9ª Olimpíada Nacional de História

A final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto, das 8h30 às 12 horas, no Prédio Básico II, na rua Sérgio Buarque de Holanda, 290 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’. No dia 19 haverá palestra para professores no Centro de Convenções da UNICAMP.

Dos 42 mil participantes da edição deste ano, divididos em 12 mil equipes compostas por um professor de História e três alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, foram convocados 1,2 mil para final da ONHB. O Ceará é o estado com maior número de finalistas (119 equipes), seguido do Rio Grande do Norte (60 equipes), São Paulo (37 equipes) e Bahia (24 equipes).

Os concorrentes tiveram que passar por cinco fases de provas realizadas de forma online, sendo respondidas por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da análise crítica sobre os mais variados assuntos.

A final é a única fase presencial da Olimpíada e uma cerimônia vai distribuir 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes.

Mais informações podem ser encontradas no site da ONHB ou na página do Facebook. Confira também como foi a edição passada no vídeo do YouTube.