Colóquios Unicamp Ano 50 – de professor para professor

coloquios-010915

Os cinquenta anos que completaremos em 05 de outubro de 2016 são significativos para a universidade e a sociedade brasileira. A Universidade Estadual de Campinas, dentre as comemorações, que se estenderão por um ano a partir de outubro de 2015, propõe como um de seus eventos estes COLÓQUIOS UNICAMP ANO 50.

Uma das principais características da UNICAMP tem sido buscar caminhos inovadores para o desenvolvimento de suas atividades-fim. A difusão dos conhecimentos nela gerados por seus docentes e pesquisadores contribui para o cumprimento de seu papel socioeducacional.
Acreditamos ser importante uma reflexão interdisciplinar junto com nossos colegas do Ensino Fundamental e Médio. Nas palestras proferidas por docentes da UNICAMP nestes COLÓQUIOS UNICAMP ANO 50, consideramos fundamental compartilhar a discussão de temas e assuntos contemporâneos relevantes para a educação, as artes, a ciência e a cultura, trocando ideias de forma coloquial.

Universidade e Ensino – Prof. José Tadeu Jorge

É consensual que a educação brasileira deixa a desejar e requer ajustes imediatos, pertinentes e objetivos visando sua qualificação. Para definir as necessidades, é indispensável compreender o funcionamento e as características do nosso sistema educacional, identificando as debilidades e buscando encontrar os aspectos que podem ancorar possíveis soluções. Dada a natureza sistêmica da educação, torna-se necessária a análise de cada etapa e das relações entre elas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e ensino superior, inclusive a pós-graduação. Discutiremos os principais indicadores de cada etapa, suas implicações na qualidade da educação e possíveis ajustes de melhoria qualitativa. A universidade é parte do sistema educacional e pode, pela natureza das suas atividades (produção do conhecimento e contribuição à formulação de políticas públicas), impactar positivamente todas as etapas. Cumprimos esse papel?

Quando: 24 de outubro de 2015
Horário: Sábado – 8h30 às 13h