Categoria | Exposições

A simbologia do coringa em exposição na Extecamp

02

Obra da artista

No dia 06 de Novembro a artista plástica Maria Antonia inaugura sua exposição “A Simbologia do Curinga”, no Espaço de Arte da Escola de Extensão – Extecamp.

Maria Antonia é paulista, de sólida formação acadêmica. O sucesso em sua atividade profissional fez com que a responsabilidade de executiva lhe desse a consciência de que, para entender o presente, é essencial compreender o passado.

A simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações e idéias.

O coringa representa por tradição, o Símbolo do “tudo ou nada”, dos opostos complementares: senso e contra senso, alegria e tristeza, sabedoria e ignorância. Tratado como bobo da corte por exemplo, o coringa traz em si a personalidade do bufão, que tem por finalidade distrair o rei e sua corte, sem que isso significa que seja um tolo.

O grande segredo do coringa é justamente este o de ser dotado de inteligência e vivacidade mental por traz da aparência de tolo. É uma figura alegre e divertida, com sua própria razão de ser, mas que se torna de difícil interpretação quando compreendemos que sua mensagem vem disfarçada atrás de toda sua alegria.

Serviço: Exposição de Arte “a Simbologia do Curinga”

Artista: Maria Antonia

Local: Espaço de Arte da Extecamp – Av. Roxo Moreira, 1831, Prédio da Reitoria, Campus Unicamp/SP

Data: De 06 de Novembro a 18 de Dezembro de 2013

Horário de visitação: Segunda à Sexta-feira, das 9h00 às 17h00