista Thomaz Perina tem inicio no dia 01 de julho no Espaço de Arte da Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU).

Natural de Campinas, eclético por excelência, divagou pelo campo da pintura, da decoração, da publicidade, foi educador, cenógrafo e figurinista.

Após destacar-se como artista acadêmico e, posteriormente, contemporâneo, participar da criação do Grupo Vanguarda e ganhar os prêmios mais importantes de sua época, Thomaz Perina abdica da fama e assume a postura de um simples artista “interiorano”. Porém sua arte continua cada vez mais revolucionaria, norteando-se, ao que parece, na origem do primeiro gesto criado do “homo sapiens”.

A essência de um artista está, em grande parte, no olhar original que este desenvolve sabre o seu cotidiano. No caso de Thomaz Perina isso começou desde o primeiro ano de sua infância, quando desenhava nas ruas com carvão.

Em adulto, o artista premiado e consagrado, seguiu explorando novas linguagens e aproximou-se da vanguarda concretista, sempre com temos aparentemente simples. Simplicidade crítica, que se faz presente em todas suas obras, sem falar da valorização que manteve pelos materiais que, para a maioria, eram considerado “lixo”. Retalhos de madeira, papéis de embalagens, pedaço de escultura danificadas, tudo podia evocar uma sensação especial e contenha potencial de ser lido, interpretado e explorado como obra de arte.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposição ”Thomaz Perina”
Artista: Thomaz Perina
Local: Espaço de Arte da AFPU – Espaço Integração – Praça das Bandeiras, 45, DGA, Campus Unicamp – Campinas/SP
Data: 01 de julho a 23 de agosto de 2013
Contato: (19) 3521-1732