Categoria | Eventos

Conferência em Tecnologia de Fundações – CTF 2016

Conferência em Tecnologia de Fundações – CTF 2016

TEMA: Estacas Cravadas por Impacto ou Vibração: Perspectivas Atuais e Futuras

DATA: dia 01 de abril de 2016 – Centro de Convenções da UNICAMP

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A Engenharia de Fundações e a Geotecnia têm se expandido consideravelmente no panorama mundial e no Brasil, apesar de todos os percalços que o país passa atualmente. Apesar da desaceleração, o desafio continua e a necessidade de se executar obras cada vez mais arrojadas, econômicas e rápidas não desapareceu. De fato, a retomada das obras apenas espera condições mais propícias (em breve) para se iniciar, quando voltarem os imprescindíveis investimentos em infraestrutura e moradia que o país tanto requer para crescer. É fato conhecido que muitas destas obras serão executadas em áreas com condições difíceis sob o ponto de vista geotécnico, sejam em regiões de solos moles ou em depósitos de areia fofa com baixa capacidade de suporte em planícies de deposição, já que a logística da infraestrutura necessária ao Brasil, em termos de novas ferrovias, pontes, ligações norte-sul/leste-oeste e portos de exportação, requer o estabelecimento de obras justamente em áreas de geotecnia complexa ou menos nobre.

Levando em conta que em tais casos já se utilizam com sucesso, e de forma cada vez mais crescente, estacas de deslocamento do tipo cravadas de concreto ou metálicas, se idealizou no seio da Comissão Técnica de Fundações da ABMS (CTF), em conjunto com o Núcleo Regional de São Paulo (NRSP) desta mesma Associação, uma 2ª. Conferência em Tecnologia de Fundações (CTF2016) para este tipo de fundação. A 1ª. Conferência realizada em 2013, voltada para estacas hélice contínua, teve um grande sucesso, que encorajou os Organizadores a continuar no planejamento de eventos neste formato.

Portanto, é imbuído deste espírito de crescimento, discussão e divulgação de ideias nesta temática específica da Engenharia de Fundações que a Comissão Técnica de Fundações da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, em parceria com o Núcleo Regional de São Paulo da ABMS, convida os interessados a participar da 2ª. Conferência em Tecnologia de Fundações (CTF2016) a se realizar de 31 de março à 02 de abril de 2016 na Unicamp, na cidade de Campinas – SP. Nesta ocasião os participantes terão a oportunidade de interagir com os mais renomados profissionais da área de fundações, seja através de apresentações de cunho teórico ou prático, ou seja através dos dois cursos especialmente programados para o evento, cursos estes que trazem a experiência de colegas brasileiros em assuntos relativos à temática da conferência e voltados à prática nacional. Adicionalmente programam‑se duas mesas redonda com a direta integração dos apresentadores e dos delegados presentes, para discussão das questões mais prementes da atualidade nesta área do conhecimento, no âmbito do desenvolvimento, do uso produtivo e otimizado, dos custos e dificuldades operacionais, do ensino e pesquisa, e da contínua melhoria das técnicas executivas e de projeto com estacas de deslocamento, especificamente as estacas cravadas de concreto ou metálicas.

Convidamos assim todos os interessados a se inscreverem, a participarem e a divulgarem este evento, que se constituirá na continuação de eventos de curta duração constituídos sob a égide de Comissões Técnicas da ABMS.

Renato P. Cunha
Presidente da Comissão organizadora 

PROGRAMAÇÃO – SOMENTE NO DIA 01/04/2016 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO TEMA PALESTRANTES
8:30 – 9:00 Abertura Renato Cunha – CTF
André Assis – Presidente ABMS
Celso Nogueira – Presidente NRSP/ABMS
Ilan Gotlieb – ABEG
Representante da ABEF – ABEF
Represenrtante da reitoria da Unicamp – Unicamp
Representante da Fac. Eng. Civil – Unicamp
9:00 – 9:50 Tendências das estacas cravadas e vibradas para fundação Fred Falconi – ZF Eng. Assoc.
9:50 – 10:10 Aplicação pioneira de colunas Ringtrac em encontro de ponte: concepção, execução e desempenho André Estevão Silva – Huesker
10:10 – 10:50 Estacas pré-moldadas – fabricação, norma e desafios Roberto Foá – Foá Engenharia.
10:50 – 11:20 CAFÉ
11:20 – 11:50 Estaca pré-moldada – aspectos executivos e desafios Cláudio Gonçalves – Sotef
11:50 – 12:20 Estacas metálicas – produção, normas e desafios Luciano Oliveira – Gerdau
12:20 – 13:10 Mesa Redonda Gerson Miranda – UFPa
Fred Falconi – ZF Eng. Assoc.
Luis Fernando de Seixas Neves – Cepollina Eng. Cons.
Roberto Foá – Foá Engenharia
Cláudio Gonçalves – Sotef
Luciano Oliveira – Gerdau
13:10 – 14:10 BRUNCH
14:10 – 15:00 Estaca metálica – aspectos executivos e desafios Ivan Vianna – Novasolo
Marcelo Bois – Biosonda
15:00 – 15:45 Controle de cravação de estacas (PDA), nega, repique e instrumentação Paulo Albuquerque – Unicamp/Luis Fernando de Seixas Neves – Cepollina Eng. Cons
George de Paula Bernardes – UNESP
15:45 – 16:15 CAFÉ
16:15 – 16:45 Cravação de estacas em solo mole – set up, relaxação Bernadete Danzinger – UERJ
16:45 – 17:30 Mesa Redonda Osvaldo Freitas Neto – UFRN
Ivan Vianna – Novasolo
Marcelo Bois – Biosonda
Paulo Albuquerque – Unicamp
George de Paula Bernardes – UNESP
Bernadete Danzinger – UERJ
17:30 Encerramento CTF/NRSP