Categoria |   Exposições

Exposição “Desconstruindo Mestres”, de Genivaldo Amorim

Genivaldo_Guia
A Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp e a Casa do Professor Visitante (CPV) apresentam a exposição “Desconstruindo Mestres”, com mosaicos do artista Genivaldo Amorim, no Café da Casa.

“Desconstruindo Mestres” é uma série mosaicos de papel sobre madeira, que vem sendo desenvolvido por Genivaldo há mais de 15 anos, paralelamente à sua produção de arte contemporânea. Suas buscas conceituais começaram pela busca de materiais que possibilitassem a produção de quadros de mosaico que tivessem a aparência de azulejos, mas que fossem mais leves. A solução encontrada foi trabalhar com papel, a princípio pintado pelo próprio artista, com tinta acrílica e verniz. Há alguns anos, porém, avançou na proposta conceitual e começou a trabalhar com reproduções impressas de obras de arte de artistas históricos, os chamados Gênios da Pintura, desconstruindo, de certa forma, a história da arte para construir uma obra atual, autoral.

As obras são feitas usando o trabalho de outros artistas como matéria prima, mas não como fonte para cópias, ou releituras, mas para criar algo novo. Ao olharmos para os trabalhos vemos que é quase impossível descobrir quais obras foram usadas. Tudo está ali, em cada fragmento, em cada forma. Rico, genial, acumulado; todo o passado e toda a tradição de séculos e séculos de história, materializados em uma obra que acaba de nascer, com novas formas, novas cores, que ao desgarrarem do passado, renascem vibrantes.

Genivaldo Amorim nasceu em Umuarama/PR em 1973, mas atualmente vive e trabalha em Valinhos/SP. Trabalha com pintura, desenho, instalações, fotografia, projetos não convencionais, etc. Além do Brasil já fez exposições em países como Alemanha, Moçambique, Camboja e Namíbia. É o criador do World Body Project, projeto de arte contemporânea que já chegou em mais de 70 países até o momento. Atua também como produtor cultural.

Exposição: “Desconstruindo Mestres”
Artista: Genivaldo Amorim
Local: Café da Casa – Casa do Professor Visitante – CPV (Av. Érico Veríssimo, 1251, Campinas/SP)
Visitação: 04 a 29 de abril