Categoria |   Exposições

Exposição “Campo e Figura: experiências fotográficas”, de Bárbara Chambon

Guia CAMPO E FIGURA: EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS nasce de uma pesquisa teórica aliada à produção prática pessoal sobre os métodos de impressão fotográfica do século XIX, partindo da história dos processos até chegar à sua reprodução em ateliê.

A fotografia no âmbito experimental físico químico traz a interferência direta do fotógrafo na imagem revelada e impressa, abrindo espaço para uma remodelação, espontânea ou intencional, que questiona o que é próprio e o que é fotográfico.

Ao retornar a esses processos, a imagem fotográfica se despe do seu caráter simplista de registro e entra no campo de construção visual onde o não previsto instiga a produção de um conjunto de mesmas imagens, por diferentes processos, resultando em impressões únicas.

CAMPO E FIGURA: EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp, em parceria com o Espaço Cultural Casa do Lago e com o CIS-Guanabara. A mostra poderá ser vista na Casa do Lago de 11 a 21 de maio, com abertura no dia 11, às 12h30; e na Estação Guanabara de 02 a 30 de Junho, com abertura no dia 02, às 20h.face