Categoria | Eventos

Fóruns Permanentes

A próxima edição do Fórum Permanente de Educação e Desafios do Magistério irá debater “Gênero, Cultura e Educação”. Organizado pelas pesquisadoras Karla Bessa e Regina Faccini do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu), o Fórum acontecerá em 29 de junho, a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp.

Este fórum tem como objetivo aprofundar o diálogo entre especialistas, profissionais da educação, gestores, ativistas e outros atores sociais engajados em pensar o lugar da educação e de educadores no contexto de acirramento de expressões públicas de violência e de ódio contra mulheres e contra a população LGBT e de práticas discriminatórias e/ou violentas que perpassam o ambiente escolar, como é o caso do bullying, ou que interferem na garantia de direitos fundamentais de estudantes – como o direito à vida, à igualdade, à dignidade e à segurança – ou no cumprimento das obrigações mútuas entre Estado e famílias na garantia do direito à educação. Busca-se propiciar reflexão coletiva e o aprofundamento e a ampliação do debate acerca do que tem sido identificado como um crescente conservadorismo nas instâncias políticas e educacionais.

As 9h15 será realizada a mesa “Educação, combate à violência e a consolidação de direitos à diversidade sexual e de gênero”, com a presença de Richard Miskolci (UFSCar-São Carlos), Tiago Duque (UFMS) e Alex Barreiro (Professor Rede Municipal de Mogi Guaçu), com a debatedora Viviane Mendonça (UFSCar – Sorocaba). Já as 14 horas será realizado o painel “Conservadorismo, gênero e sexualidade: desafios e perspectivas para a Educação”, com a participação de Ronaldo de Almeida (IFCH), Vanessa Jorge Leite (IMS/UERJ), Anna Luiza Martins de Oliveira (PPGE/UFPE) e Amelinha Teles (União de Mulheres de SP e professora visitante FE/Unicamp), com mediação de Regina Facchini.

Outras informações podem ser obtidas na página do Fórum.