Fórum Pensamento Estratégico – PENSES

FÓRUM DISCUTE IMPORTÂNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS –

logopenses

A Unicamp promove no dia 28 de setembro o Fórum Universidade Pública e o Ensino de Ciências: investigando a experiência dos mestrados profissionais para a qualificação dos professores, que discutirá a contribuição das instituições públicas de ensino superior para a melhoria da qualidade da educação no Brasil com foco na pós-graduação. O debate trará iniciativas de órgãos governamentais e sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Física (SBF), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e ouvirá depoimentos de professores formados por esses programas.

A universidade pública no Brasil é, reconhecidamente, um espaço privilegiado de produção de conhecimento científico e de formação de competências. Sua realidade dista muito daquela que pode ser observada nos outros níveis de ensino público do Brasil. Desde sempre, a universidade pública teve um compromisso e uma responsabilidade específica na formação de professores e na qualidade do ensino no Brasil.

Apesar desse compromisso, os desafios que se avolumam no caminho do ensino público de qualidade, acessível a toda a população, têm aumentado numa velocidade muito maior do que as respostas que a universidade pública consegue dar. Nos dias atuais, boa parte dos professores do ensino médio é formada pelo setor privado, muitas vezes em cursos de baixa qualidade e contando com parcos recursos de infraestrutura e laboratório. Nas áreas de ciências, é conhecida a carência de profissionais qualificados, com formação específica, capazes de dar ao estudante uma visão sólida das diferentes áreas de conhecimento e de despertar o fascínio pela ciência.

Apesar dessas dificuldades, respostas inovadoras começam a se articular, buscando ampliar o impacto da universidade pública no enfrentamento desses desafios. A criação de mestrados profissionais para a qualificação de professores é um dessas alternativas. Nos anos recentes, mestrados dessa natureza foram organizados em diferentes instituições públicas. Alguns estão voltados para a exploração de recursos didáticos específicos, outros estão centrados no desenvolvimento de abordagens inovadoras da ciência, e outros ainda oferecem uma formação disciplinar sistemática para cobrir lacunas de formação de docentes do ensino básico.

A partir do início desta década, esse esforço ganhou um novo contorno quando algumas sociedades científicas se envolveram com a proposta de organizar mestrados dessa natureza em rede nacional, ampliando significativamente o impacto desses esforços. Organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES) da Unicamp, o Fórum Universidade Pública e o Ensino de Ciências apresentará experiências de professores, mestres e mestrandos de diversos Estados, como Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.

SERVIÇO

Evento: Fórum Universidade Pública e o Ensino de Ciências: investigando a experiência dos mestrados profissionais para a qualificação dos professores
Dia: 28 de setembro de 2015
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas