Categoria | Exposições

AFPU recebe a exposição Arte Naif – Brasil em Cores

Obra da artista em exposição

Obra da artista em exposição

No dia 08 de Novembro a artista plástica Eliete Tordin inaugura sua exposição Arte Naif – Brasil em Cores, no Espaço de Arte da Agência de Formação Profissional da Unicamp – AFPU.

Eliete Tordin nasceu e viveu na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Com formação autodidata, Eliete possui uma técnica incrível para a elaboração de sua obra, definida como arte naif.

Arte Naif ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte acadêmica.

As principais características da arte naif são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da sutileza, etc. Eliete iniciou sua carreira em 1998, ao realizar sua primeira exposição no Salão de Arte Contemporânea de Campinas, e, a partir de então, vem desenvolvendo uma sólida carreira nacional e internacional.

Na exposição “Arte Naif – Brasil em Cores”, Eliete apresenta uma coletânea de obras que retratam um pouco da paisagem da região em que reside, um bairro de chácaras na cidade de Valinhos, mantendo sempre a forma simples e espontânea.

O Espaço de Arte é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp (CDC), que visa a divulgação da arte e da cultura em espaços diversos dentro dos campi da Universidade através de exposição itinerantes de artistas consagrados e iniciantes.

Serviço: Exposições de Arte Arte Naif – Brasil em Cores.

Artista: Eliete Tordin.

Local: Espaço de Arte da AFPU – Espaço Integração – Praça das Bandeiras, 45, DGA. Campus Unicamp – Campinas/SP.

Data: 08 de Novembro a 17 de Dezembro de 2013.