A CDC


A CDC

Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural – CDC

 

Missão: “Articular, desenvolver e coordenar ações e eventos culturais e esportivos, e apoiar e assessorar a organização de eventos para a disseminação do conhecimento acadêmico”.

Por um lado, a implantação de mecanismos efetivos para o desenvolvimento cultural e a proposição de uma política cultural para a Universidade, executando também ações definidas pelo Conselho de Desenvolvimento Cultural da Unicamp – CONDEC. Nesse viés, também fomenta, incentiva e difunde projetos artístico-culturais e esportivos, prestando apoio técnico e administrativo para os eventos produzidos pela comunidade. Além disso, é moderadora da divulgação dos eventos pelo site do Guia Cultural Unicamp (www.guiacultural.unicamp.br) e pela fanpage.

Atualmente os projetos em destaque são:

1. Conexão Cultural, vinculado ao Programa Campus Tranquilo Universidade Viva, que tem por objetivo a vitalização dos espaços externos dos câmpus da Universidade, promovendo a circulação e a permanência das pessoas e, consequentemente, o convívio.

2. Espaço de Arte e Moldura Musical que promovem exposições de artistas plásticos consagrados e novos talentos de Campinas e região em diversos locais dos câmpus da UNICAMP.

3. Corredor Cultural, capitaneado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão – Regional Sudeste, engloba uma série de eventos para circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos nas 35 Universidades Públicas, tendo como objetivo principal a ampliação da oferta de programação cultural das universidades, o fomento e intercâmbio artístico de produtos culturais de estudantes e grupos universitários, a promoção de ações de mediação cultural entre universidade e sociedade, o acesso à arte e à cultura a todos por meio da diversificação e difusão de atividades nas instituições públicas de ensino superior na região sudeste.

Por outro lado, a CDC caracteriza-se também por oferecer um permanente espaço aberto à sociedade para atividades promotoras de discussão e disseminação de ideias, manifestações artísticas e culturais e ainda para atividades esportivas. Sua equipe qualificada dá o suporte necessário aos diversos eventos relevantes para a universidade e para a sociedade, em suas variadas manifestações.