Categoria |   Exposições

Exposição “Pinuras e Gravuras: momentos, amores, situações cotidianas”, de Matheus Youssef Chabchou.

Matheus_GuiaPontos de luz são responsáveis pelo contraste que fixa nossa atenção na rápida olhada. Da penumbra, surgem animais coloridos e enigmáticos; cores, sombras, figuras que se insinuam de um acaso pensado.

Os animais noturnos de Matheus Youssef Chabchou surpreendem por seu mistério, pelo enigma que nos provoca a busca insesante por uma resposta: a noite é mesmo tão bela?. Surpreendem também pela riqueza de detalhes e cores que se misturam em um caos gráfico.

Os animais noturnos e muitas outras obras do artista plástico e aluno do Instituto de Artes da Unicamp (IA) poderão ser visitadas na mostra “Pinturas e Gravuras: momentos, amores, situações cotidianas”, que passarão pelos Espaços de Arte do Cecom e do CPQBA.

O Projeto comlpeto é composto, principalmente, por duas séries de trabalhos experimentais. A primeira, composta por cinco pinturas, tem como inspiração as pequenas rodas de samba que se formam ao acaso nos “butecos” da vida, assim chamada a série de” O negro é a raiz da liberdade”, o nome foi tirado dum fragmento da canção “Sorriso Negro” gravado por Dona Ivone Lara em 1981.

A segunda série, chamada “Bixo solto”, composta por cinco xilogravuras, desenvolveu-se dos encontros inesperados com bixos, seres noturnos, que povoam e anunciam livremente a noite e o novo dia. Além da série entra no projeto outros seis trabalhos em xilogravura cahamados: “Os fora de série”.

Momentos, amores, situações cotidianas. Pequenos momentos da vida, em que podemos compartilhar e observar a alegria e a solidão de cada ser. Pequenos trabalhos de pequenos momentos que tentam demonstrar uma grande carga afetiva do artista com os amigos alí retratados, um agradecimento a vida por podermos compartilha-la.

EXPOSIÇÃO: PINTURAS E GRAVURAS: MOMENTOS, AMORES, SITUAÇÕES COTIDIANAS
Local: Centro de Saúde da Comunidade – CECOM – Unicamp.
Visitação: 07 a 28 de agosto de 2015
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 08h às 18h

Local: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA – Paulínia/ SP
Visitação: 09 a 30 de novembro de 2015