Categoria | Eventos

Curso Básico – “A Arte da Redação Científica”

A Pró-Reitoria de Pesquisa – Espaço da Escrita promove o curso

“A Arte da Redação Científica”

NÍVEL BÁSICO

(Edição Campinas)

Data: 05 de abril de 2018

Horários:

8h30-9h00 – Credenciamento

9h00 – Abertura

10h00-10h20 – Coffee break

12h00-13h10 – Almoço

15h-15h20: Coffee Break

17h20 – Encerramento

Local: Auditório III, Centro de Convenções da Unicamp

Público-alvo: docentes, pesquisadores de carreira, alunos de pós-graduação e alunos de graduação dos campi da Unicamp

Palestrante: Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato – Fundou, em 2017, o Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (IGVEC – igvec.com), dedicado à formação da mentalidade científica da pré-escola à universidade. Professor aposentado, Livre-Docente, Adjunto III, junto ao Depto. Fisiologia, IBB, Unesp, Botucatu. Tem ampla experiência na ciência em nível internacional, foco para o qual dirige seus cursos de Formação de Cientistas e Redação Científica. Foi bolsista de Produtividade Científica durante 31 anos. Ministra cursos de Redação Científica desde 1986 em todo o território nacional, incluindo alguns países da América Latina. Sua abordagem destaca-se pela concatenação filosófica, metodológica, sociopolítica, ética e comunicacional que imprime no tema da redação científica. Essa é a base conceitual de seu “Método Lógico para Redação Científica”. Nesta área, publicou artigos, editoriais e 12 livros. Seu canal no YouTube, fundado em 2011, possui, no momento, cerca de 8 mil seguidores e quase 800 mil visualizações.

Ementa: Estruturação de texto científico a partir do Método Lógico. Esse Método rejeita regrinhas “cabalísticas” e concebe a redação científica como um ato lógico e criativo. A estrutura e o estilo do texto nascem das bases da Filosofia (Filosofia da Ciência, Lógica, Epistemologia e Ética), da Metodologia e da Comunicação. Enquanto as etapas do artigo são mostradas, o ministrante faz visitas a essas bases teóricas necessárias. Com isso, defende uma base que transcende especificidades de área e de abordagens. Baseia-se nas três lógicas das pesquisas científicas (Caracterização e Hipóteses de associação com ou sem relações de interferência) e nas estratégias de estruturação de textos (outline, construção de frases e parágrafos).

Conteúdo Básico (manhã e tarde)

1. Por que publicar?
  2. Nível das revistas – leitura a partir do grau de novidade
    3. Construindo a história a ser contada
    4. Das evidências às conclusões – pesquisadores vs. cientistas
    5. A lógica molecular do texto
    6. A sequência invertida da redação
  3. Conclusões
  4. Evidências (são deterministas? o que isso implica?)
  5. Torne a descrição dos Procedimentos lógica e agradável
  6. Apresente a argumentação que o levou às conclusões
  7. Apresente seu trabalho aos leitores
  8. Cheque Citações e Estilo
  9. Do Abstract ao Título
  10. Encaminhamento e debate
  11. Como avaliar desempenho científico?

*Curso limitado a 330 participantes*