Ricardo Herz Trio ao vivo, violino popular na Praça do Básico

Foto de Caio Pollazo

Dia 13 de agosto, às 18h, o Projeto Conexão Cultural realiza mais uma apresentação no Campus da Unicamp, em Barão Geraldo. Desta vez, com um show do renomado Ricardo Herz Trio – violino popular brasileiro.

Desde que lançou seu mais recente trabalho solo, o “Aqui é o meu Lá – Ricardo Herz Trio” com composições próprias e direção musical de Benjamim Taubkin, o violinista Ricardo Herz , acompanhado de Pedro Ito (bateria e percussão) e Michi Ruzitschka(violão 7 cordas), tem se apresentado nos principais teatros e festivais do Brasil e exterior, marcando o público com sua contagiante presença de palco: são solos endiabrados e melodias marcantes que fazem do show uma experiência única na música instrumental brasileira.

Herz reinventou o violino. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz mostrando a influência dos nove anos em que viveu na França. Dali levou sua música para os quatro cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês Didier Lockwood, uma lenda do violino jazz. Com Lockwood, tocou nas principais capitais brasileiras durante as celebrações do Ano da França no Brasil.

O projeto Conexão Cultural foi criado para promover a vivência e integração da comunidade universitária nos diversos espaços do campus por meio de uma programação de atividades artísticas, esportivas e recreativas. A organização da Conexão Cultural é da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e faz parte do Programa Campus Tranquilo, que está sendo implantado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).