Fóruns Permanentes Ciência, Tecnologia e Inovação

folder-tecno470_0

Com o tema “Educação, Tecnologia, Arte e Comunicação: em busca de um novo olhar multidisciplinar de ensino e aprendizagem”, no dia 6 de agosto, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece a próxima edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será transmitido (ao vivo) pela TV Unicamp e está sob a responsabilidade do professor João Vilhete D’Abreu. Programação, inscrições e outras informações pelo link, telefone 19-3521-4759 ou e-mail.

RESUMO – A área de Educação pressupõe diálogos permanentes com diferentes saberes e, particularmente com as áreas de Comunicação, Educação, Tecnologias Educacionais e Arte. A complexidade do conhecimento e o amplo acesso a informações no mundo moderno exigem, cada vez mais, repensar a Educação numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar. Neste sentido, o Fórum pretende refletir sobre a integração desses saberes para a leitura critica do mundo e de novas formas de apropriação de conteúdos transversais nas escolas. Este Fórum pretende, portanto, a partir de práticas de ensino e experiências de pesquisas com saberes múltiplos, lançar novos desafios para repensar o processo educativo, de forma dialógica e autônoma. As práticas pedagógicas baseadas em Investigação, no uso de experiências criativas de Arte-Educação, das Tecnologias de Informação e Comunicação e na utilização da Mídia na Escola, tem se revelado como recursos fundamentais no processo de construção do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia. A proposta é debater a filosofia, as vertentes teóricas e praticas pedagógicas utilizadas por professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.  A ideia é ampliar a aproximação das áreas: Educação, Comunicação, Arte e a Informática Educacional, consideradas essenciais para repensar a Educação e promover a melhoria do ensino, numa perspectiva critica e cidadã.