Categoria |   Eventos

Cultura e Extensão Universitária: um diálogo necessário

A Cultura é hoje conFORUMsiderada em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica, estando associada à ideia de desenvolvimento das nações e sendo, inclusive, preconizada como solução para problemas de desigualdade e de inclusão social. No Brasil, a amplitude do conceito de Cultura aplicado às políticas públicas em todas as esferas de governo reflete a complexidade que o tema adquiriu nos últimos anos.

Paralelamente, a universidade pública – por meio da articulação Ensino / Pesquisa / Extensão – possui os suportes necessários para subsidiar as ações e as reflexões voltadas a essa área. O documento Política Nacional de Extensão Universitária, produzido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), em maio de 2012, reafirma esses princípios:
A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. (p.15)
As áreas de atuação prioritárias, na articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas, são as seguintes: […]
– promoção do desenvolvimento cultural, em especial a produção e preservação de bens simbólicos e o ensino das artes” (p.26)
Na Unicamp, o Conselho de Desenvolvimento Cultural (Condec), presidido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tem o compromisso de construir uma Política Cultural para a Universidade e, consequentemente, um Programa de Desenvolvimento Cultural que permita sua implementação. A construção e a concretização de políticas passam pela promoção de debates para o aprofundamento da temática, por meio de diálogos que permitam ouvir a comunidade, tanto interna quanto externa – acadêmicos, gestores, produtores, consumidores –, seus conhecimentos e experiências.
Este fórum pretende ser o instrumento da discussão dessa temática e também uma ferramenta que permita somar elementos à articulação com a sociedade, por meio deste viés.

PROGRAMA

8h30 – Credenciamento

9h00 – Abertura: 
Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta – Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP
Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp

9h30 – 10h45 – Dimensões das políticas públicas de cultura
Convidado: José Roberto Zan – Sociólogo da Cultura e da Arte. Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes – Unicamp

10h45 – 11h00 – Coffee Break

11h – 12h15 – A construção de políticas culturais
Convidada: LIA CALABRE – Integra o setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. Professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UAM).

12h15 – 14h00 – Almoço

14h00 – 15h20 – Mesa Redonda “O diálogo entre saberes acadêmicos e saberes populares”
Convidados:
ALESSANDRA RIBEIRO MARTINS
 – coordenadora de projetos na Fazenda Roseira e no jongo Dito Ribeiro, em Campinas, SP
SILMAR DE OLIVEIRA – Maestro do Conservatório Municipal de Salto, SP e articulador do Espaço Cultural Barros Junior, no mesmo município
Debatedor: JULIO AMSTALDEN – Músico, doutorando da FE Unicamp

15h20 – 15h40 – Coffee Break

15h40 – 17h00 – Mesa Redonda “O diálogo entre a universidade e as instituições culturais”
Convidados:
EVANDRO CENEVIVA – Gerente do SESC Campinas
MÁRIO MAZZILLI – Gerente Geral CPFL Cultura
Debatedora: SYLVIA FUREGATTI – Professora do Departamento de Artes Visuais do IA Unicamp

17h00 – Encerramento

Para realizar sua inscrição escolha uma das opções:

Caso você seja novo no site Fóruns Permanentes acesse o link:
Cadastrar-se no site dos Fó
runs Permanentes

Caso já possua cadastro no site dos Fóruns Permanentes acesse o link:
Entrar no site dos Fóruns Permanentes

INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Data: 15 de Setembro de 2014
Horário: das 9h00 às 17h00

ORGANIZAÇÃO

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural
Cis-Guanabara
Coordenadoria de Assuntos Comunitários
Espaço Cultural Casa do Lago