Categoria | Exposições

Exposição “Luz na Usina de Ideias”

O protagonismo da luz no universo fotográfico é o tema da exposição Luz na usina de ideias, de Antônio Scarpinetti e Antoninho Perri, que circula pela Unicamp até abril. Os fotógrafos que há quase duas décadas extraem poesia de áridos tubos de ensaio e intrincadas equações da pesquisa de ponta, dedicam nesta mostra seu olhar a cenas da fauna, da flora e das pessoas que fazem transbordar de vida os campi da Unicamp.

A exposição fica até 24 de fevereiro no Café da Casa, Casa do professor Visitante. Depois vai para a Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), onde fica de 1º a 22 março. O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) é o último lugar a receber a exposição, entre 29 de março a 20 de abril.

Esta exposição é demonstração cristalina do domínio pleno que Antoninho Perri e Antonio Scarpinetti têm dos segredos da arte fotográfica, em busca das melhores imagens, muitas das quais estampadas nas páginas do Jornal da Unicamp. O exposto amostra ínfima de milhares e milhares de trabalhos, atesta o talento e profissionalismo de ambos, além de fornecer todas as pistas de como eles passam, incólumes, ao largo das armadilhas da “luz fria”.

Seja em nesgas de luz ou por meio de nuances em frascos de experimentos, Perri e Scarpinetti conseguem o inimaginável: extrair poesia de locais dedicados a intrincadas equações da pesquisa de ponta. Esse apanhado poético migra – pleno, potente e luminoso – quando seu locus passa a ser as cenas da fauna, da flora e das pessoas que fazem transbordar de vida os campi da Unicamp. Trata-se de um conjunto lírico repleto de beleza e emoção. Assim – revelam as obras aqui reunidas –, a tríade luz, vida e poesia, combinação rara e preciosa em tempos de invisibilidade, é conduzida com maestria pela dupla de fotógrafos.

Serviço:

Exposição “Luz na Usina de Ideias”
Artistas: Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri
Local: Café da Casa – Casa do Professor Visitante – Av. Érico Veríssimo, 1251, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 07 a 24 de fevereiro, de segunda a sexta, das 08h às 20h
Local: Biblioteca Central “Cesar Lattes” – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 01 a 22 de março, de segunda a sexta, das 07h às 22h
Local: Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) – Rua Vital Brasil, 150, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas/SP
Visitação: 29 de março a 20 de abril, de segunda a sexta, das 08h às 18h