Categoria |   Eventos

Fórum Pensamento Estratégico – PENSES

logopenses

FÓRUM PROPÕE REFLEXÃO SOBRE O
RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

 

Durante os dias 29 e 30 de outubro, representantes de movimentos de combate ao racismo, grupos de valorização da cultura afro-brasileira, pesquisadores e políticos estarão reunidos na Unicamp para o Fórum Quando o Preconceito tem Cor – Reflexões sobre o racismo. O evento, que será realizado no Centro de Convenções, vai aprofundar as discussões sobre o preconceito racial no Brasil em áreas como a saúde, a academia, a justiça e o trabalho.

O Fórum será transmitido pela TV Unicamp e é organizado pelo [re]pense (Grupo de Estudos sobre Patologização, Intolerância e Discriminação), do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES) da Unicamp, e pelo Despatologiza – Movimento pela Despatologização da Vida. O PENSES é um espaço acadêmico vinculado ao Gabinete do Reitor responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos.

Em oito conferências e rodas de conversa, especialistas apresentarão panoramas sobre a exclusão dos cidadãos negros na sociedade brasileira, de que maneira o preconceito é reafirmado historicamente no país, como a cultura de resistência trabalha para superar o racismo e quais ações podem ser estimuladas pelas várias esferas de governo e pela sociedade civil organizada para combater todas as formas de intolerância racial.

Entre os conferencistas estão a deputada estadual, cantora e compositora Leci Brandão; o médico e professor Emerson Elias Merhy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a professora e mestra de capoeira Rosangela “Janja” Araujo, da Universidade Federal da Bahia; o antropólogo e professor José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília; a socióloga Roseli de Oliveira; consultora do Instituto Brasileiro da Diversidade; e a dirigente espiritual Cristiane Gargantini, do Núcleo Caminhos da Vida.

O Fórum Quando o Preconceito tem Cor – Reflexões sobre o racismo também contará com apresentações do cantor, violonista e percussionista Renato Braz; do Cortejo dos Orixás com o coletivo Ilú Obá De Min; e com uma roda de capoeira com o mestre Tarzan, de Campinas.

SERVIÇO 
Evento: Fórum Quando o Preconceito tem Cor – Reflexões sobre o racismo
Dias: 29 e 30 de outubro de 2015
Horário: 9h às 17h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)
Mais informações:www.gr.unicamp.br/penses/forum_preconceito_racismo