Categoria | Eventos

Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania

A próxima edição do Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania terá como tema Das ruas às urnas? Percepções dos cidadãos sobre os rumos da democracia brasileira: de junho de 2013 aos dias atuas. Organizado pela pesquisadora Fabiola Brigante Del Porto, do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o fórum será realizado no dia 23 de maio, à partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

Desde as manifestações de junho de 2013, uma série de instabilidades, conflitos e incertezas políticas, institucionais, econômicas e sociais tem marcado a experiência democrática brasileira. Este fórum se volta a discutir como os cidadãos brasileiros veem e participam desse processo. Polarizações políticas e contradições têm sido observadas em pesquisas de opinião, nas redes sociais, na mídia, nas ruas e também nas eleições, em discussões sobre a crise e sua gestão, a expansão ou redução de direitos, sobre a condução de políticas públicas, sobre os impostos que as financiam, sobre como reduzir as desigualdades sociais e sobre quem deve ser o principal responsável por garantir o bem estar individual e coletivo – se os próprios indivíduos ou o Estado.

Tais manifestações políticas significam que os cidadãos estão atentos às questões socialmente prioritárias para o país? Apesar dessa efervescência, observamos elevados índices de abstenção e de votos inválidos nas últimas eleições municipais, que são um recado da opinião pública para os políticos e governantes. O que revelam: descrença? Protesto? De todo modo, têm repercussões importantes sobre a construção institucional e societal da democracia brasileira. É sobre as percepções dos brasileiros sobre a política, os governos, suas ações e políticas, e sobre as atitudes decorrentes que este fórum propõe debater.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.